Na tarde de ontem (21) o PNB publicou matéria sobre a precariedade do atendimento no Hospital da Criança, em Juazeiro.
De acordo com um leitor que preferiu não ser identificado, principalmente nas segundas e sextas-feiras o hospital fica superlotado, comprometendo o atendimento e gerando revolta entre os pais ou responsáveis pela crianças.
“Todo dia é tumultuado. Mas nas segundas e sextas-feiras piora muito. A quantidade de crianças precisando de atendimento aumenta muito nestes dias e os médicos de plantão não dão conta”, revelou.
Segundo apuramos, apenas dois médicos trabalham no plantão e nas segundas e sextas, eles chegam a atender a cerca de 100 crianças, cada profissional.
O Hospital da Criança atende a pacientes de Juazeiro, Petrolina e cidades circunvizinhas, que fazem parte da rede PEBA.
Nossa fonte também informou que na tarde de ontem, testemunhou a revolta de um pai que chegou a agredir a médica plantonista. A polícia foi chamada para controlar a situação.
” O pai bastante nervoso ameaçou e agrediu verbalmente a médica. Ele partiu pra cima dela e se o enfermeiro não segurasse a porta, ele teria batido na médica. A profissional não tem culpa da superlotação e o pai tem o direito de ser bem atendido. Será que a prefeitura não poderia aumentar o número de médicos, pelos menos nos dias de maior pico?”, questionou.
Em resposta a denúncia, a Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que ” já autorizou a contratação de mais um médico triagista que auxiliará nos atendimentos diurnos e está contratando mais dois pediatras, além de ampliar a rede de atenção básica com mais nove profissionais que darão mais resolutividade às equipes de saúde da família”.
Veja nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde informa que já autorizou a contratação de mais um médico triagista que auxiliará nos atendimentos diurnos, está contratando mais dois pediatras, além de ampliar a rede de atenção básica com mais nove profissionais que darão mais resolutividade às equipes de saúde da família. Informa ainda que está equipando o Hospital Materno Infantil, bem como viabilizando a ampliação da estrutura física. Os profissionais da rede passaram recentemente por uma capacitação sobre puericultura e urgências mais comuns na infância e está em andamento a organização do sistema de referência e contra referência entre a atenção básica e a atenção especializada.
Assim como nas demais unidades de saúde, no Hospital Materno Infantil existe a avaliação clínica e classificação de risco do paciente e casos de urgência são priorizados, sendo seguidos das demais classificações. Infelizmente o número de crianças necessitando de atendimento está crescendo diariamente na unidade. Mais de 150 crianças são atendidas por dia sendo não só de Juazeiro, como também municípios circunvizinhos pertencentes à rede PEBA.
Com relação à segurança, a unidade conta com dois agentes de portaria e dois guardas municipais. Todas as crianças que chegam à unidade são atendidas e a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para melhorar a cada dia a qualidade de atendimento à população com boa resolutividade.
Ascom/Sesau
Da Redação