Arquivos anuais: 2021

Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco assina renovação de convênio com a Facape

0

 

Nesta quinta-feira (18), o Presidente da Faculdade de Petrolina – Facape, Antônio Habib, recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior e o vice-presidente, Ranilson Ramos e equipe técnica.

O encontro foi para a renovação do convênio entre a Facape e a Escola de Contas Públicas para Pós graduação Lato Sensu em gestão pública. O momento fechou também, a formação da primeira turma. Foram 26 alunos, todos servidores públicos de Prefeituras e Câmara de Vereadores de 12 Municípios do Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe e Sertão Central.

“A Escola de Contas se preocupa não só com a formação de quem faz o controle externo. Nós precisamos qualificar quem faz o controle interno das prefeituras. Isso a gente só faz com as academias principalmente as Autarquias, como a Facape,” ressaltou o vice-presidente do TCE, Ranilson Ramos.

Servidor do Tribunal de Contas de Pernambuco há 28 anos, Aristóteles Cavalcante Mendes, de 63 anos, foi o aluno da especialização a receber o diploma da formação.”Apesar da experiência aprendemos muitas coisas diferentes do nosso trabalho diário. A especialização da Facape é muito boa,” destacou Aristóteles.

O presidente do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, a parceria é importante para o trabalho realizado pelo tribunal. “A proximidade com a academia se faz necessário para a testabilidade da nossa metodologia. Com o conhecimento de vocês a gente firma ou reafirma que controle a gente faz na prática. A gente não vai se afastar da academia jamais porque isso é que vai nos qualificar,” afirmou o presidente do TCE.

“A Facape evolui ofertando esse tipo de especialização que contribui com a gestão pública. É o nosso papel enquanto academia e nós nos sentimos honrados com essa parceria com o TCE,” destacou o Presidente da Facape, Antônio Habib.

Ascom Facape

Sobradinho: Equipamentos da Praça da Ciência são instalados; prefeitura alinha últimos detalhes para inauguração do espaço

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Educação, recebeu na última terça-feira (17), os equipamentos para instalação da Praça da Ciência, espaço educativo que ficará localizado no Centro Educacional de Sobradinho (CES), mas que atenderá aos estudantes de todas as escolas públicas e privadas do município e Território Sertão do São Francisco.

A Praça da Ciência conta com equipamentos pedagógicos e recreativos, como, alavanca ou levante-me se puder, concha acústica ou telefone sem fio, poço infinito ou buraco sem fundo, balanço científico ou pêndulo humano, bicicleta científica ou gerador humano de energia, harpa científica ou tubos musicais, totem e gangorra.

A montagem dos equipamentos foi acompanhada pelos secretários de educação e de Infraestrutura do município, Ducilene Kestering e Luciano Berti, bem como pelos servidores da Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação (SECTI).

Segundo a Secretaria de Educação (SME), Dulcilene Kestering, o projeto Praça da Ciência é executado mediante acordo de cooperação técnica com a SECTI, órgão responsável pelo fornecimento dos equipamentos e por ministrar as capacitações para os técnicos da SME. O objetivo do equipamento público é promover e incentivar o conhecimento científico de uma forma lúdica e interativa e que colabore no desenvolvimento da curiosidade de crianças e adolescentes quanto a ciência.

“Sempre trabalhamos com amorosidade para garantir avanços na educação de Sobradinho, bem como para conquistarmos mais projetos que tragam benefícios e vitórias que, pactuadas, colaborem para uma educação de qualidade social. Foi assim, sob orientação e com a confiança do Prefeito Cleivynho Sampaio, que celebramos mais esta vitória em direção à consolidação da garantia que vise incentivar estudantes à vivenciarem a Física em laboratório concreto para desenvolvimento de habilidades e competências na área, de maneira lúdica, pedagógica e prática”, disse a secretária que ainda ressaltou.

