(foto: reprodução/internet)
O prefeito afastado de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta quinta-feira (10). Outras seis pessoas também foram denunciadas na Operação Fallitur Visio, acusadas de obter vantagens para a empresa de consultoria tributárias.
Foram indiciados por fraudes em processos licitatórios, além de Everton Carvalho, os ex-secretários de Administração e de Finanças, Darlene Pinto Macedo e Wadton Macilack de Souza, Heliodoro Lucas Dourado, Edcarla Cardoso, Marcus Vinicius Lopes e Alexei Mariano, que era sócio e preposto da empresa beneficiada.
Segundo o promotor de Justiça Igor Clóvis Miranda, eles fraudaram, mediante ajuste, o caráter competitivo de procedimento licitatório com o intuito específico de obter vantagens para a Valutare Consultoria Tributária Ltda.
As investigações, de acordo com o promotor, apontam que em agosto de 2017 o Município abriu processo licitatório para contratação de empresa prestadora de serviços de software. A sessão de recebimento das propostas ocorreu em setembro, mas, desde o mês de agosto, a Valutare já prestava efetivamente o serviço ao Município.
Ainda conforme Igor Miranda, Consta nos autos um contrato assinado pela Valutare logo após a retirada dos editais e o credenciamento para o certame, explica o promotor, registrando que a empresa acabou vencendo a licitação mesmo com todas as irregularidades e não preenchendo os requisitos formais. Além disso, no início deste ano de 2018, novo certame foi direcionado em favor da Valutare.
Sete pessoas envolvidas em um esquema de fraudes em processos licitatórios no Município de Jaguarari foram denunciadas pelo Ministério Público estadual à Justiça
As investigações fazem parte da operação Fallitur Visio , deflagrada no mês de março pela Promotoria de Justiça de Jaguarari com apoio da Promotoria de Justiça Regional de Senhor do Bonfim e da Promotoria de Justiça de Central. As informações são do MP.
Da Redação