Arquivos anuais: 2021

“Dentista de enfeite”: usuários da UBS do bairro Vila Jacaré, em Juazeiro, reclamam que estão sem atendimento odontológico por falta de insumos; Sesau responde

0

Usuários da Unidade Básica do bairro Vila Jacaré, em Juazeiro, no Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para reclamar da falta de atendimento odontológico na unidade. De acordo com eles, o profissional está impossibilitado de trabalhar desde de janeiro deste ano por falta de insumos odontológicos.

“O postinho do bairro Vila Jacaré está há meses com um dentista de ‘enfeite’, pois a unidade de saúde está sem receber materiais utilizados no atendimento. Além disso, a cadeira do dentista está quebrada, para variar.  Com isso, a comunidade fica precisando do atendimento que nunca está disponível”, reclamaram.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a Sesau informou que “a situação da cadeira do dentista foi resolvida e que o material deve chegar até sexta feira. Na segunda o atendimento volta ao normal”.

Da Redação PNB

 

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para a vaga de auxiliar administrativo

0

O Hospital Regional de Juazeiro abriu nesta quarta-feira (17) novo processo seletivo para o cargo de auxiliar administrativo. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço curriculo.hrj@irmadulce.org.br até o dia 22 de novembro (segunda-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga a ser inscrita.

Podem participar da seleção candidatos que tenham ensino médio completo, conhecimento em informática e experiência em Faturamento. A vaga possui carga horária de 44h semanais e também está disponível para pessoas com deficiência.

 

 

Ascom

Serviço de Água e Saneamento Ambiental- SAAE, volta a ser alvo de reclamações de moradores de alguns bairros de Juazeiro

0

As reclamações sobre problemas relacionados ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, no Norte da Bahia estão cada vez mais constantes. As insatisfações vão desde esgotos a céu aberto, a falta ou  desperdício de água potável.

Em contato com o Portal Preto no Branco, o morador da rua Nova Veneza, no bairro Alagadiço, David Maroney, voltou a reclamar de um bueiro que estourou há uma semana, causando transtornos.

“Olha a situação da rua em que eu moro. Está completamente tomada pelo esgoto. Além do forte odor, também estamos expostos à doenças por conta do problema. Tenho duas crianças em casa e estou preocupado com essa situação”, declarou.

Ainda de acordo com David, o SAAE já foi informado sobre o problema, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

“Desde a semana passada entro em contato com o SAAE e até agora nada. Entra ano e sai ano e essa rua continua abandonada pelo poder público de Juazeiro”, finalizou.

O morador já havia reclamado da mesma situação em janeiro deste ano. Na ocasião, o SAAE enviou uma equipe ao local após a reclamação.

Morador reclama de esgoto a céu aberto no bairro Alagadiço, em Juazeiro; SAAE age

No bairro Trancredo Neves, moradores reclamam da mesma situação.

Um esgoto está estourado no caminho 23 e o SAAE ainda não veio resolver. Está uma ‘fedentina’ horrível nas nossas portas”, reclamaram os moradores.

Já no bairro Novo Encontro, a reclamação é sobre o desperdício de água limpa. De acordo com os moradores, um cano estourou na segunda-feira (15) e até o momento nenhuma equipe do SAAE foi enviada ao local.

 

“Há dois dias bastante água limpa está sendo jogada fora aqui no bairro. Desde a madrugada da segunda-feira que o cano está estourado. A água já tomou conta de várias ruas do bairro.  Bastante água está sendo desperdiçada e nada do  SAAE aparecer. É uma situação lamentável”, criticaram.

O PNB está encaminhando as reclamações para o SAAE.

 

Projeto do vereador Dr. Salvador propõe criação do banco de medicamentos doados de Juazeiro

0

 

O vereador Dr. Salvador, protocolou Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta terça-feira (16), que dispõe sobre a criação do Banco de Medicamentos Doados de Juazeiro.

O Projeto de Lei, que deverá ser apreciado nos próximos dias, cria um ambiente legal para que o município possa receber “medicamentos a partir de doações por pessoas físicas ou jurídicas devidamente cadastradas pelo órgão municipal ou receptor do medicamento, para a distribuição gratuita à população carente, priorizando os idosos”, destaca.

De acordo com a lei, o “Banco de Medicamentos Doados será gerenciado pelo Município e funcionará em ambiente próprio para o fim do que se destina, tendo como local um espaço dentro da própria Secretaria Municipal de Saúde, lembrando ainda que é necessário receituário médico para o paciente ter acesso ao medicamento.