“A Praça da Ciência está localizada no CES, todavia pertence a todas as crianças e adolescentes matriculados nas instituições educacionais do município e Território de Identidade. O acesso vai acontecer a partir de agendamento pelo Departamento Pedagógico, com acompanhamento de professores capacitados pela Romatex e equipe pedagógica SME. Contamos com a colaboração dos usuários, via agendamento, para o zelo desse bem público, pois somos pioneiros e gratos por essa conquista”, declarou Ducilene Kestering.

Além da montagem dos equipamentos, trabalhadores e técnicos da Secretaria de Educação também foram capacitados para a realização da manutenção e da utilização dos equipamentos, durante treinamento ministrado na quarta-feira (18).

Ainda de acordo com a SME, a inauguração oficial do espaço está prevista para a primeira semana de dezembro.

Ascom PMS

Facape volta a realizar colação de grau presencial

0

 

Nesta quarta-feira (18), a Faculdade de Petrolina-Facape, realizou pela primeira vez, uma colação de grau presencial desde o início da pandemia do coronavírus.
Quase 40 graduandos colaram grau, dos cursos de administração, contábeis, computação, comércio exterior, direito e serviço social.

A solenidade foi presidida pela diretora Acadêmica da Facape, Vânia Lasalvia. “É muito bom ver de perto os nossos formandos fazendo o juramento, o discurso, o clima é caloroso. Estamos esperando esse momento desde que essa pandemia começou,” declarou Vânia.

Presencial em 2021

A Faculdade de Petrolina voltará as aulas presenciais com todos os cursos a partir de fevereiro de 2021, depois de quatro semestre em aulas remotas.

Ascom Facape

Covid-19: confira cronograma de vacinação para esta sexta-feira (19)

0

O município de Juazeiro vai realizar a vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (19), em adolescentes agendados na plataforma, população com 18 anos ou mais que ainda não recebeu a primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

Confira planejamento:

Adolescentes 12 a 17 anos agendados

Os adolescentes agendados na plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br serão vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maringá, São Geraldo, Alto da Aliança e Tabuleiro, das 8h às 12h. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Apenas adolescentes agendados receberão a vacina. O agendamento segue até o encerramento das doses

Repescagem- Público 18 anos ou mais

Quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve buscar pela Uneb, das 14h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Pfizer, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h às 16h e nas UBSs Jardim Flórida, Vila Jacaré, CSU e Parque Residencial, das 8h às 11h30. A vacinação com Oxford e CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias).

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a idosos, residentes em Juazeiro, com 60 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será na Univasf, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Ascom Sesau 

“Os munícipes deveriam ter o direito de saber o motivo”: exoneração de Ricardo Penalva do Procon de Juazeiro repercute na cidade

