Juazeirenses reclamam da situação de abandono das praças e prefeitura promete revitalização

1

 

De acordo com a definição, a palavra “praça” deveria ser um “espaço público urbano livre de edificações que propiciem convivência e/ou recreação para seus usuários”, mas, segundo diversas reclamações de moradores ao PNB, o cenário que se vê em Juazeiro é completamente diferente.

A falta de manutenção nos espaços é uma das principais insatisfações da população. Em contato com a nossa redação, uma moradora lamentou o estado da Praça Imaculada Conceição, mais conhecida como “Praça da Igreja”.

“A situação em que a praça se encontra é de penúria. Até moradores de rua estão fazendo acampamento no local. Quem frequenta às missas à noite fica até com medo de transitar naquele logradouro pelo estado de abandono. Dá uma pena”, afirmou a moradora.

Hoje (27), a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro informou que está realizando uma manutenção no espaço. De acordo com a SESP, a praça já recebeu os serviços de pintura dos bancos, reparos da pista de skate e poda de árvores.

“Hoje está em andamento pintura da pista de skate e do parque infantil, além de substituição do piso e conclusão da instalação das lâmpadas de LED”, declarou a secretaria.

A Praça Ivo Braga, conhecida como “Praça do Boi”, também é alvo de reclamações. Inaugurada em 1967, atualmente a praça apresenta sinais de abandono.

De acordo com a SESP, equipes estão no local, realizando a construção de calçadas, substituição de lajotas, reparos nos bancos, poda de árvores, pintura e melhorias na iluminação.

“O foco da gestão é manter de forma permanente, os serviços de manutenção e conservação das praças de Juazeiro, que são locais de interação e lazer para a comunidade”, declarou  o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.

Outras Praças:

Em janeiro deste ano, o PNB publicou a reclamação do morador juazeirense Tierre Uesdle, que cobra a revitalização da Praça do Índio, no Centro de Juazeiro. Desde o ano passado, durante as transmissões do programa Palavra de Mulher, do Preto no Branco, o leitor vem chamando atenção da gestão municipal sobre as más condições do local.

“Essa revitalização é importante por vários motivos. Primeiro, porque a praça nunca passou por uma reforma. Antes a prefeitura realizava a poda das árvores, e chegou a fazer alguns serviços de reparos. Mas reforma, nunca. E também pela sua importância histórica. Essa estátua, em homenagem aos índios Tamoquins, é um marco. A praça precisa dessa revitalização urgente. Há anos está abandonada”, disse Tierre que reside na localidade há vários anos.

No mesmo mês, a equipe do PNB flagrou problemas na Praça Cel. Aprígio Duarte filho, conhecida popularmente como Praça do Jacaré). Na época, a  fonte luminosa da praça estava  com acúmulo de água parada e suja, potencializando a multiplicação dos ovos do mosquito da dengue, aumentando assim as chances de contágio por enfermidades.

O PNB questionou se a SESP também planeja realizar manutenção nas duas praças. Em resposta, o órgão informou que a Praça do Índio será a próxima atendida pelo serviço. Já sobre a Coronel Aprígio Duarte Filho, a SESP afirmou que a manutenção do espaço também já está na programação.

 

Da Redação

1 COMENTÁRIO

  1. Vergonha para Juazeiro, principalmente se compararmos com as praças da cidade vizinha Petrolina-PE, que estão sempre bem cuidadas, isto é um descaso da administração pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome