(foto: reprodução)
Uma moradora do Alto da Maravilha, em Juazeiro, norte da Bahia, que pediu para não ser identificada, entrou em contato com o PNB para informar que um estabelecimento comercial que funciona no bairro, está funcionando normalmente, apesar do Decreto Municipal que passou a vigorar nesta terça-feira (24).
A metalúrgica fica situada na Rua 4 e, segundo a moradora, na manhã de hoje, estava com cerca de 20 pessoas trabalhando e atendendo aos clientes, que entram e saem normalmente do estabelecimento. “Estamos assustados. Se a ordem é fechar o comércio, evitar juntar gente, por que não atendem? Os funcionários estão em risco, os clientes e toda a população. Peço uma fiscalização aqui. Tem que fechar, até a situação normalizar”, disse a moradora.
O documento estabelece uma série de medidas restritivas como forma de prevenir e combater a propagação da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, e do H1N1 em Juazeiro, e determina o fechamento do comércio, do camelódromo e das feiras livres, dos bares e restaurantes, entre outras recomendações.
Apenas os chamados “serviços essenciais” devem continuar funcionando. São eles: farmácias, supermercados, mercadinhos, padarias, açougues, casas de rações, lojas de defensivos e insumos agrícolas. A metalúrgica, portanto, continua não se enquadra como um serviço essencial, e deveria estar fechada, conforme ressalta a leitora.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro reforçou que a Prefeitura de Juazeiro está orientando a população a denunciar quem não estiver cumprindo as determinações estabelecidas no decreto.
“O decreto é claro e a prefeitura tem monitorado para que as medidas restritivas adotadas sejam cumpridas, disponibilizando os telefones 3612 3583 das 8h às 14h ou 74 9 9198 3908 e 74 98808 6818 a parti das 14h, para que sejam feitas denúncias. Nesse momento, é necessária a contribuição de todos, visto que, o município já tem 2 casos confirmados de COVID-19, além de 9 casos de H1N1. O isolamento social é necessário para evitarmos a propagação do vírus e os estabelecimentos comerciais devem cumprir o estabelecido”, disse a secretaria.
- Confira o que abre e fecha em Juazeiro
- Coronavírus e H1N1: confira todas as medidas já adotadas pela Prefeitura de Juazeiro
- Coronavírus afeta o funcionamento de órgãos públicos como MP, Receita Federal e SAC na Bahia; veja o que muda
Da Redação
Boa tarde,
Quanto à denúncia acima, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:
1) O estabelecimento não está funcionando com atendimento ao público
2) Apenas as oficinas estão funcionando com serviço interno e com um quantitativo de apenas três funcionários em cada ponto, equipados com os devidos EPIs e tomando todas as medidas preventivas estabelecidas pela OMS
3) Além disso, o funcionamento está ocorrendo em horário reduzido, apenas pela manhã.