Um mês após cobrança de morador, SESP inicia limpeza do Canal do Mulungu, no Tabuleiro

0

Um mês após matéria publicada pelo PNB trazendo a denúncia de Marilsom Silva, morador do bairro Itaberaba, que cobrava a limpeza do Canal Mulungu, que dá acesso a bairros como Dom Tomaz, Tancredo Neves e Castelo Branco, a Prefeitura de Juazeiro realizou o serviço. No dia 29 de janeiro, o morador relatou que temia reviver uma situação desesperadora vivenciada anos atrás, quando, após fortes chuvas, o canal transbordou e inundou a comunidade.

(foto: arquivo pessoal)

Na época da denúncia, Marilsom retratou a grande quantidade de mato dentro do canal e nas margens. Em alguns pontos, a vegetação já estava com tamanho superior à estrada de terra, por onde transitam pedestres e condutores. Segundo Marilsom, a última limpeza foi feita há cerca de sete meses e o morador ressaltou ainda a falta de consciência da comunidade, que também joga lixo doméstico no local (relembre).

Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) disse que intensificou a limpeza dos canais da cidade, e afirmou que a escavadeira hidráulica já está trabalhando na limpeza do canal Mulungu no trecho de aproximadamente 7 quilômetros de extensão que corta os bairros Itaberaba e Tabuleiro. “A medida preventiva visa manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, além de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens”, afirmou a nota da secretaria.

(foto: divulgação/SESP)

Celso Leal, secretário da SESP, ressaltou ainda que é preciso que a população faça sua parte sem jogar lixo dentro e nas margens dos canais, pois dificulta o trabalho do poder público. “É preocupante a quantidade de lixo que é jogado nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade dos serviços executados”, finalizou.

Os trabalhos já foram executados no canal Malhada próximo aos bairros Alto da Maravilha e João XXIII e no canal Mulungu Remanescente, no trecho que corta o bairro Dom Thomaz, beneficiando também o bairro Monte Castelo e Loteamento Barranqueiro.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome