Coronavírus e H1N1: saiba quais estabelecimentos comerciais podem abrir em Juazeiro e quais as condições

0

O município de Juazeiro, no norte da Bahia, através de Decretos Municipais, vem adotando medidas restritivas de prevenção para conter a disseminação da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, e da H1N1 na cidade. Conforme balanço divulgado na manhã de hoje (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade possui, até o momento, 2 casos de coronavírus e 13 de H1N1 confirmados.

Entre as medidas adotadas, estão as que vem restringindo, desde o dia 24 de março, o funcionamento do comércio e outros serviços da cidade. Entretanto, a população ainda possui dúvidas sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais em geral.

Um novo Decreto publicado ontem, que autorizou o funcionamento das feiras livres e mercados, exclusivamente do setor alimentício, a partir de sexta-feira (3) (relembre), especificou quais estabelecimentos estão autorizados a abrir as portas, e quais as condições para que isso aconteça.

Estão autorizados a abrir:

– Comércio de material de construção, hospitalar, de limpeza e de higiene em geral;
– Serviços e comércio relativos à atividade de saúde;
– As oficinas, em especial as oficinas de máquinas agrícolas e as oficinas de manutenção de veículos leves e pesados;
– Farmácias e supermercados, demais comércios de gêneros alimentícios, açougue e padarias;
– Serviços e comércio relativos à saúde animal;
– Lojas de defensivos e insumos agrícolas;
– Depósitos de água e de gás de cozinha;
– Postos de combustíveis;
– Serviços de transporte e armazenamento de mercadorias;
– Centrais de distribuição.

Fica determinado que os estabelecimentos cujo funcionamento está autorizado deverão disponibilizar álcool em gel 70% para higienização dos clientes. Os estabelecimentos comerciais, embora fechados para atendimento presencial, poderão funcionar através de serviços de entrega em domicílio, inclusive via aplicativos e comércio eletrônico.

O não cumprimento das medidas estabelecidas no presente Decreto será caracterizado como infração à
legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis, inclusive, no que couber, cassação de licença de funcionamento.

Normas

Fica alterado o limite de atendimento nos mercados, supermercados hipermercados da cidade. Os primeiros agora poderão funcionar com limite máximo de atendimento, de forma simultânea, para 50 pessoas. Antes era 30. Para os hipermercados, o número passou de 50 para 100. Deve-se manter a distância mínima de um metro entre os clientes.

Na cidade de Juazeiro, os bancos e casas lotéricas foram reabertos por decisão do Governo Federal. No entanto, o decreto municipal estabelece uma série de normas de distanciamento, conforme decreto publicado na última quinta-feira (27) (relembre as novas recomendações).

Fechados até 30 de abril

O Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Cornavírus decidiu prorrogar a vigência das medidas de distanciamento social anunciadas nos decretos expedidos desde a declaração da pandemia, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, o novo prazo segue até o dia 13 de abril.

Dentre as restrições com prazo estendido, está o fechamento dos demais estabelecimentos do comércio, além de bares, restaurantes e a proibição da realização de eventos festivos. As aulas também continuam suspensas.

Decreto na íntegra

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome