Arquivos anuais: 2021

Covid-19: Ocupação de leitos de UTI tem queda em Petrolina

0

O boletim epidemiológico dessa sexta-feira (12) informa que dos 20 leitos de UTI disponíveis, 15 estão ocupados, sendo oito pacientes de Petrolina e sete de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 60% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas, foram registrados 157 novos casos. Dos casos positivos 57 são do sexo masculino, com idades de três a 73 anos, e 100 do sexo feminino, com idades de um a 81 anos. Dos resultados, 154 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e três por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município está com 34.405 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 32.592 já estão recuperadas, isso representa 94,7% de cura clínica.

Há ainda o registro de um óbito. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 58 anos, sem histórico de comorbidades. A morte ocorreu na última quinta-feira (11) em um hospital privado da cidade. Assim, o município está com 575 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 591 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: 11 pessoas se declararam pretas; 123 pardas; cinco amarelas; 16 brancas e duas optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 147.932 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.238 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Débora Sousa – Ascom Sesau

Facape realiza mais de 870 atendimentos em mutirão de negociação

0

A Faculdade de Petrolina – Facape fez um balanço positivo do ‘Feirão de Renegociação de Dívidas’ que terminou nesta sexta-feira (12).

O mutirão foi organizado pelo Procon, em parceria com o Prodecon e Sebrae. O evento teve início na última segunda-feira, com uma média de 175 atendimentos por dia, realizados no Centro de Convenções de Petrolina.

Ao longo dos 5 dias de evento foram registrados um total de 877 atendimentos. Durante o mutirão, os consumidores e consumidoras receberam propostas vantajosas para sanar suas dívidas. Além disso, também puderam consultar seu CPF no SPC/Serasa, gratuitamente, e participar de palestras sobre educação financeira e empreendedorismo.

Geraldine Cavalcante, Professora Facape e coordenadora do Procon, além de idealizar o evento, participou como palestrante abordando possíveis golpes que o consumidor pode sofrer e formas de se prevenir: “Cuidado: pode ser golpe! Dicas de como evitá-lo e o que fazer quando se é vítima de um”.

Segundo a coordenadora do Procon Facape, a expectativa é a realização de outras edições do mutirão nos próximos anos pela boa adesão dos consumidores.

Assessoria de Comunicação Facape

Somente a inscrição no CadÚnico não garante a entrada no Auxilio Brasil

0

A inscrição no Cadastro Único é um requisito para entrar no Auxílio Brasil programa que vai substituir o Bolsa Família, porém não garante que a família será selecionada para o benefício.

A seleção acontece todos os meses e quem for contemplado receberá um comunicado oficial pelo órgão responsável. Então é necessário manter os dados cadastrais do CadÚnico atualizados.

Conforme o Ministério da Cidadania, o fato da família estar inscrita no Cadastro Único, como dados elegíveis e atualizados, não resulta na imediata concessão do Auxílio Brasil. É necessário atender aos outros requisitos do programa.

As famílias com dados inconsistentes no CadÚnico poderão ser impedidas de ingressar no programa.

A atualização pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), postos de atendimento do Bolsa Família ou do CadÚnico.

BNews

Prefeitura de Sobradinho realiza consulta pública online para a elaboração do Plano Municipal de Saúde

0

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, está promovendo uma consulta pública online para que a população ajude a elaborar o Plano Municipal da Saúde. Os moradores podem contribuir sugerindo melhorias e elencando as áreas prioritárias.

O plano Municipal de Saúde para o quadriênio de 2022-2025 está em andamento e o prazo para que a população participe da consultoria pública se encerra dia 20 de novembro de 2021.

O plano norteia a elaboração do planejamento e orçamento da gestão no setor e deve ser elaborado durante o exercício do primeiro ano da gestão em curso, e executado a partir dos anos posteriores, até o primeiro ano da gestão subsequente.

Para participar, basta preencher um breve formulário com questões básicas sobre a saúde da cidade e sugestões.

Segundo a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, neste ano a Conferência Municipal de Saúde será realizada de forma remota.

“A Consulta pública é um momento para envio de sugestões e opiniões de toda a sociedade quanto aos serviços prestados pelo sistema público de saúde, ampliando a discussão sobre o assunto para embasar as decisões a serem tomadas tanto pelo gestor quanto pelos profissionais do setor. Além disso, a participação da sociedade confere legitimidade para a deliberação, portanto a participação de todos é muito importante”, explicou a secretária

A prefeitura conta com a participação da população para sugestões de melhorias de acesso à saúde pública por meio de um questionário disponibilizado no link abaixo, que estará disponível nas redes sociais e no site oficial do Prefeitura de Sobradinho.

