“Eu sou mãe, eu tenho medo”: Manifestantes protestam contra atendimento do Hospital Dom Malan a gestantes em Petrolina

0

(foto: Preto no Branco)

Com cartazes em mãos, apitos, camisas e gritos de ‘justiça’, um grupo de mães e movimentos comunitários estão realizando na manhã dessa quinta-feira (10) uma passeata em protesto aos casos de mortes que vêm ocorrendo no Hospital Dom Malan (HDM) do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Petrolina. A manifestação teve concentração na praça 21 de Setembro e foi finalizada na Câmara Municipal de Vereadores.

A mobilização que foi denominada “Eu sou mãe! Eu tenho medo!” tem o objetivo de chamar atenção das autoridades e do Governo do Estado de Pernambuco para a quantidade de óbitos que têm ocorrido na unidade hospital.

O último caso registrado aconteceu no dia 2 de maio, quando a adolescente Miliam Carvalho da Silva, de 15 anos, que estava grávida de 5 meses, morreu no HDM. A família acusou o hospital de negligenciar o atendimento à Miliam, que havia dado entrada na unidade de saúde no dia 29 de abril, mas a diretoria do hospital informou que uma série de fatores provocados por uma infecção culminou no óbito da jovem.

O grupo organizador acusa a Rede Interestadual de Saúde do Vale do São Francisco (Rede PEBA), de superlotar o hospital, e cobram do governador do Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do secretário de Saúde do estado, José Iran, medidas para resolver a situação do HDM.

“A gente sabe a dificuldade que o hospital está passando pela questão de atender 53 municípios. O hospital hoje não tem condição nenhuma de suportar tanta demanda. O governador precisa fazer alguma coisa pelo hospital”, disse um manifestante em um carro de som usado no ato.

Entre as reivindicações dos manifestantes está ainda a construção do Hospital Maternidade no município.

A caminhada seguiu em direção ao Hospital e se encerrou na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Da Redação por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome