Várias mensagens de texto e vídeos, onde internautas afirmam que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental, SAAE, de Juazeiro-BA estava realizando o corte de água de famílias do residencial do Minha Casa Minha Vida, Juazeiro 1, no bairro Itaberaba, começaram a circular nas redes sociais nesta terça-feira (24).
Nos conteúdos, os internautas criticam a gestão pelos cortes, afirmando que a população está impossibilitada de realizar os pagamentos por conta das medidas restritivas publicadas pela prefeitura, com o objetivo de evitar a proliferação dos vírus H1N1 e Coronavírus.
Nossa redação entrou em contato com a assessoria do SAAE para averiguar a informação. Em nota, a Procuradoria Geral do Município de Juazeiro negou o boato e afirmou que ingressará com ação junto ao Ministério Público da Bahia contra grupos de WhatsApp e perfis nas redes sociais que estão propagando fake news, causando pânico na população, durante a pandemia do novo Coronavírus.
“Neste período, já identificamos vários casos. Tivemos que desmentir, por exemplo, que o SAAE estivesse fazendo corte de água de pessoas carentes. Utilizaram imagens de um conserto de vazamento para propagar a mentira. Os que praticam tais coisas precisam prestar contas à Justiça”, disse Eduardo Fernandes, Procurador Geral do Município.
A PGM informou ainda que enviará ao MP prints com os números dos telefones dos que postam informação falsas através de textos, vídeos, fotos e áudios, assim como a identificação dos administradores dos referidos grupos.
Diante da afirmação do órgão de que era mentira “o corte de água de pessoas carentes, questionamos a assessoria se a suspensão do corte de água contemplará todos os usuários do serviço ou somente a população carente, e por quanto tempo a determinação valerá. No entanto, até o fechamento desta matéria não recebemos os devidos esclarecimentos. Estamos no aguardo.
- Confira o que abre e fecha em Juazeiro
- Coronavírus e H1N1: confira todas as medidas já adotadas pela Prefeitura de Juazeiro
- Coronavírus afeta o funcionamento de órgãos públicos como MP, Receita Federal e SAC na Bahia; veja o que muda
Da Redação