Arquivos anuais: 2021

Câmara de Petrolina aprova lei que altera reforma da Previdência Municipal

0

Foi aprovada nesta quinta-feira (18), pela Câmara de Vereadores de Petrolina, o Projeto de Lei Complementar nº 004/2021 que altera a lei municipal nº 1.990/2007, instituindo a Reforma da Previdência no Município.

De autoria do Executivo, o PL foi aprovado em primeira e segunda votação, com os votos de César Durando, Osório Siqueira, Alex de Jesus, Edilsão do Trânsito, Wenderson Batista, Maria Elena, Zenildo do Alto do Cocar, Josivaldo Barros, Ruy Wanderley, Ronaldo Silva, Gaturiano Cigano, Rodrigo Araújo, Manoel da Acosap, Diogo Hoffmann, Capitão Alencar, Júnior Gás e Major Enfermeiro (apenas na 2ª votação).

Os vereadores Gilmar Santos, Samara da Visão, Elismar Gonçalves e Marquinhos do N4 votaram contra , argumentando que o projeto retira os poucos direitos dos trabalhadores.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei “Institui o Regime de Previdência Complementar no âmbito do Município de Petrolina/PE; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal; autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar; e dá outras providências”.

No documento, a gestão destacou que “no atual contexto de evolução da sociedade brasileira, o Direito Previdenciário vem se tornando muito mais complexo e relevante para todos, visto que a cada ano a população brasileira se torna mais velha e, por isso, mais necessitada de benefícios previdenciários” e acrescentou ainda que ” nenhum direito do servidor será afetado com a reorganização em curso”.

 

Redação PNB

 

 

Sérgio Camargo chama artistas de “pretos vergonhosos” e é classificado como um “abjeto capitão do mato”

1

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, voltou a usar as redes sociais para atacar a classe artística, e, desta vez, o alvo foi a atriz Zezé Motta e o cantor Djavan, chamados por ele de “pretos vergonhosos”.

Camargo compartilhou a foto dos dois artistas vestindo a camiseta do movimento “Imagine a dor, adivinhe a cor”, e comentou negando que exista angústia específica de negros no Brasil por causa da cor da pele, chamando-os de vergonhosos.

https://twitter.com/sergiodireita1/status/1460357220835774470?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1460357220835774470%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bnews.com.br%2Fnoticias%2Fpolitica%2Ffamosos%2F330857pretos-vergonhosos-sergio-camargo-ataca-zeze-motta-atriz-rebate.html

 

Zezé Motta, também pelo Twitter, lamentou ter sido chamada pela pessoa que ocupa o mais alto cargo na Fundação Palmares de “preta vergonhosa”.

“O paraíso meu povo, realmente não é aqui não”, disse.

Em seguida, a atriz explicou a Sérgio Camargo que existe, sim, uma dor ancestral de todo o povo negro que não é “alienado”. “O ato de um ‘alienado’ compactuar com o aviltamento de artistas que sempre lutaram pela preservação e o respeito à nossa história e às nossas referências nos leva a resistir ao fato da nossa Fundação Palmares estar sob a sua tutela”, criticou.

Os dois artistas receberam apoio nas redes sociais. Uma das que se solidarizou com a atriz e o cantor foi a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Pelo Instagram, ela publicou uma foto também vestindo a camiseta do movimento.

“Enquanto Sérgio Camargo se comporta como um abjeto capitão do mato, atacando pessoas negras – como ele, que também é negro -, para melhor servir ao governo fascista de Jair Bolsonaro, seguiremos firmes lutando para derrotá-los”, escreveu a parlamentar baiana.

Redação PNB

Após reclamação sobre terrenos abandonados, em Juazeiro, Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) esclarece que vem adotando providências

1

Após reclamações sobre terrenos particulares e públicos abandonado em várias partes do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, que vem causando transtornos para a população, a Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), enviou uma nota de esclarecimento a nossa redação.

Segundo o órgão, “desde o início de 2021 vem realizando um levantamento com a finalidade de mapear os terrenos baldios e identificar os proprietários”.

Sobre a reclamação de moradores da rua Rua do Alecrim, no bairro Argemiro, que há anos convivem com problemas gerados por um terreno particular, que serve para acúmulo de lixo, a Semaurb garantiu que “nos próximos dias enviará uma equipe ao local citado pela reportagem para verificar a situação”.

