Arquivos anuais: 2021

Ação social “Empregabilidade em Cores”, de Petrolina, é contemplada no projeto de emendas participativas do Deputado Federal Túlio Gadelha

0

Com o objetivo de qualificar pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua inserção no mundo do trabalho formal no Vale do São Francisco, o projeto “Empregabilidade em Cores” foi um dos selecionados para ser contemplado com a iniciativa “Emendas Participativas” do Deputado Federal Túlio Gadelha (PDT).

A ação social da ONG Movimento Cores, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi escolhido através de votação popular feita no site do Deputado. Agora, o projeto poderá receber o valor de até R$ 300.000,00 para realizar cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional para o segmento no município.

Nas redes sociais, Alzir Brasileiro, presidente da ONG, comemorou a conquista.

“Conseguimos; Quero agradecer a cada pessoa que se doou, votou, divulgou e pediu voto! Obrigada em especial ao deputado @tulio.gadelha e equipe pela oportunidade de concorremos e vencermos mais uma luta”, agradeceu.

https://www.instagram.com/p/CWX-uRYLSRR/?utm_medium=share_sheet

A iniciativa Emendas Participativas do Deputado Túlio Gadelha visa compartilhar o poder de decidir para onde vai o dinheiro do Orçamento da União dedicado às emendas parlamentares. Para isso, o mandato faz um processo de concorrência e, através de uma votação, 25 projetos são contemplados. Dessa forma, o público vota em um dos 180 projetos que concorrem em todo o estado.

 

Da Redação PNB

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro abre posto do Juá Garden Shopping para vacinação de segunda dose de CoronaVac

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que está abrindo nesta quarta-feira (17), o posto de vacinação do Juá Garden Shopping, para aplicação de segunda dose com CoronaVac. O horário de funcionamento é das 10h às 16h.

Além da aplicação da CoronaVac no shopping, a Sesau está fazendo a segunda dose também no Centro de Saúde III, no bairro Angari, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

O município aguarda o recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação da segunda dose com o fabricante Pfizer, bem como da primeira dose contra a Covid-19.

 

Ascom

Advogado Ricardo Penalva é exonerado do cargo de Coordenador Executivo do Procon de Juazeiro

0

O advogado Ricardo Penalva de Oliveira, que atuava como Coordenador Executivo do Procon de Juazeiro, no Norte da Bahia, deixa o cargo. A exoneração foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Município.

Agora, o Procon de Juazeiro passa a ter uma direção provisória. O servidor Pedro Wilson Pereira de Queiroz assume interinamente o posto de Coordenador Executivo do órgão municipal de defesa do consumidor.

Ascom

 

Mãe pede ajuda para filha com paralisia cerebral, após Prefeitura de Juazeiro descumprir ordem judicial para entrega de medicamentos e outros insumos

0

 

No último mês de julho, a moradora de Juazeiro, no Norte da Bahia, Cláudia Barbosa, entrou em contato com o Portal Preto Branco para denunciar o descumprimento, pela Secretaria Municipal de Saúde, de uma ordem judicial que lhe garante acesso a medicamentos e outros insumos para sua filha Laysla Barbosa, de 18 anos, que tem paralisa cerebral.

Desde 2014, a ordem judicial vinha sendo cumprida e a família recebendo o material. Porém, de acordo com Cláudia, com o início da nova gestão, a situação mudou.

“Este ano, depois que entrou a nova gestão, a situação que já era difícil, ficou pior. A Secretaria de Saúde está atrasando a entrega das fraldas e dos medicamentos das crianças. Ela usa três medicamentos controlados. A última vez que peguei todos, na quantidade correta foi  no dia 30/05 e tenho todos os recibos para comprovar isso. Agora estão fornecendo de retalho. Estou aqui sem a medicação da criança em casa com o risco de uma crise convulsiva”, contou.

Nesta terça-feira (16), a mãe voltou a fazer contato com nossa redação para relatar novos atrasos na entrega dos insumos.

