Arquivos anuais: 2021

Covid-19: confira planejamento de vacinação para esta segunda-feira (22)

0

Nesta segunda-feira(22), haverá vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos da zona urbana, que precisam realizar agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br. Também haverá vacinação de adolescentes na zona rural, além de pontos de aplicação de primeira dose para as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não iniciaram a imunização, da segunda dose e da dose de reforço.

Agendamento Adolescentes de 12 a 17 anos – zona urbana

Este público que ainda não recebeu a primeira dose deve realizar agendamento na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br. A vacinação na segunda-feira será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Penha, Dom José Rodrigues e Antônio Guilhermino. O horário é das 8h às 11h30. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Apenas adolescentes agendados receberão a vacina. O agendamento segue até o encerramento das doses.

Adolescentes 12 a 17 anos- zona rural

Também haverá vacinação de adolescentes na zona rural nas comunidades do Distrito 5: Mandacaru II, Pinhões, Carnaíba do Sertão e Lagoa do Salitre. O horário é das 8h às 12h. A vacinação da zona rural é exclusiva para os moradores destas localidades. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Não é necessário agendamento para a zona rural.

Repescagem- Público 18 anos ou mais

Quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve buscar pela Uneb. O horário é de 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Pfizer, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h às 16h; nas UBSs Jardim Flórida e CSU, de 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h; e na UBS Itaberaba, das 8h às 11h30. A vacinação com Oxford e CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias).

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 55 anos ou mais e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

 

Ascom Sesau 

“Se ele pedir para os bolsonaristas comerem merda, as pessoas vão comer”: ex-bolsonarista Sara Winter faz revelações de nomes e estratégias de apoiadores do presidente para ataques ao STF e imprensa

0

Em entrevista à revista Istoé, Sara Winter, ex-bolsonarista, ativista de direita no Brasil, que chegou a liderar o “Acampamento dos 300”, em maio de 2020, instalado em Brasília, revelou nomes e estratégias de apoiadores de Bolsonaro para ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), e a parlamentares contrários ao governo. As ações teriam o objetivo de fortalecer o presidente.

A ativista afirmou que “o acampamento foi um surto da Sara e do Osvaldo Eustáquio que se transformou numa histeria coletiva”.

Segundo ela, os parlamentares Daniel Silveira (PTB-RJ), Carla Zambelli (PSL-SP), Sargento Fahur (PSL-PR) e Bia Kicis (PSL-DF) foram muito presentes na organização, além do ministro-chefe do Gabinete de Segurança, general Augusto Heleno.

Entre as funções, Sara conta que cabia à Zambelli, com participação mais frequente nas reuniões, passar as informações sobre a repercussão do acampamento, e que foi responsável por orientar a tornar Rodrigo Maia um alvo.

Já a deputada Bia Kicis tinha o papel de ajudar na organização, segundo a ativista.

“Ela ensinou a gente como chamar atenção da imprensa”, afirma Sara. A estrutura ficou a cargo de Bia: “Ela cedeu o assessor Evandro Araújo e colocou um advogado de seu gabinete para acompanhar reuniões com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal”. Isso garantiu que a iniciativa continuasse por quase um mês.

A ativista ainda revelou que o General Heleno foi quem pediu para direcionar os ataques contra o STF, mas o  combinado era poupar o presidente de represálias, ou seja, ele não podia ser o “protagonista para não sofrer represálias”.

Ainda segundo Winter, era o próprio Bolsonaro que dizia quem o blogueiro  Oswaldo Eustáquio devia investigar e subir o tom.

Apesar das revelações, Sara mantém o cuidado ao falar da Ministra Damares Alves, com quem tinha relação pessoal, encerrada por orientação do governo. “A Damares já sabia que eu ia ser presa e o governo orientou a não falar mais comigo”.

Segundo informações Sara Winter e Damares não se falam desde maio de 2020.

Ela evitou falar no suposto envolvimento dos filhos de Bolsonaro com as milícias, explicando que, se há alguma coisa para ser descoberta, o fio da meada está na Assembleia do Rio de Janeiro:

“Esse tipo de assunto nunca chega a militantes como eu”.

Sara Winter também demostrou arrependimento no apoio a Bolsonaro, e criticou seus apoiadores.

“Não tem mais como defender Bolsonaro. Mas se ele pedir para os bolsonaristas comerem merda, as pessoas vão comer”.

Ela também classificou os filhos do presidente Carlos e Eduardo Bolsonaro como os cães de guarda do capitão.