A Prefeitura lembrou ainda que “é de responsabilidade do proprietário do terreno manter o espaço limpo e cercado, sob pena de multa, conforme o Código de Polícia Administrativa do Município. A gestão municipal, através da SESP ou SAAE, poderá executar a remoção do entulho, exigindo do proprietário, além da multa, o pagamento das despesas efetuadas”.

Confira Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), informa que nos próximos dias enviará uma equipe ao local citado pela reportagem para verificar a situação.

A Semaurb esclarece também que desde o início de 2021 vem realizando um levantamento com a finalidade de mapear os terrenos baldios e identificar os proprietários.

Neste tipo de ação a principal dificuldade enfrentada é que muitos proprietários não residem mais na cidade e a vizinhança não sabe informar alguma pista que possa ajudar a localizá-los. Mas a Prefeitura está estudando outras alternativas para conseguir fazer a identificação e notificação dos donos desses terrenos baldios.

A Prefeitura explica ainda que é de responsabilidade do proprietário do terreno manter o espaço limpo e cercado, sob pena de multa, conforme o Código de Polícia Administrativa do Município. A gestão municipal, através da SESP ou SAAE, poderá executar a remoção do entulho, exigindo do proprietário, além da multa, o pagamento das despesas efetuadas.

A população pode denunciar a existência de terrenos baldios pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h.

Reclamações de moradores do Argemiro

“Não aguentamos mais essa situação, que vem se arrastando há anos, sem nenhuma providência. Esse terreno está cheio de mato e lixo, contribuindo para a proliferação de ratos, baratas, muriçocas e escorpiões no bairro. Além disso, muitos jovens usam o local para fazer uso de drogas”, declararam.

Os moradores afirmaram ainda que já procuram o poder público para reclamar da situação, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

“A gestão só diz que o terreno tem um proprietário e que nós moradores é que devemos procurar o mesmo. Mas nós não sabemos quem é o dono. Além disso, acreditamos que a gestão deve fazer a parte dela e autuar essa pessoa. É um verdadeiro descaso”, finalizaram.

Redação PNB

 

 

Novos públicos são contemplados com a dose de reforço em Petrolina

0

A partir de uma reunião entre a Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios de Pernambuco, ficou pactuado nesta quarta-feira (17) que, a partir de agora, estão contemplados para a dose de reforço o público de 18 anos e mais.

A terceira dose da vacina será conduzida obedecendo aos seguintes critérios: pessoas de 18 anos a 54 anos devem estar com cinco meses de intervalo da segunda dose; pessoas a partir de 55 anos e trabalhadores da saúde precisam estar com intervalo de 4 meses da segunda dose; já pessoas com doenças imunossupressoras devem ter o intervalo de 28 dias. Para todos os públicos é necessário o agendamento na plataforma vacina.petrolina.pe.gov.br para receber o imuno de reforço.

Outra novidade é que o público que fez uso da vacina Janssen, deve fazer uma segunda dose. A oferta para o público contemplado ocorrerá mediante o envio do imuno pelo governo do estado.

O município vacinou com este tipo de imunizante 2.470 pessoas. Assim, a partir da chegada da vacina ao município, será liberado o agendamento na plataforma.

De acordo com a secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro, as decisões pactuadas tem por objetivo o planejamento dos municípios e da organização da rede para vacinar a população. “As novas recomendações foram decididas pelo ministério da saúde, tanto a baixa na faixa etária, como no tempo de intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço, além das demais orientações. Desde o princípio da vacinação trabalhamos com planejamento, isso tem sido fundamental para o bom andamento da vacinação na cidade. Com essa recomendação do ministério, já estamos programando a plataforma para receber os agendamentos dos novos públicos”, explicou.

A plataforma será aberta nesta quinta-feira (18), a partir das 16h, para atendimento ao público de segunda e terceira dose. A disponibilidade de vagas ocorre semanalmente todas às quintas-feiras.

 

Ascom PMP

“Só o salário mínimo”: profissionais recém contratados pelo município de Juazeiro cobram pagamento do adicional de insalubridade

1

Profissionais de encanação, contratados pela Prefeitura de Juazeiro, no Norte da Bahia, através de Processo Seletivo realizado este ano pela gestão, procuram o Portal Preto no Branco para reclamar que não estão recebendo o adicional de insalubridade. A taxa é uma compensação prevista na legislação trabalhista e concedida a trabalhadores que exercem atividades laborais que os expõem a agentes nocivos à saúde.