Na avaliação do vereador Dr. Salvador, “O principal objetivo do programa será arrecadar, junto a indústrias farmacêuticas, consultórios médicos e assemelhados, bem como entre as pessoas da comunidade, os medicamentos industrializados e aprovados para comercialização, no entanto, sem terem sido alteradas suas propriedades que garantam condições plenas e seguras para os fins que se destinam”, justificou.

Para evitar qualquer tipo de justificativa de inconstitucionalidade em função de custos, o Projeto destaca que “o Município fica isento de manter financeiramente os medicamentos do Banco de Medicamentos Doados, uma vez que farão parte do mesmo, somente aqueles doados e arrecadados, lembrando ainda que “todas as atividades para formação dos estoques, classificação e verificação do conteúdo e prazo de validade serão desempenhadas por profissionais das áreas médicas ou farmacêutica do quadro próprio do município, estudantes, estagiários e voluntários”, explicou.

O projeto, bem detalhado, acrescenta normas para recebimento dos medicamentos doados, incluindo entre outros cuidados o bom estado de conservação, embalagem com bula e prazo mínimo de 45 (Quarenta e Cinco) dias antes da data de vencimento, acrescentando ainda que será destinado somente “pessoas que comprovem ser carentes, especialmente idosos, após visita, cadastro e relatório realizados por assistentes sociais do quadro próprio do Município e/ou voluntários”, escreveu.

“As pessoas menos favorecidas financeiramente estão numa posição delicada diante do alto preço dos remédios e muitas pessoas mantêm em casa remédios que não utilizam mais, que poderiam suprir necessidades urgentes e salvar vidas. A ideia de criar um “Banco de Medicamentos” atende a uma demanda social e será uma importante ferramenta para a ampliação do acesso das famílias carentes, especialmente de seus idosos, a remédios arrecadados a partir da doação da própria sociedade”, concluiu.

 

Ascom Vereador Dr Salvador

Alunos do bairro Itaberaba, em Juazeiro, que estudam no Colégio Agostinho Muniz estão sem transporte escolar; Seduc responde

0

Com o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede Estadual de ensino, em Juazeiro, no Norte da Bahia, alguns alunos estão enfrentando dificuldades para chegar às escolas. Esse é o caso dos três filhos do morador Carlos Antônio.

Em contato com o Portal Preto no Branco, ele informou que não há transporte escolar para os alunos que residem no bairro Itaberaba e estão matriculados na Escola Agostinho Muniz, localizada no Tabuleiro. O serviço deveria ser disponibilizado pela gestão municipal, recebedora dos repasses do Governo do Estado.

“A mãe dos meus filhos já foi várias vezes na escola reclamar da situação e o diretor só fala que já mandou vários ofícios para a Secretaria de Educação e até agora não obteve nenhuma resposta”, reclamou.

Ainda de acordo com Carlos Antônio, os responsáveis pelos alunos estão precisando arcar com os custos do transporte público para que os filhos continuem estudando.

“Assim como meus filhos, tem vários alunos que não estão podendo ir para a escola, porque não tem condições de pagar passagem no transporte público. Só com meus filhos, nós temos que gastar R$ 320,00 e sabemos que a situação está difícil para todo mundo. Por isso, precisamos que essa situação seja resolvida”,

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro. Em resposta, o órgão esclareceu que “não constam no setor de transportes, ofícios sobre a demanda apresentada. A Seduc orienta que o gestor escolar procure o setor de transportes, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para dar os encaminhamentos necessários para solucionar a questão”.

 

