Arquivos anuais: 2021

Covid 19: Bahia registra 646 novos casos e 6 óbitos nesta quarta-feira (17) houve uma leve queda na taxa de ocupação de UTIs

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 646 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,05%) e 456 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (17) também registra 6 óbitos. Dos 1.253.273 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.223.299 já são considerados recuperados, 2.787 encontram-se ativos e 27.187 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.603.672 casos descartados e 249.484 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.439 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O estado registrou uma leve queda na taxa de ocupação de UTIs adulto, com um índice de 34%.

O índice de UTIs pediátricas está em 62%. No total, 29% de leitos estão ocupados. Nas enfermarias, a ala adulto tem 21% de ocupaçlão, enquanto a pediátrica tem 55%.

Vacinação

Com 10.910.935 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,69% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Redação PNB 

“A que ponto Juazeiro chegou”: ambulância do SAMU Juazeiro, transportando 8 passageiros quebra e fica parada quase toda a tarde no Alto da Maravilha; foi a segunda que quebrou hoje (17)

0

 

Na tarde desta quarta-feira (17), o PNB recebeu diversos contatos informando que uma ambulância do SAMU ficou parada na rua 4, bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, durante quase toda a tarde.

Alguns populares chegaram a especular que o motivo teria sido falta de combustível, mas o veículo apresentou problemas mecânicos.

A unidade, segundo nossas fontes, transportava 8 pessoas, conforme também está registrado em vídeos gravados por populares.

O veículo quebrou no início da tarde, e somente por volta das 17 horas foi guinchado, após outras ambulâncias pequenas fazerem o translado dos ocupantes.

O Vereador Mitu do Sindicato também esteve no local e relatou ao PNB que  esta foi” a segunda denúncia que recebeu sobre o SAMU de Juazeiro”.

” Fui informado desta ambulância do SAMU quebrada no Alto da Maravilha, desde às 13h30. A unidade parou e deixou de atender a população. Estranho o fato de uma ambulância carregar 8 pessoas. O veículo passou toda a tarde no local. Somente hoje, 17, já é a segunda denúncia que recebo sobre o SAMU de Juazeiro. Estou buscando mais informações sobre este episódio constrangedor para o município de Juazeiro. Uma vergonha. A que ponto Juazeiro chegou. A segunda que quebra hoje “, protestou o vereador.

Nós entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, e o órgão informou que “a diretoria de transporte já tomou conhecimento. A frota tem muito tempo de uso, e a manutenção é feita regularmente. Os veículo foram encaminhado para o conserto.

Redação PNB

Alugam imóveis e abandonam os que existem? moradores Cajueiro, em Juazeiro, denuncia abandono do prédio onde funcionava a Messe de Amor

0

Uma moradora do bairro Cajueiro, no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, entrou em contato com a redação do Portal Preto no Branco, nesta quarta-feira (17), para reclamar do abandono do prédio onde funcionava a antiga Unidade de Acolhimento Messe de Amor.

“Venho fazer uma denúncia sobre a situação do antigo prédio onde funcionava a “Messe de Amor”, que está abandonado. Nós, moradores do bairro Cajueiro, estamos assustados, pois este abandono tem representado perigo. O local está servindo de morada para pessoas em situação de rua, sem falar que a noite é muito escuro. Moradores de rua vão lá para beber, usar drogas e o poder público não enxerga estas pessoas”. Peço, por gentileza, que as autoridades tomem providências”, reivindicou.

A moradora contou ainda que “no último domingo (13) colocaram fogo lá, ficamos com medo de um incêndio, que chegasse a atingir as casas vizinhas”.

Ela ainda sugeriu: “É um prédio grande, que poderia ser utilizado como uma escola, creche, UBS, e está assim abandonado. Por que não recuperam, reformam, e utilizam para algum órgão da prefeitura, ao invés de estarem pagando aluguéis caríssimos em imóveis. Alugam imóveis e abandonam os que existem?” questionou.

Outra reclamação

Em junho passado, outra moradora do bairro, nos trouxe a mesma preocupação.

“Sou moradora do bairro há anos. O prédio está abandonado e colocando todos em risco, pois algumas pessoas estão utilizando o espaço como ponto de droga. Está um perigo. Passo todos os dias por lá quando vou e volto do trabalho e fico com medo”, relatou a moradora que preferiu não ser identificada.

Ela cobrou ainda ações dos órgãos competentes, para solucionar a situação.

“Quero solicitar que as autoridades tomem a frente desse problema e veja o que pode ser feito para que a população possa trafegar com segurança pelo bairro. A rua já é deserta e com uma situação dessa, só aumenta o nosso medo.” finalizou.

O PNB está encaminhando a reclamação para a Prefeitura de Juazeiro.

Redação PNB

Terreno abandonado no bairro Argemiro, em Juazeiro, vem causando transtornos e moradores cobram providências da prefeitura

0

Diversos terrenos particulares e públicos estão abandonado em várias partes do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, causando transtornos para a população. Desta vez, a reclamação veio de moradores da rua Rua do Alecrim, no bairro Argemiro.

De acordo com eles, há anos um terreno particular está servindo para acúmulo de lixo.

“Não aguentamos mais essa situação, que vem se arrastando há anos, sem nenhuma providência. Esse terreno está cheio de mato e lixo, contribuindo para a proliferação de ratos, baratas, muriçocas e escorpiões no bairro. Além disso, muitos jovens usam o local para fazer uso de drogas”, declararam.

Os moradores afirmaram ainda que já procuram o poder público para reclamar da situação, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

“A gestão só diz que o terreno tem um proprietário e que nós moradores é que devemos procurar o mesmo. Mas nós não sabemos quem é o dono. Além disso, acreditamos que a gestão deve fazer a parte dela e autuar essa pessoa. É um verdadeiro descaso”, finalizaram.

O PNB está encaminhando a reclamação para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro.

 

Da Redação PNB

 

Covid-19: Juazeiro registra 3 óbitos e 39 novos casos nesta quarta-feira (17); taxa de ocupação é de 80%

0

Juazeiro registrou três óbitos por complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (17), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 391 mortes provocadas por complicações da doença.

Uma das mortes foi de um homem, de 45 anos, em um hospital particular de Petrolina. As outras duas foram em Juazeiro, de uma pessoa do sexo masculino e outra do sexo feminino, ambas com 75 anos. Todas possuíam histórico de comorbidades.

Foram confirmados 39 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 18.987 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.375 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.002. Juazeiro tem 221 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.679 testes rápidos pela prefeitura e 4.173 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 54%, com 52 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 80% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 1 leito disponível.

 

Ascom Sesau

Confirmadas atrações do Festival Edésio Santos da Canção 2021; confira

0

Conforme já havia sido divulgado pelo Portal Preto No Branco, a 24ª edição do Festival Edésio Santos da Canção – “O Mundo Canta Juazeiro”, contará com as participações dos músicos Zé Manoel, Edy Star e do mineiro Flávio Venturini. A Prefeitura de Juazeiro confirmou as atrações do evento que será realizado na Orla II de Juazeiro, Norte da Bahia, de 9 a 11 de dezembro.

De acordo com a Secult, a edição de 2021 “já garantiu o seu marco na história com o maior número de inscrições realizadas em todos os anos de Festival. Ao todo, a comissão de triagem vai analisar 200 canções até o dia 20 de novembro”.

“Estamos muito felizes com o recorde de inscrições e a visibilidade desse evento. O desejo da prefeita Suzana Ramos, do secretário Sérgio Fernandes e de toda equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) é transformar o Edésio Santos em referência nacional e trabalhamos para isso. Estamos possibilitando a troca de experiências dos artistas juazeirenses com compositores e interpretes de todo o país, impulsionando a economia, através do turismo, além de enriquecer o cenário cultural da nossa cidade”, disse o superintendente de Cultura e Turismo, Junior Mota.

A triagem das canções que serão apresentadas nas classificatórias do Festival, nos dias 9 e 10 de dezembro, estão acontecendo na Casa da Música, em Salvador. A expectativa é que o resultado preliminar, com as 24 canções classificadas, seja divulgado no Diário Oficial do dia 22 de novembro.

Programação

Na noite de abertura do Edésio Santos, no dia 9 de dezembro, a principal atração da noite será Zé Manoel. O artista petrolinense indicado ao Grammy Latino 2021 já foi vencedor do Festival como compositor e vai apresentar o show ‘Do meu coração nu’, em que traz influências do Vale do São Francisco. Na segunda noite, 10 de dezembro, a atração é o juazeirense Edy Star,     muito conhecido por sua parceria com Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio no álbum ‘Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10’.

No dia 11 de dezembro, na final do Festival, será a vez de ouvir as canções do mineiro Flávio Venturini. Revelado nos anos 70, no movimento Clube da Esquina, junto com Milton Nascimento, Flávio também foi um dos grandes nomes do grupo 14 Bis e é autor de sucessos da Música Popular Brasileira, como ‘Todo Azul do Mar’, ‘Linda Juventude’ e ‘Planeta Sonho’.

Premiação

Entre as 12 canções escolhidas para a fase final, que acontecerá no dia 11 de dezembro, as três primeiras músicas colocadas, melhor intérprete, melhor canção local e o vencedor do Júri Popular receberão as seguintes premiações: 1º lugar, R$ 10,5 mil; 2º lugar, 8,5 mil; 3º lugar, R$ 6,5 mil; Melhor Música Local, R$ 4 mil; Melhor Intérprete, R$ 3,5 mil, Prêmio do Júri Popular, R$ 2,5 mil.