“Eu e mais dois encanadores fizemos o processo seletivo, para receber um salário de 1.118,00 reais, mas sabemos que a prefeitura paga um adicional a todo profissional, no valor de 550,00 reais, em cima do salário mínimo, além da taxa de insalubridade. Porém, no nosso caso, que entramos na gestão há dois meses, a prefeitura está pagando só o salário mínimo. Somos encanadores e em toda firma esse profissional recebe a insalubridade, pois trabalhamos com esgoto, banheiro, vaso sanitário. E estamos ganhado só um salário mínimo seco da prefeitura. Isso é um absurdo!”, reclamou o servidor, que preferiu não ser identificado por medo de represálias.

O PNB está encaminhando a reclamação para a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp).

 

Da Redação PNB

Sindsemp mobiliza servidores para pressionar Câmara de Vereadores a não aprovar projeto de Reforma Previdenciária

0

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, mobilizou nessa quinta-feira (18), servidores para acompanhar a votação do projeto de lei 004/2021, que altera a lei previdenciária e Institui a Reforma Previdenciária no Município.

O Sindsemp, propôs as mudanças necessárias, como um novo projeto de lei, trazendo as alterações que garantiam os direitos e benefícios de servidores e servidoras quanto a aposentadoria.

No entanto, o IGEPREV encaminhou o projeto de lei sem nenhuma alteração pleiteada pelo Sindsemp, de forma arbitrária e impositiva trazendo prejuízos à categoria.

“Nós mobilizamos os servidores e servidoras porque não aceitamos que a categoria seja ignorada nos seus direitos. O projeto como foi aprovado não está de acordo com o que pleiteamos,” destacou o Presidente do Sindsemp, Walber Lins.

Ascom Sindsemp

Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem 98,4% das amostras negativas para Covid-19

0

O balanço parcial do projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, iniciado há um mês, aponta que 98,4% das amostras analisadas foram não detectáveis para Covid-19. Do total de 16.391 já com resultado, 16.135 foram negativas para Covid-19, 203 detectáveis e 53 inconclusivas. Outras 1049 amostras estão em análise.

Dos 386 municípios que aderiram ao projeto, 134 realizaram coletas em suas escolas públicas e encaminharam ao Laboratório Central do Estado (Lacen/BA).

O projeto foi instituído com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com os municípios. A testagem está sendo realizada em funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, destaca que o projeto foi iniciado para acompanhar a comunidade escolar, principalmente no momento em que houve a volta às aulas de forma 100% presencial. “Começamos com o Partiu! #Testagem nas Escolas para monitorar, ou seja, detectar precocemente, com o rastreio e a identificação de casos positivos para que a gente se antecipe e evite o espalhamento rápido do vírus”, afirma a Secretária.

Tereza Paim ainda explica que nos casos positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários estão sendo implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. “Todas essas ações visam garantir a segurança da saúde da comunidade escolar”, destaca.

Além da parceria entre Sesab e municípios, a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Rívia Barros, destaca a articulação com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia e Secretaria Estadual de Educação.

“A ampla adesão ao projeto, nas diferentes regiões do estado da Bahia, sinaliza o êxito da articulação entre diversos setores. Essa é uma importante estratégia de vigilância ativa de Covid-19 nas escolas da rede pública de educação do estado da Bahia”, afirma a Superintendente.

Secom

 

Professor denuncia a Prefeitura de Juazeiro por pedir cancelamento do Auxílio Tecnológico ao Tribunal de Contas dos Municípios e divulga áudio com a informação do órgão; gestão municipal afirma que a “informação é falsa”

0

Com a pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, os professores da rede municipal de Juazeiro, no Norte da Bahia, ficaram por um ano e sete meses trabalhando de forma remota. Por conta disso, os profissionais tiveram que investir em equipamentos de tecnologia para continuar ministrando as aulas.

Com o desgaste dos equipamentos usados, os profissionais cobram agora o pagamento do Auxílio Tecnológico, que já vendo sendo pago por outros municípios do país, e da região. O projeto precisa ser de autoria do executivo.

Em contato com o Portal Preto no Branco, o professor da rede municipal, Agnaldo José de Souza revelou que, apesar da Prefeita Suzana Ramos (PSDB) alegar que está aguardando um parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM)  acerca do pagamento de verba indenizatória aos servidores da educação, destinado ao ressarcimento de internet e equipamentos tecnológico, o processo que havia no órgão foi cancelado pela própria Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc).

