(foto: arquivo pessoal)
A escavadeira hidráulica que estava realizando a limpeza no canal Mulungu Remanescente, situado nas proximidades do bairro Itaberaba, em Juazeiro, norte da Bahia, acabou atolando na lama. O serviço havia sido iniciado na última sexta-feira (6), um mês após matéria publicada pelo PNB trazendo a denúncia de um morador que cobrava a limpeza do canal, que dá acesso a bairros como Dom Tomaz, Tancredo Neves e Castelo Branco,
No dia 29 de janeiro, Marilsom Silva relatou que temia reviver uma situação desesperadora vivenciada anos atrás, quando, após fortes chuvas, o canal transbordou e inundou a comunidade. Na época da denúncia, o morador retratou a grande quantidade de mato dentro do canal e nas margens (relembre).
Na semana passada a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) disse que havia intensificado a limpeza dos canais da cidade e que a escavadeira hidráulica já está trabalhando na limpeza do canal Mulungu, no trecho de aproximadamente 7 quilômetros de extensão que corta os bairros Itaberaba e Tabuleiro. Entretanto, a máquina afundou no canal, e os serviços foram interrompidos.
“Por conta das chuvas que caíram nos últimos dias na cidade, a margem do canal ficou molhada e a máquina, ao realizar os serviços de retirada da vegetação, ficou atolada. Mas, já estamos tomando as providências para que a mesma seja retirada o mais rápido possível”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, em nota enviada pela secretaria à imprensa.
A medida preventiva visa manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, além de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens.
Da Redação