(foto: reprodução)
A direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima de Juazeiro, no norte da Bahia, informou em nota, que já efetuou o pagamento atrasado, referente ao mês de janeiro, aos funcionários da instituição, e que em breve, “colocará os salários em dia”. Ontem (2) o PNB publicou a denúncia de um grupo de trabalhadores sobre o atraso no pagamento dos salários.
Um dos funcionários, que pediu para não ser identificado temendo represálias, disse ao PNB que há quase dois meses começou a trabalhar no ambulatório psiquiátrico especializado no tratamento de doenças e transtornos mentais, e que, até agora, sequer teve a carteira de trabalho assinada.
“Eu fui contratado para trabalhar no sanatório em fevereiro, mas até hoje não recebi salário. Por conta do atraso, minha situação está complicada. Tenho uma família para sustentar e contas para pagar. Minha luz já foi cortada. Só não estamos passando necessidade porque minha família está me ajudando. Como é que a gente trabalha dessa forma? Ninguém dá nenhuma informação sobre o pagamento”, contou o funcionário acrescentando que está preocupado com a falta de comprovação de que trabalha no ambulatório psiquiátrico, pois, segundo ele, os funcionários não batem ponto, nem assinam a folha, o que gera insegurança quanto a contratação (leia na íntegra).
Em resposta, o sanatório confirmou que está com o pagamentos dos salários dos funcionários atrasados e ressaltou que a instituição vem passando por dificuldades. A nota diz ainda que em “nenhum momento a instituição se eximiu das suas responsabilidade, em nenhum momento enganou, ou deixou os funcionários sem informação” e salientou que a nova direção está “organizando a casa” e reorganizando finanças e pendências passadas.
Sobre a acusação de que os funcionários não são registrados, a instituição disse que é “infundada” e que “todos estão devidamente registrados” (leia na íntegra abaixo).
Problema recorrente
A instituição, constantemente, vem passando por problemas financeiros, o que acarreta, entre tantas consequências, no atraso dos salários. No segundo semestre do ano passado, o sanatório passou por uma crise financeira e chegou a suspender suas atividades (relembre).
Nota na íntegra
O Sanatório Nossa Senhora de Fátima vem esclarecer que a Unidade realmente estava e estar com alguns salários atrasados, porém hoje dia 02/04 conseguimos pagar o salário de janeiro e que colocará logo mais os salários em dias, porém quando iniciamos as atividades em 02/01 do corrente ano sem nenhuma receita iniciamos as atividades, mesmo sem a autorização da SESAU.
Antes de iniciarmos chamamos todos os funcionários e explicamos que estávamos começando uma nova história e que os primeiros meses teríamos problemas, e foi relatado sobre os salários e quem estivesse de acordo em nos ajudar nesse novo recomeço se queriam trabalhar, todos concordaram, como alguns que estão lá confiaram e ainda confiam nessa nova gestão, nessa nova história, em nenhum momento a Instituição se eximiu das suas responsabilidade, em nenhum momento enganou, ou deixou os funcionários sem informação, como existe em ata. Mas como todo recomeço estamos organizando a casa, mesmo organizando ainda providenciando relógio de ponto, reorganizando as finanças, reorganizando pendências passadas que estão sendo resolvidas a seu tempo, estamos abertos a qualquer informação.
Depois de algumas tentativas conseguimos entrar em acordo com a SESAU e hoje já estamos internando novamente com a autorização da mesma, recebendo pacientes regulados.
Todos os funcionários contratados, todos estão devidamente registrados, tornando a acusação infundada e sem sentido. Desde já queremos agradecer a todos os amigos, colaboradores, voluntários que ajudaram a Unidade a retornar suas atividades, com a doação do piso dos refeitórios, consertos de mesas e cadeiras, pinturas e melhoria de colchões e camas, que nos ajudou e ajudam com doações de medicações e alimentação e todos que nos ajudam ainda com contribuições de higiene pessoal e limpeza, desde já agradecemos o espaço.
Elizabete Teixeira de Almeida
Presidente da Instituição
Da Redação