O educador enviou ao PNB uma gravação feita da conversa que o mesmo teve com um representante do TCM. Na ligação, um homem identificado como Thiago, demonstra estranheza ao identificar o pedido de cancelamento da solicitação e afirma que foi a Secretária de Educação de Juazeiro, Normeide Almeida, quem fez o pedido.

“Como ela pede a consulta e pede o cancelamento? Não estou entendendo mais nada”, diz o representante do TCM que acrescenta “A Secretária de Educação Normeide fez a consulta ao Tribunal de Contas do Município, nós mandamos para a Assessoria Jurídica e ela vem e solicita todos os cancelamentos dessa consulta e então o tribunal arquivou o processo. O TCM não se manifestou quanto o assunto, já que ela pediu o cancelamento”.

Veja o áudio na íntegra

 https://youtu.be/0pBldsaBzyg

Em entrevista ao PNB, o professor Agnaldo criticou a ação da gestão municipal.

“A instituição pública fere um dos princípios básicos da Constituição Brasileira, a transparência. Primeiro que a prefeita mentiu, porque ela ficou o tempo todo dizendo que estava aguardando uma liberação do TCM para pagar o auxílio. A segunda mentira foi da Procuradoria do Município, pois estive ontem lá e o Procurador Thiago Cordeiro disse que não tinha processo no TCM, mas sim uma consulta e que a mesma não tinha protocolo, para dificultar nosso acesso as informações. Quando eu liguei para o TCM, fui informado que existe sim um processo e que a própria prefeitura pediu para arquivá-lo. Como é que a administração pública disse que pediu para o TCM consultar e dá um parecer sobre a liberação do auxílio e depois a mesma gestão pede para cancelar a processo? Muitas cidades do Brasil estão pagando esse auxílio, a exemplo de Petrolina e Sobradinho e até agora Juazeiro nada”, declarou o educador.

Agnaldo finalizou cobrando explicações a gestão municipal.

“Por que a prefeitura cancelou esse pedido? Por que não deixou o TCM analisar a processo? Infelizmente a educação está a deriva e nós não temos uma representação na Secretaria de Educação que valorize o profissional. Estamos prejudicados. Peço que a gestão reveja essa situação e corrija, pois fica muito feio. Isso é vergonhoso, principalmente para uma prefeita que tanto pregou na sua campanha que ia valorizar o servidor público. Eu votei nela, acreditei e estou me sentindo prejudicado, não só eu, como todos os profissionais de educação. Faça a correção e pague o auxílio dos professores da rede municipal”.

A Seduc encaminhou uma nota a nossa redação, se manifestando sobre a situação, e alegando que o Tribunal de Contas do Município (TCM), ainda não se pronunciou sobre a questão.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e a Procuradoria Geral do Município (PGM) esclarecem que não encaminharam qualquer projeto de lei à Câmara de Vereadores Juazeiro, acerca da “concessão de auxílio tecnológico para educadores”.

As pastas ressaltam que a gestão municipal formulou uma consulta prévia ao MEC, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre a viabilidade do projeto, tendo a negativa como resposta, bem como, também apresentaram uma consulta ao Tribunal de Contas do Município (TCM), que ainda não se pronunciou sobre a questão.

A Prefeitura de Juazeiro ratifica que preza pela legalidade e transparência nos atos da Administração Pública e que respeita as resoluções das instituições de controle, e destaca ainda, que não tem medido esforços para auxiliar alunos e colaboradores, durante o período de pandemia. Já foi realizada, inclusive, a concessão de licença-prêmio indenizada para mais de mil servidores da educação municipal, realizados investimentos na infraestrutura das escolas e equipamentos da educação, bem como distribuição de vales-alimentação para cerca de 37 mil estudantes da Rede Municipal. A resposta do FNDE e o número de processo da consulta ao TCM seguem em anexo. (Ascom Seduc)

1637254892347_SEDUC Consulta sobre pagamento de Pecúnia (1)

Outras reclamações

Em outubro deste ano, outros professores que atuam na rede municipal de Juazeiro, no Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para cobrar que a prefeitura libere o Auxílio Tecnológico para a categoria. Desde de março de 2020, os profissionais estão trabalhando de forma remota.

