(foto: Jonas Santos/divulgação)
Faltando apenas 8 dias para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, pouco mais de 50% do público alvo foi vacinado em Petrolina. Com a baixa procura pelo medicamento, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta onde convoca a população para realizar o procedimento, que é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde de Petrolina.
A meta preconizada pelo Governo de Pernambuco para o município é de 70.003 pessoas, mas cerca de 51,5% fizeram uso da vacina, que assegura proteção contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com a Secretaria, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) registram a menor procura pela vacina.
Além desses, fazem parte do grupo prioritário idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, professores da rede pública e privada e pessoas privadas de liberdade.
De acordo com o Ministério da Saúde a vacina é importante aliada contra a gripe, sobretudo no período que antecede o inverno, quando há uma maior transmissão do agravo. Isso porque, durante essa estação, as pessoas procuram se resguardar em locais fechados com mais frequência. Como o vírus se propaga pelo ar, as pessoas, principalmente, as dos grupos prioritários para vacinação, ficam mais suscetíveis.
Além da vacinação, é recomendado lavar as mãos com frequência, usar lenços para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus da gripe.
Em virtude da baixa procura, a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização, solicita a estas pessoas que procurem a unidade de saúde mais próxima.
Da Redação