Redação PNB, com informações Ascom Seculte

INSS: 95 mil beneficiários têm até sexta para agendar perícia médica

0
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por estar afastado do trabalho por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – deve ficar atento para o agendamento de nova perícia médica, sob o risco de ter o benefício suspenso.

Até 95 mil beneficiários por afastamento temporário foram convocados por edital no fim de setembro e têm até a próxima sexta-feira (19) para agendar nova perícia médica, em que será avaliado se o beneficiário permanece incapaz para o trabalho. O prazo inicial, que ia até 11 de novembro, foi prorrogado para o dia 19.

O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou da central de atendimento 135. Se o segurado não agendar a perícia, o benefício será suspenso e só será reativado após novo agendamento. “Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS.

A lista com o nome e o número de benefício de todos os convocados foi publicada e deve ser conferida no Diário Oficial da União (DOU).

Esse modo de convocação é utilizado para os casos em que as cartas com o chamamento para nova perícia foram devolvidas pelos Correios, sem que o beneficiário pudesse ser localizado. Isso ocorre devido a mudança de endereço sem a respectiva atualização cadastral, por exemplo.

Foi convocado quem recebe o benefício por afastamento temporário há mais de seis meses e que não tem data de cessação já estipulada ou indicação de reabilitação profissional através do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI).

A revisão desse tipo de benefício ocorre desde agosto, quando 173 mil beneficiários foram convocados por carta. Segundo o instituto, os aposentados por invalidez e pessoas que recebem o amparo assistencial ao deficiente não passam por esta revisão.

O INSS destaca que a nova perícia médica não necessariamente pode resultar na interrupção do afastamento temporário. É possível que o benefício seja mantido, mas que seja marcada uma data de cessação futura.

Outra possibilidade é que o benefício se transforme em aposentadoria por invalidez, quando constatada a total impossibilidade de recuperação.

Passo a passo

Todos os convocados devem acessar o Meu INSS, por meio de aplicativo de celular ou pela internet (site gov.br/meuinss), e seguir os seguintes passos:

1. Fazer login no Meu INSS;

2.Clicar em “Do que você precisa?”, escrever “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;

3. Escolher entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.

4. Seguir as orientações que aparecem na tela;

5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

O agendamento também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e seguir as instruções.

Por esse meio é possível também atualizar o endereço e o telefone do beneficiário, se for o caso.

Agência Brasil

 

“Já tem mais de um mês”: morador diz que equipe da prefeitura de Juazeiro despejou lixo em frente à sua residência e cobra limpeza do local

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, o Professor Trajano Lino, morador da rua Nova Amazonas, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, no Norte da Bahia, reclamou do despejo irregular de lixo em frente à sua residência. De acordo com Trajano, restos de material de construção foram jogados no local por equipes da prefeitura.

“A prefeitura fez uma limpeza na rua e acumulou o lixo todo na porta da minha casa. Isso já tem mais um um mês e até o momento ninguém veio resolver a situação. Quero que seja uma feita uma limpeza aqui e que tirem esse lixo daqui. O monte só tem aumentado, pois estão descartando todo tipo de lixo no local”, reclamou o professor.

O PNB já encaminhou a reclamação para a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro, mas até o momento não obtivemos respostas.

Da Redação PNB

STF analisará inconstitucionalidade de lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas

0
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) entrou com uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma lei de Rondônia que proíbe o uso da linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas do estado, e em editais de concursos públicos.

Na ação, a Contee alega que lei estadual 5.123/2021 foi sancionada com a desculpa de defender o aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e as orientações legais de ensino, mas na verdade apresenta preconceitos e intolerâncias incompatíveis com a ordem democrática e com valores humanos.

“A norma traz marcas de discriminação, de negação da diversidade e da liberdade de aprender e ensinar e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e, por conseguinte, de todos os fundamentos, princípios, garantias e valores em que se alicerça e sustenta a Constituição Federal”, argumenta.

Para a confederação, a linguagem neutra deve ser entendida a partir de sua inserção na realidade social, não tendo qualquer relação com “modismo” ou com caráter partidário e ideológico. E sustenta que o uso diz respeito à identidade de gênero e ao reconhecimento da diversidade em suas múltiplas formas.

No aspecto da inconstitucionalidade propriamente dita, a entidade alega que a lei viola a Constituição Federal, pois regulamenta uma matéria que é de competência exclusiva da União, já que a própria constituição prevê que cabe a União Federal criar leis sobre diretrizes e bases da educação nacional.

A ação foi distribuída ao ministro Edson Fachin.

BNews