“Quem tem destaque na direita, eles cooptam ou destroem”, diz.

Além da prisão, o ativismo agressivo de Sara Winter lhe rendeu uma dívida de “mais de R$ 3 milhões”, cobrados em  processos judiciais.

“Nunca passou pela minha cabeça que eu ia parar num presídio”.

A militante afirma viver com medo e planeja  ir com o filho morar no México em breve.

“Tenho medo da esquerda, medo de um fanático e medo do governo. Em janeiro eu anunciei que eu ia contar tudo que eu sabia sobre o bolsonarismo. O Planalto surtou e fez uma reunião ministerial. A Damares foi chamada. Eu não sabia o que eles tinham tanto medo do que eu possa tornar público”.

Redação PNB, com informações IstoÉ 

Enem começa a ser aplicado hoje em 1,7 mil cidades

0
Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa a ser aplicado hoje (21) em todo o país nas modalidades impressa e digital. Tanto as provas quanto o tema da redação serão iguais nas duas versões. Ao todo, 3,1 milhões de candidatos devem fazer o exame em mais 1,7 mil municípios.

No primeiro dia do Enem, os candidatos responderão a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.

 

Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 terá regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estejam com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.

Além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.

É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

O Enem segue no próximo domingo (28), quando os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Questões do Enem

Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco que reúne as questões do Enem de 2009 a 2020. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

Confira orientações:

 

Agência Brasil

“Para realização de ajustes”: Secretaria de Educação de Juazeiro suspende retorno presencial das aulas no interior previsto para segunda-feira (22)

0

 

A Secretaria de Educação de Juazeiro decidiu suspender as aulas nas escolas da Rede Municipal de ensino,  localizadas no interior, previstas para iniciar às atividades presenciais a partir desta segunda-feira (22).

De acordo com o órgão, a medida foi adotada “para realizar ajustes logísticos e avaliações com base no retorno das aulas na sede”.

Retornariam na segunda-feira, as escolas municipais de Educação Infantil, e no mês de dezembro, as escolas que atendem Fundamental I e II.

Com a suspensão presencial, os alunos continuarão sendo atendidos através do modelo remoto, com a Plataforma Escola Presente, blocos de atividades impressas, grupos de whatsapp das escolas e com reforço escolar durante todo o dia, através da TV Escola Juazeiro, no canal 7.2, da TV São Francisco.

O retorno presencial das aulas nas escolas municipais do interior será cumprido no calendário letivo 2022.

Redação PNB, com informações Seduc

Aposta vencedora da Mega-sena leva prêmio de R$ 39 milhões

0
Mega-Sena, concurso da Mega-Sena, jogos da Mega-Sena, loteria da Mega-Sena

Neste sábado (20), uma aposta de Uberlândia, em Minas Gerais, acertou as seis dezenas do concurso 2430 da Mega-Sena e levou o prêmio de R$ 39,6 milhões, com as dezenas sorteadas foram: 19-26-39-45-46-56

Segundo a Caixa Econômica Federal, 37 apostas acertaram a quina e levaram R$ 96.493,78 cada uma. Outros 4.109 apostadores acertaram a quadra e embolsaram R$ 1.241,27.

Redação PNB

Morre, aos 42 anos, o ex-apresentador e gerente de Jornalismo da TV Grande Rio, Elizandro Oliveira

0

 

Morreu, vítima de um infarto fulminante, no final da tarde deste sábado (20) o ex-apresentador e ex-gerente de jornalismo da TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo em Petrolina, Elizandro Oliveira, 42 anos.

Elizandro estava em Curaçá (BA) com a família, quando apresentou um mal estar. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu ao infarto.

O comunicador deixa esposa, a também jornalista Larissa Brandão, e dois filhos.

Elizandro trabalhou por sete anos na TV Grande Rio, e também atuou na Rede Amazônica. Na TV Grande Rio apresentou, durante quatro anos, ao lado da jornalista Vilma Oliveira, o GRTV 1ª edição.

O jornalista nasceu em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, e concluiu a graduação em Jornalismo, no final de 2013 na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, em Juazeiro.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

O PNB se solidariza com familiares e amigos do jornalista neste momento de dor, emanando vibrações de fé e força.