Da Redação PNB

UPB defende PEC para reduzir a alíquota patronal municípios

0

A proposta de reduzir de 22,5% para 10% a alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS está sendo defendida pela União dos Municípios da Bahia (UPB) como pauta prioritária para melhorar a saúde fiscal dos municípios. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que altera o parágrafo 9º do artigo 195 da Constituição Federal para reduzir pela metade a contribuição social dos municípios, foi protocolada nesta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, pelo líder do Progressistas, o deputado Cacá Leão. A matéria necessita da assinatura de 171 deputados para iniciar a tramitação na Casa.O presidente da UPB, Zé Cocá, vinha articulando a proposta com o parlamentar e defende a medida como crucial para equilibrar as contas dos municípios. “A UPB realizou um estudo de que, hoje, dos 22,5% [da alíquota] os municípios só conseguem pagar 7,22%. Se a gente conseguir a redução para 10% nós provaremos para União que, descontando na folha, ela arrecadará o dobro e vai permitir aos municípios sair desse ciclo de endividamento porque nenhuma prefeitura de pequeno porte consegue arcar com a alíquota atual”, explica Zé Cocá.O gestor já tinha anunciado a medida em Brasília, na semana passada, durante a reunião com a bancada de deputados federais da Bahia. Segundo Zé Cocá, a PEC da Alíquota atende um pedido da UPB para evitar o colapso dos municípios, sobretudo das prefeituras mais pobres do Nordeste brasileiro. “Ou a gente discute isso urgente com o governo federal ou, com a implantação do e-Social, agora, iremos quebrar os municípios de pequeno porte daqui a 2, 3 anos”, alerta o presidente da UPB que também é prefeito de Jequié, no sudoeste baiano.

Ascom UPB

Moradores improvisam “ponte” em canal que corta o bairro Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, e cobram providências do poder público

0

Moradores do bairro Nossa Senhora das Grotas, conhecido popularmente como “Suvaco da Cobra”, em Juazeiro, no Norte da Bahia, estão enfrentando dificuldades para transitar pelo local. Com as chuvas que caíram no início deste mês, uma ponte que havia no canal que corta o bairro acabou sendo destruída.

Por conta da situação, moradores improvisaram uma passagem com um pedaço estreito de madeira. Veja o vídeo:

“Está quase impossível transitar entre os dois lados do bairro, pois essa é a única passagem. Esse canal vem do bairro Argemiro e corta o Nossa Senhora das Grotas, até chegar no Jardim Florida. A ponte que tinha sobre o canal foi levada, tem algumas semanas, por conta das últimas chuvas, impossibilitando a passagem de carros e motos e dificultando o trânsito de pessoas e ciclistas. Muitas crianças e idosos passam diariamente pelo local, correndo o risco de cair no canal”, declarou o morador James Jonathan.

Ainda de acordo com ele, a situação dos moradores fica ainda mais difícil quando chove.

“Antes o canal tinham anéis de concreto para a água que passava por baixo. Não sei o que aconteceu, se entupiu com as chuvas e a água transbordou, mas há cerca de três semanas eles abriram um buraco no local, tiraram os anéis e deixaram o buraco aberto. Quando chove fica inviável transitar no bairro inteiro por se criar grandes poças de lama em regiões mais baixas, e ao chegar perto do canal a situação só piora. Quem mora perto é quem mais sofre nesses momentos se vendo impossibilitado de sair de casa”, acrescentou o morador.

O PNB está encaminhando a reclamação para a prefeitura de Juazeiro.

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quarta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (17). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

 

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Feijão Verde por R$ 5,50 o litro; Inhame por R$ 150,00 a caixa com 25kg; Pimentão por R$ 20,00 a caixa com 12kg; Tomate 1ª por R$ 95,00 a caixa com 26kg; Abacate por R$ 7,25 o Kg e Abacaxi por R$ 250,00 o cento.

Veja a cotação completa 

COTAÇÃO 17-11-2021

 

Welington Alves – Ascom AMA

Covid-19: Petrolina confirma mais um óbito e 198 novos casos

0

 

 

O boletim epidemiológico dessa terça-feira (16) informa que Petrolina tem disponível, a partir de agora, 23 leitos de UTI. Destes, 15 estão ocupados, sendo sete pacientes de Petrolina e oito de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 65,2% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas. Os números são resultado dos testes realizados durante o fim de semana (13 e 14) e feriado (15), assim, foram registrados 198 novos casos. Dos casos positivos 86 são do sexo masculino, com idades de um a 76 anos, e 112 do sexo feminino, com idades de dois a 81 anos. Dos resultados, 191 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e sete por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município está com 34.603 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 32.694 já estão recuperadas, isso representa 94,5% de cura clínica.

Há ainda o registro de um óbito. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de 83 anos, com histórico de comorbidade. A morte ocorreu na última sexta-feira (12) em um hospital privado da cidade. Assim, o município está com 576 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 580 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: 15 pessoas se declararam pretas; 145 pardas; três amarelas; 24 brancas e 11 optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 149.167 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.333 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Débora Sousa – Ascom Sesau