0
A exoneração do advogado Ricardo Penalva da coordenação do Procon de Juazeiro, publicada no Diário Oficial do Município, da última terça-feira (16), continua repercutindo na cidade, gerando especulações sobre o motivo do desligamento do profissional da gestão municipal.
Penalva ficou por mais de 4 anos à frente do órgão de defesa do consumidor. Ele saiu no final da gestão passada, para se candidatar a vereador nas últimas eleições. Presidente do PDT municipal, acompanhou o Deputado Estadual Roberto Carlos no apoio a atual Prefeita Suzana Ramos.
Nas redes sociais do Portal Preto No Branco, internautas, de forma quase unânime, lamentaram sua saída  e estranharam a decisão da gestão de afastar o advogado do órgão.
” Não tô acreditando!!!! Tanta coisa ruim pra tirar e vão tirar logo um profissional atuante como Penalva. Lamentável. Só quem perde é a população”, disse a leitora Cida Almeida.
“Lamentável um excelente profissional!!!!!”, escreveu Maicon Pimenta
A cidadã Marileide Salcantara cobrou da gestão uma explicação sobre o motivo da exoneração, e especulou: “Os munícipes deveriam ter o direito de saber o motivo da exoneração do diretor. Minha dúvida: Será que a prefeita considera que, o agora ex-diretor estava TRABALHANDO CONTRA o governo dela? Como ela mesma falou que, quem fosse “contra o governo”, iri… “, comentou.
“Espero que o próximo seja honesto e fique do lado do povo que desempenhe um ótimo trabalho tanto quanto Dr Penalva”, disse Patrícia Rocha.
O juazeirense Valdemar Borges criticou a decisão e manifestou admiração ao profissional: “Como funciona as Políticas de perseguição em Juazeiro! Excelente Profissional, trabalhou muito em favor dos Direitos e Deveres, atrapalha os péssimos Políticos. Tem a minha Admiração. Parabéns pelo bom Trabalho 🎊👏👏👏👏“.
Ele é muito honesto no trabalho dele e talvez esse seja o motivo. Não faz o jogo desses políticos sujos. Só fica os puxa-saco e só arruma alguma coisa se for puxar saco de alguém 🤦🏻‍♀️🥲 triste realidade, saiu uma família e entrou outra”, avaliou Geisa Silva.
“Um grande profissional com muito conhecimento , uma pena”, lamentou Zeneide Araújo Dantas.
O internauta Diego José reconheceu o trabalho do advogado: “Resumo faz o trabalho correto trabalha pelos direitos do povo, não serve 🤡🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️ até quando vamos ter politicagem a benefício próprio e não a favor do povo”.
Berna Barbosa ironizou: “Começou a “dança das cadeiras”!”
“Ele estava desenvolvendo um excelente trabalho”, declarou Luana Amorim.
“Desde que assumiu, vinha desempenhando um excelente trabalho. Essa exoneração não faz sentido”, classificou Danilo Oficial.
E o internauta Devan Borges, lamentou: “Nos consumidores que perdemos ,excelente profissional!”
A Prefeitura de Juazeiro, em nota, apenas informou a exoneração de Ricardo Penalva, e sem nenhuma justificativa, anunciou que “o servidor Pedro Wilson Pereira de Queiroz assume interinamente o posto de Coordenador Executivo do órgão municipal de defesa do consumidor”.
Redação PNB

Incidência de SRAG se mantém estável, aponta Fiocruz

0
Tomana aérea da fachada e terraço do Castelo.

A incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população brasileira se manteve estável, segundo pesquisa divulgada hoje (18) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A SRAG é um dos principais parâmetros para acompanhar a pandemia da covid-19, já que o vírus SARS-CoV-2 foi o principal causador das síndromes respiratórias graves virais ao longo de 2020 e 2021. 

Segundo a análise, divulgada no Boletim InfoGripe, a incidência de SRAG na população adulta se mantém nos menores patamares desde o início da pandemia, enquanto as crianças até 9 anos de idade continuam a apresentar crescimento no número de diagnósticos. A alta da SRAG entre as crianças, porém, não é causada pelo SARS-CoV-2, e predomina nessa faixa etária a infecção pelo vírus sincicial respiratório.

Os pesquisadores explicam que esse aumento da SRAG causada por outros vírus está relacionado à maior exposição das crianças nos últimos meses. De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, “a situação reforça a importância da revisão dos protocolos adotados no ambiente escolar, como avaliação da capacidade de ventilação e circulação de ar nas salas de aula, bem como distribuição e uso consciente de máscaras adequadas (PFF2)”.

O boletim mostra que a maioria das capitais está em macrorregiões de saúde com nível alto ou muito alto de transmissão comunitária do SARS-CoV-2. A transmissão comunitária se refere à circulação do vírus em uma população sem a necessidade de contágio de outras regiões. Nenhuma das 118 macrorregiões de saúde do Brasil apresentou transmissão comunitária extremamente alta.

Segundo a análise, dez unidades federativas estão com sinal de queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) para a síndrome respiratória: Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.

Já na tendência de curto prazo (últimas três semanas), Rio de Janeiro e Santa Catarina apresentam aumento puxado pelo crescimento da SRAG na população infantil, pressão que também ocorre em São Paulo e Distrito Federal. Em Minas Gerais e no Tocantins, o crescimento da SRAG entre as crianças já se reflete em um aumento de tendência de longo prazo.