Redação PNB 

 

Projeto Ceppsi Acolhe está com inscrições abertas para últimos atendimentos do plantão psicológico na Univasf

0

Oferecer para toda a comunidade, acima de 18 anos, que esteja em sofrimento psíquico assistência psicológica. Esse é o objetivo do Projeto Ceppsi Acolhe, realizado pelo Centro de Práticas e Estudos em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que irá encerrar as suas atividades. As inscrições para os últimos atendimentos podem ser realizadas até o dia 8 de dezembro.

O projeto, que está em funcionamento desde maio de 2020, oferece plantões psicológicos on-line com atendimentos pontuais. Os atendimentos por meio do projeto são supervisionados pelos professores do Ceppsi Univasf e realizados por discentes do último ano do curso de Psicologia, que se encontram na fase de estágio profissionalizante.

Os atendimentos continuarão sendo concedidos até o dia 16 de dezembro, pelo Google Meet.  Aqueles que desejarem participar, podem se inscrever através do link. As inscrições são de fluxo contínuo, com o fechamento de uma lista de atendimentos nas quintas-feiras, considerando a ordem de inscrição. Dentre as vagas semanais, duas são destinadas às pessoas surdas, com o atendimento feito na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a coordenadora do projeto, Sílvia Morais, professora do Colegiado de Psicologia, o Ceppsi Acolhe foi de suma importância. “Desde abril de 2020 atendemos pessoas que estão em situação de sofrimento e com sintomas intensificados devido à pandemia. O projeto cumpre com o papel social da universidade ao integrar a comunidade em suas ações”, pontua. O processo de retomada do projeto de extensão poderá acontecer em 2023, com atendimentos presenciais.

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) foi oficialmente inaugurado em agosto de 2009, desde então, sua estrutura física é programada para receber usuários diversos que necessitem de acompanhamento psicológico individual ou em grupo. O Centro tem como objetivo oferecer ao estudante de psicologia um espaço para desenvolver aprendizado e conhecimento científico, atendendo as demandas da sociedade em ensino, pesquisa e extensão. Mais informações sobre o Ceppsi podem ser encontradas no site.

Ascom

Brasil tem protestos pelo Dia da Consciência Negra

0

Integrantes de movimentos sociais e estudantis e de partidos políticos fizeram hoje (20), em algumas cidades do país, mobilizações pelo Dia da Consciência Negra.

No Rio de Janeiro, o ato foi em Madureira, na zona norte da cidade, começou às 13h e durou cerca de três horas. Os manifestantes se concentraram no viaduto de Madureira e depois fizeram uma passeata pelas ruas do bairro, com um carro de som.

Em São Paulo, as manifestações começaram ao meio-dia com concentração no Museu de arte de São Paulo (Masp), com programação cultural. Na sequencia, os manifestantes seguiram em cortejo até o Theatro Municipal.

Na capital paulista os protestos reivindicam soluções à crise social que o país atravessa, com aumento da fome, desemprego, dos preços dos alimentos, das conta de luz, combustível e também aos recentes problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em Brasília, a concentração foi às 15h. A mobilização aconteceu no Museu da República, área central da cidade. Além da  manifestação pelo Dia da Consciência Negra o ato foi  contra o governo do presidente Jair Bolsonaro.

As organizações chamaram atenção para mortes e precarização das condições de vida da população negra e pobre, com o aumento da fome e o desemprego.

Em manifesto, a Coalizão Negra Por Direitos criticou a situação de insegurança alimentar, o desemprego, que, segundo o documento, atinge majoritariamente mulheres e jovens negros, o racismo religioso, a não titulação dos territórios quilombola e a falta de políticas de habitação e saneamento para essa população. O manifesto também fez críticas à gestão do Enem e ao desmatamento no Brasil.

Agência Brasil

Campanha do governo federal alerta sobre os riscos do feminicídio

0

Os riscos do feminicídio é o tema da campanha lançada neste sábado (20), com o slogan “Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio. Observe os sinais. Denuncie”. A iniciativa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. As informações são da Agência Brasil.

A campanha nacional abrange a produção de vídeos, spots para uso em rádio comunitárias e parceiras, cards educativos, enquetes interativas destinadas às redes sociais, cartazes, folders e outras peças de cunho publicitário. Os materiais também têm a proposta de estimular a cultura da denúncia.

O Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, é uma das principais ferramentas para iniciar o acionamento de toda a rede de proteção às pessoas em situação de violência.

No que se refere aos números do Ligue 180, apenas de julho do ano passado a novembro deste ano, mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher foram registradas. Outras violações somaram mais de 24,5 mil casos no período.

 

 

Bahia Notícias