“Estou aqui, mais uma vez, para informar que estão atrasando de novo. A ultima vez que recebi foi no dia 5 de outubro, e até hoje nada. Ligo para a secretaria e ficam mentindo, enrolando, dizendo que vem hoje, vem amanhã, que já pediu, e nada”, disse a mãe que criticou a atual gestão municipal.

“Depois que Suzana Ramos entrou tá é pior. Na gestão do ex-prefeito Paulo Bomfim atrasava, mas chegava. Atrasava 15 dias, 8 dias. Antes de se eleger ela falou tanta coisa bonita. É demanda judicial, imagine se não fosse. Só quero as medicações para minha filha. Eu não tenho condições de comprar. Já está faltando remédio para ela. Tem remédios que eu compro de meu bolso. Não são todos que estão na ordem judicial não”, disse Cláudia.

A família mora de aluguel, e, ainda segundo Cláudia, devido a falta deste suporte, as contas estão atrasadas.  Para conseguir recursos para comprar os medicamentos de uso contínuo ela está fazendo uma campanha, pedindo ajuda de amigos e da comunidade.

” Por conta deste problema, tenho que apelar para conseguir comprar a medicação e as fraldas da minha filha. Pago aluguel, estou com dois meses de luz para pagar. Estou sem saber o que fazer. A gente tem que botar nossa cara nas redes sociais para fazer campanha. A gente tem que apelar pra imprensa. Prefeita Suzana Ramos, a senhora é mãe, olhe por nós que temos filhos necessitando destes medicamentos e demais materiais. Estou com medo de ficar no escuro com ela que ela. Não sei o que faço. Meu marido morre de trabalhar. Ele é avulso, trabalha como carpinteiro.  Só Jesus nas nossas vidas. Tudo atrasado dentro de casa, chega a gente fica desanimado, e ainda a Secretaria de Saúde deixa acontecer uma coisa dessa? Só Jesus na minha vida, mas eu vou vencer”, finalizou a mãe.

Pelas redes sociais, a mãe lançou uma campanha. Quem puder ajudar a Cláudia, com qualquer doação financeira ou fraldas, entra em contato com (74) 98833-0199.

 

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

0
Mega-Sena, concurso da Mega-Sena, jogos da Mega-Sena, loteria da Mega-Sena

A Mega-Sena sorteia, nesta quarta-feira (17) um prêmio acumulado em R$ 8 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.429 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Agência Brasil

Projeto do vereador Dr. Salvador propõe criação do banco de medicamentos doados de Juazeiro

0

O vereador Dr. Salvador, protocolou Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta terça-feira (16), que dispõe sobre a criação do Banco de Medicamentos Doados de Juazeiro.O Projeto de Lei, que deverá ser apreciado nos próximos dias, cria um ambiente legal para que o município possa receber “medicamentos a partir de doações por pessoas físicas ou jurídicas devidamente cadastradas pelo órgão municipal ou receptor do medicamento, para a distribuição gratuita à população carente, priorizando os idosos”, destaca.De acordo com a lei, o “Banco de Medicamentos Doados será gerenciado pelo Município e funcionará em ambiente próprio para o fim do que se destina, tendo como local um espaço dentro da própria Secretaria Municipal de Saúde, lembrando ainda que é necessário receituário médico para o paciente ter acesso ao medicamentoNa avaliação do vereador Dr. Salvador, “O principal objetivo do programa será arrecadar, junto a indústrias farmacêuticas, consultórios médicos e assemelhados, bem como entre as pessoas da comunidade, os medicamentos industrializados e aprovados para comercialização, no entanto, sem terem sido alteradas suas propriedades que garantam condições plenas e seguras para os fins que se destinam”, justificou.Para evitar qualquer tipo de justificativa de inconstitucionalidade em função de custos, o Projeto destaca que “o Município fica isento de manter financeiramente os medicamentos do Banco de Medicamentos Doados, uma vez que farão parte do mesmo, somente aqueles doados e arrecadados, lembrando ainda que “todas as atividades para formação dos estoques, classificação e verificação do conteúdo e prazo de validade serão desempenhadas por profissionais das áreas médicas ou farmacêutica do quadro próprio do município, estudantes, estagiários e voluntários”, explicou.O projeto, bem detalhado, acrescenta normas para recebimento dos medicamentos doados, incluindo entre outros cuidados o bom estado de conservação, embalagem com bula e prazo mínimo de 45 (Quarenta e Cinco) dias antes da data de vencimento, acrescentando ainda que será destinado somente “pessoas que comprovem ser carentes, especialmente idosos, após visita, cadastro e relatório realizados por assistentes sociais do quadro próprio do Município e/ou voluntários”, escreveu.“As pessoas menos favorecidas financeiramente estão numa posição delicada diante do alto preço dos remédios e muitas pessoas mantêm em casa remédios que não utilizam mais, que poderiam suprir necessidades urgentes e salvar vidas. A ideia de criar um “Banco de Medicamentos” atende a uma demanda social e será uma importante ferramenta para a ampliação do acesso das famílias carentes, especialmente de seus idosos, a remédios arrecadados a partir da doação da própria sociedade”, concluiu.

Ascom

Caixa inicia pagamento do Auxílio Brasil

0

Cerca de 14,5 milhões de famílias começam a receber hoje (17) a primeira parcela do Auxílio Brasil. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Com valor médio de R$ 217,18 neste mês, a parcela de novembro começará a ser paga hoje para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0. Assim como no Bolsa Família e no auxílio emergencial, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. O governo trabalha para que o programa chegue a 17 milhões de famílias nos próximos meses.

Quem recebia o Bolsa Família não precisará ir aos centros de Referência de Assistência Social (Cras) para refazer o cadastro. O Auxílio Brasil usará a mesma base de dados do antigo programa social. Apenas nos casos em que o usuário precisar atualizar informações, como mudanças na família e na documentação do responsável familiar há menos de dois anos, será necessário procurar o Cras para atualizar os dados.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: o novo aplicativo Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

O novo programa social terá três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário arranje um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza. No Bolsa Família, os valores das linhas de extrema pobreza e pobreza eram, respectivamente, de R$ 89 e de R$ 178 por pessoa.

Agência Brasil

Sobradinho: Projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas” chega às escolas da rede pública do município

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, está realizando testagens rápidas nas escolas da rede pública de ensino através do Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

A ação teve início nesta terça-feira (16) no Centro Educacional de Sobradinho – CES, e tem como público alvo estudantes e funcionários de escolas públicas estaduais e municipais do estado da Bahia, que estejam participando das atividades presenciais.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Simone Freire, na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários estão sendo implementados de forma integrada entre os setores de saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. Com o resultado, em cerca de três dias, o teste faz a detecção da doença em sua fase aguda.

Presente na ação, o Coordenador Regional de Saúde, Dr. Pedro Alcântara, falou sobre a importância do projeto.

“O projeto representa uma agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas podem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. A realização de ciclos de testagem possibilitará o monitoramento do cenário epidemiológico da COVID-19 nas unidades escolares pelo Governo do Estado,” destacou o coordenador.

A Secretária de Saúde de Sobradinho, Maysa Sanjuan, chamou atenção das famílias no enfrentamento a pandemia e reforçou a importância de se manter os cuidados sanitários.

“Pensando na retomada das aulas presenciais de forma mais segura o Prefeito Cleivynho Sampaio vem empreendendo esforços para intensificar o enfrentamento contra o coronavírus também nas unidades de ensino do nosso município. Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento nas unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar”, ressaltou a secretária.

A ação também será realizada na próxima quinta-feira (18) na Colégio Estadual Vila São Joaquim.