“Venho aqui demonstrar nossa angústia e insatisfação mediante a uma situação que ocorrendo com nossa classe. Até hoje não recebemos o Auxílio Tecnológico. Petrolina, por exemplo, já pagou e outros municípios também. Sabemos que essa situação pode ser resolvida apenas com o aval da Prefeita e sua equipe. Por conta do ensino a distância, estamos há um ano e sete meses gastando energia de nossas casas para educar os alunos. Além disso, tivemos que comprar computador, notebook e até mesmo outros meios tecnológicos para continuar dando aulas. Saiu tudo do nosso bolso para que a educação não parasse. Queremos uma resposta pois sabemos que esse auxílio é um direito nosso. Necessitamos desse recurso para continuarmos na luta. Pedimos respeito, atenção e auxílio”, pediram.

Os profissionais cobram ainda o pagamento de aulas extras.

“Tanto nós professores da sede, quanto os do interior, estamos sem receber há muitos meses os valores referentes a essas aulas extras. Todo mês nos informam que esse pagamento irá cair no próximo mês, e até hoje não vimos a cor desse dinheiro”, acrescentaram.

Auxílio Tecnológico

Em setembro, o vereador da oposição Alex Tanuri fez uma indicação para que a gestão municipal conceda um auxílio de R$ 8.000,00 para professores e de R$ 4.000,00 para secretários escolares.

Tanuri solicitou ainda que o presidente da Câmara de Vereadores enviasse com urgência esta sugestão para a prefeita, uma vez que projetos desta natureza precisam ser de autoria do executivo.

“Juazeiro já está atrás de Petrolina e precisamos correr contra o tempo para corrigir esta injustiça com os nossos profissionais da educação. Sem as aulas presenciais, a secretaria está economizando e há recursos sobrando. É mais do que justo que este dinheiro seja revertido para que professores e secretários escolares possam adquirir equipamentos novos”, declarou o vereador.

Redação PNB

Entenda como será a dose de reforço contra Covid e 2ª dose da Janssen

0

Na última terça (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que todas as pessoas com 18 anos ou mais receberão uma dose de reforço da vacina contra a Covid. Além disso, afirmou que o imunizante da Janssen, antes de dose única, agora passa a ser usado em duas doses, como as demais vacinas em aplicação no Brasil.

A mudança trouxe muita confusão em relação aos prazos e ao tipo de imunizante utilizado, surpreendendo até mesmo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Janssen, que não foram consultadas.

A aplicação da nova injeção deverá ocorrer passados cinco meses da segunda dose de qualquer imunizante. No caso da Janssen, as pessoas que já tomaram a primeira dose há dois meses podem tomar a segunda e, depois de cinco meses, receberão então uma dose de reforço.

Em relação ao tipo de imunizante utilizado, a pasta reforça que a vacinação heteróloga, ou seja, com um imunizante diferente daquele utilizado nas primeiras doses, é a preferência para a terceira dose.

Tire suas dúvidas abaixo sobre a dose de reforço e a segunda dose da Janssen.

Quem pode tomar uma dose de reforço das vacinas contra Covid agora?

Todas as pessoas com 18 anos ou mais podem tomar uma dose de reforço das vacinas contra Covid, independente de qual tipo de imunizante receberam no primeiro ciclo de vacinação. A aplicação da dose de reforço deve ser feita cinco meses após a segunda dose –antes, a orientação era aguardar seis meses.

A nova diretriz da Saúde, de estender para toda a população adulta a dose de reforço, difere do que decidiu a Anvisa até o momento. A agência reguladora prevê por enquanto a dose de reforço para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Qual o tipo de imunizante utilizado?

Segundo o Ministério da Saúde, a terceira dose será com esquema heterólogo, isto é, com um imunizante distinto daquele que foi aplicado inicialmente. A escolha se baseia em um estudo conduzido pela própria pasta, que indicou uma maior de proteção do reforço nesse esquema. A prioridade será utilizar doses da Pfizer e, na falta desse imunizante, AstraZeneca ou Janssen.

Quando a aplicação estará disponível?

Apesar da orientação federal, o calendário varia entre estados e cidades, como já ocorreu em outros momentos da campanha contra Covid. A população precisa estar atenta ao cronograma do local onde vive. No estado de São Paulo, por exemplo, a dose adicional passa a ser aplicada já a partir desta quinta (18).

Como outros países têm feito?

A terceira dose (também chamada de booster, seu nome em inglês) já teve início em diversos países para adultos com 18 anos ou mais. Nos Estados Unidos, desde setembro, as pessoas com mais de 65 anos que tomaram a vacina da Moderna, os maiores de 18 anos com alto risco ou os maiores de 18 com alta exposição em função da profissão podem tomar uma dose adicional. Anteriormente, a FDA (Food and Drugs Administration) apenas recomendava a dose adicional para pessoas com 65 anos ou mais ou imunodeprimidas.