O boletim informa que o estado do Rio Grande do Norte é a única exceção, com sinal de crescimento ao longo do mês de outubro nos grupos com idades entre 50 anos e 79 anos de idade e entre 20 anos e 29 anos de idade. Os pesquisadores indicam que a capital, Natal, também requer atenção, apesar de ter crescimento lento na tendência.

Agência Brasil

Covid-19: Bahia registra 655 novos casos e mais 18 óbitos pela doença nesta quinta-feira (18)

0

A Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 655 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,05%) e 594 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (18) também registra 18 óbitos. Dos 1.253.928 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.223.893 já são considerados recuperados, 2.830 encontram-se ativos e 27.205 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.605.442 casos descartados e 250.988 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.448 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 10.929.577 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,84% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Secom

Após pedido de ajuda de moradores da Vila Jacaré, em Juazeiro, para homem em situação de rua, SEDES faz abordagem social

0

 

Nesta quarta-feira (17), o PNB publicou matéria sobre um homem em situação de rua, que há algumas semana está ocupando uma via, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro Olarias, conhecido como Vila Jacaré, em Juazeiro-BA, preocupando os moradores, pelo abandono em que vive.

“Ele precisa de uma atendimento médico, psicológico e também social. Está aqui há dias abandonado, desabrigado e passando todo tipo de constrangimento e condições sub-humanas”, identificou um morador, que pediu para não ser identificado.

Nossa redação entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e uma  equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) visitou o local indicado na matéria e realizou a abordagem e escuta especializada da pessoa citada, que recusou o atendimento do serviço, informou o órgão.

A Sedes informou ainda que “tendo em vista que o Centro POP não pode realizar o acolhimento compulsório desse usuário e considerando as suas condições de saúde, a equipe do serviço acionará o Ministério Público, para que o cidadão possa receber o tratamento de saúde e todo o atendimento necessário”.

Confira matéria anterior:

Uma pessoa em situação de rua, que há algumas semana está ocupando uma via, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Jacaré, no bairro Olarias, em Juazeiro-BA, tem preocupado os moradores, pela situação de abandono em que vive.

Trata-se de um homem, de meia idade, que se instalou no local sozinho, em condições de muita precariedade e que precisa de ajuda.

“Ele precisa de uma atendimento médico, psicológico e também social. Está aqui há dias abandonado, desabrigado e passando todo tipo de constrangimento e condições sub-humanas”, identificou um morador, que pediu para não ser identificado.

Ele ainda relatou que a situação vem causando incômodo aos vizinhos, que são surpreendidos com o homem defecando na praça.

“Ele faz suas necessidades na praça, em qualquer hora do dia ou da noite, ao ar livre, na frente das casas, das crianças. Isso tem provocado constrangimento aos vizinhos e a quem passa pela rua. Também tem as crianças, né? Os moradores estão evitando ir até na porta. É muito desagradável e a gente sente pelo abandono dele”, declarou.

O homem tem se alimentado com doações dos próprios moradores, que apelam pela Assistência Social do município para atender a este cidadão de direitos.

“Pedimos que o serviço social do município venha até aqui fazer uma visita a ele, ver o que precisa, garantir um abrigo, alimento e os cuidados que ele necessita. É um ser humano, precisa de ajuda. O município tem o dever com este cidadão. Ele precisa de ajuda e de cuidados, e nós de sossego, também por ver que ele foi cuidado, amparado”, refletiu o morador.

Redação PNB 

Juazeiro registra um óbito por complicações da Covid-19 no boletim desta quinta-feira (18); taxa de ocupação é de 67%

0

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta quinta-feira (18), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 392 mortes provocadas por complicações da doença. A morte foi de uma pessoa do sexo masculino, de 73 anos, sem histórico de comorbidades.

Foram confirmados 42 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.029 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.392 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.092. Juazeiro tem 245 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.717 testes rápidos pela prefeitura e 4.239 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 42%, com 68 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 67% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos disponíveis.

Ascom Sesau