Ascom PMS 

Prefeitura de Sobradinho marca o lançamento do Projeto “O Prefeito vai à Escola” com entrega de notebooks aos professores das escolas municipais

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, lançou na última sexta-feira (12), Dia do Diretor Escolar, o Projeto “O Prefeito vai à Escola”, uma iniciativa que prevê a visita pessoal do gestor e da secretária de educação, acompanhados das equipes administrativa e pedagógica às unidades de ensino do município para escuta da comunidade escolar.

Na oportunidade, foram entregues notebooks para os professores do Centro Educacional de Sobradinho (CES), Escola Municipal Maria Nilza e Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira.

Profissionais das outras unidades de ensino também serão contemplados com os 250 computadores adquiridos pela gestão municipal. Com isso, cada professor, regente de sala de aula, terá seu computador pessoal, para facilitar o desenvolvimento do trabalho. Como bens públicos, os notebooks estão sendo entregues em regime de sessão de uso aos profissionais.

“A entrega dos computadores estava prevista para acontecer durante as comemorações do Dia do Professor, em outubro, mas devido à segurança de todos, uma vez que se verificou um aumento de casos positivos da covid 19, naquele período, a festa teve que ser cancelada”, justificou a Secretária de Educação Dulcilene Kestering.

“Com essa esperada entrega dos notebooks, celebramos mais essa vitória em nossa caminhada pela educação aqui no município, e o Prefeito Cleivynho Sampaio, cumpre mais uma missão de tantas outras que já cumpriu, demonstrando assim seu compromisso com o desenvolvimento da educação. As dificuldades são muitas e vão desde a evasão escolar até a necessidade de interrupção das aulas presenciais, mas estamos vencendo juntos. Essa vitória é, em especial, dos professores, trabalhadores de linha frente, salvando a educação. Os computadores evidenciam reconhecimento a essa equipe Girassol que vem plantando o conhecimento, a amorosidade e a dedicação no chão das nossas escolas. Os notebooks são ferramentas poderosas e um presente de grande valia para o professor que precisou entrar nessa era digital. Com a entrega deles o prefeito honra, não apenas a classe dos professores, mas indiretamente os estudantes e toda a comunidade”, afirmou Ducilene Kestering.

A professora Natalia Nogueira agradeceu aos gestores e afirmou que “os aparelhos irão agregar qualidade e facilitar o seu trabalho diário”.

Lucineia dos Santos Barbosa, também professora da rede municipal, definiu a atitude como “um ato de reconhecimento ao professor”.

“Os computadores vão ser muito úteis no nosso dia-a-dia, pois uma vez que a pandemia já dura dois anos, nossos aparelhos pessoais já estão superlotados, sem memória e esses notebooks novos são mais do que bem-vindos. Através dessa ação humana de amor e reconhecimento aos professores, o Prefeito Cleivynho e a Secretária Ducilene, dão sinal que estão pensando na qualidade da educação e do nosso trabalho”, complementou Lucineia.

Num investimento de R$ 898.750,00, a gestão municipal busca reconhecer o empenho dos profissionais da educação que há dois anos vem se doando ao ofício de ensinar em meio a pandemia.

“Sobradinho tem uma das melhores redes de educação do estado com trabalhadores competentes, que me fazem ter a certeza de que os alunos estão em boas mãos. Como prefeito quero que os professores saibam que podem contar comigo. Juntos iremos pegar cada uma das pedras que surgirem no caminho para pavimentar oportunidades para nossas crianças e jovens. Na educação não se gasta, investe-se, e com isso em mente buscaremos trazer e fazer mais e mais investimentos no desenvolvimento da educação pública de nosso município”, afirmou o Prefeito Cleivynho Sampaio.

Participaram do ato da entrega dos notebooks, além do prefeito Cleivynho Sampaio e da Secretária de educação, Ducilene Kestering, o chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal de Educação, Joselito Macedo, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sobradinho, (SINSERB), Euneide Ferreira, a equipe da SME, os gestores e professores lotados em cada instituição de ensino visitada.

Ascom PMS