Já na Europa a EMA (Agência de Medicamentos Europeia) recomendou, no início de outubro, uma terceira dose de vacinas de mRNA para pessoas imunocomprometidas, mas cada país pode decidir de maneira autônoma a dose reforço para toda a população.

Na última sexta (12), a Holanda decretou um novo lockdown de três semanas. A Áustria também iniciou, no último sábado (13), um lockdown para os não vacinados, que ficam impedidos de frequentar locais como bares e restaurantes, por exemplo. A ideia é estimular que as pessoas tomem a vacina contra Covid.

Se as vacinas protegem contra a doença, por que agora preciso de uma dose de reforço?
Os estudos mais recentes apontam uma queda em um dos tipos de proteção conferidos pelas vacinas de seis a oito meses após a aplicação. No entanto, apesar de esperada, a queda na quantidade de anticorpos com qualquer tipo de imunizante tende a não se refletir na proteção contra casos graves e óbito. Para isso, a proteção tende a ser mais duradoura e se manter elevada.

Dados de alguns países, como Israel e Reino Unido, apontam que, seis meses depois, a efetividade das vacinas da Pfizer e AstraZeneca caíram de 90% para 65%, no caso da Pfizer, e de 65% para 45%, para a AstraZeneca.

No entanto, a proteção contra hospitalizações e óbitos se manteve elevada –passou de 99% para 90%, no caso da Pfizer. Para a AstraZeneca, quanto às hospitalizações, foi de 95% para 75% e, para os óbitos, de 95% para 80%.

Recentemente, o governo do Reino Unido divulgou novos dados da efetividade de uma dose de reforço da Pfizer ou Moderna em indivíduos que receberam o esquema primário com AstraZeneca ou Pfizer. Em relação à defesa contra casos sintomáticos de Covid, as vacinas apresentaram uma queda na proteção nesse grupo cinco meses após a segunda dose em pessoas com 50 anos ou mais.

A terceira dose, porém, elevou a proteção para acima de 90% nos dois casos, com o risco de contrair a doença diminuindo quase dez vezes de dois a seis dias após a dose de reforço em comparação com o período logo antes da injeção.

Dessa forma, as doses de reforço conseguem não apenas recuperar uma queda na imunidade natural para as infecções sintomáticas de Covid, mas diminuem também significativamente o risco de novas hospitalizações e óbitos de cinco a seis meses após a vacinação com o esquema primário.

Tomei duas doses da AstraZeneca, eu preciso de uma dose de reforço?

Sim. A orientação do ministério é aplicar a dose de reforço, de preferência com o imunizante da Pfizer, cinco meses após a segunda injeção.
Estudos já apontam que uma vacinação heteróloga AstraZeneca/Pfizer produz uma resposta imune mais duradoura e também mais forte tanto. Estudo conduzido pelo próprio ministério mostrou que a vacina de RNA mensageiro da Pfizer apresentou melhor resposta imune na dose de reforço que a vacina de vetor viral, como Janssen e AstraZeneca.

Tomei duas doses da Pfizer, eu preciso de uma dose de reforço?

Sim. A orientação da Saúde é aplicar a dose de reforço, de preferência com AstraZeneca ou, na falta, Janssen, cinco meses após a segunda injeção.
Em relação à vacina da Pfizer, estudos internacionais corroboram também um aumento da proteção conferida por anticorpos e células de defesa com uma terceira dose do mesmo imunizante, por isso ela também é uma opção.

Fui vacinado com a vacina de dose única da Janssen. Por que agora preciso tomar segunda dose e ainda um reforço?

A vacina da Janssen com uma dose única apresenta uma eficácia de 66% para casos sintomáticos de Covid-19, índice que salta para 94% quando duas doses são utilizadas. Por esse motivo, especialistas e autoridades passaram a recomendar o novo esquema.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os adultos que tomaram a Janssen há pelo menos dois meses devem receber uma segunda injeção. Após a aplicação da segunda dose, o prazo para receber a dose de reforço é a partir de cinco meses, e o reforço deve ser com Pfizer ou AstraZeneca.

Minha primeira dose foi de um imunizante e a segunda, de outro. Eu preciso de reforço? Com qual vacina?

Sim. De acordo com a Saúde, as pessoas que já tomaram uma vacina heteróloga entre a primeira e a segunda dose devem receber uma terceira dose da Pfizer.

Bocão News