Link da Consulta:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOkDWpXXcgIyXB1Gd4FjGgaFwbelC18DQz_tklX0ne96dSTw/viewform

Ascom PMS

Cervejaria se compromete com MP a preservar integridade de patrimônio histórico

0

A Nordhaus Cervejaria Gastronômica se comprometeu hoje, dia 12, com o Ministério Público estadual a preservar a integridade do prédio onde funciona, que integra o patrimônio histórico e cultural do município de Juazeiro, durante a execução das obras de implantação de painéis fotovoltaicos no edifício.

No acordo firmado com o promotor de Justiça Alexandre Lamas da Costa, a empresa se comprometeu a sanar as irregularidades detectadas pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC), pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro e pela 12ª Promotoria de Justiça de Juazeiro na obra de implantação dos painéis. A cervejaria assumiu o compromisso de respeitar os projetos aprovados pela CMC e pela Secretaria, minimizando os impactos visuais no imóvel histórico, “devendo adotar uma matriz de cor neutra tendente ao cinza e que seja de aspecto fosco, com escolha final a ser feita ao término da intervenção, com a participação da CMC”.

O MP levou em consideração que o prédio onde atualmente funciona o centro gastronômico abrigava as antigas oficinas da Franave, sendo bem protegido por lei municipal pelos “seus valores artísticos, históricos, paisagísticos e por sua representatividade cultural”. De acordo nota técnica expedida pela CMC a pedido do MP, “o projeto inicialmente apresentado altera, adultera e distorce a relação do bem com observadores e observadoras, além de interferir negativamente na construção, sedimentação das narrativas e histórias da cidade”, o que foi constato por registros fotográficos realizados pelo promotor de Justiça Alexandre Lamas, que “evidenciam que a estrutura em implantação descaracterizaria totalmente o imóvel protegido”.

Cecom/MP 

Sobradinho: Prefeito Cleyvinho Sampaio se reúne com novo superintendente da Codevasf, em Juazeiro e discute ações para o município

0

Nesta sexta-feira (12), o Prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, se reuniu, com o novo titular da 6ª Superintendente Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Miled Cussa Filho.

Na visita de boas-vindas ao novo gestor, também foram discutidas futuras ações no município, em parceria com a Companhia, que está sempre presente no município.

“Sobradinho veio trazer o seu abraço ao novo superintendente desta instituição federal, parceira do nosso município. Reafirmamos nosso compromisso em trabalhar de forma conjunta para o desenvolvimento de Sobradinho. Alinhamos algumas ações e projetos, já em andamento, que contam com recursos de Emendas Parlamentares do Deputado Adolfo Viana, outro grande parceiro da Terra da Barragem, e vamos construindo juntos dias melhores para o nosso povo. Miled Cussa foi bastante receptivo e acolhedor e quero aqui desejar a ele muito sucesso nesta nova missão”, declarou o Cleivynho Sampaio.

Ascom PMS

Carta resposta da CIA Balançarte sobre a sessão da Câmara 

0

 

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina, em 09/11/2021, a Cia. Balançarte de Dança foi acusada, pela Associação de Moradores no Núcleo Irrigado N 9, um pai de aluno e um pastor evangélico, de que a ação cultural apresentada em 27/10/2021, na Escola Estadual MN9 do N9-PSNC, teria ferido valores da família cristã, em contrariedade à Lei Municipal que barra debate sobre gênero e sexualidade em Escolas da Rede Pública. As acusações foram respaldadas pela maioria dos parlamentares presentes, chegando a atividade a ser nomeada como “nojenta e imunda”.

A Balançarte é uma companhia de Dança que atua, na cidade de Petrolina e região, há mais de 15 anos e que, ao longo de sua existência, defende o fazer artístico vinculado à educação, com práticas pautadas na escuta sensível, no protagonismo juvenil, no respeito às diversidades de gênero, etnia e crenças, por acreditar que a Dança tem, dentre seus fins, ser veículo de formação e propagação de sujeitos mais críticos e ativos socialmente.

O projeto em questão, Circuito de Dança nas Áreas Irrigadas, aprovado pelo FUNCULTURA 2017/2018, foi levado à Escola Estadual MN9-PSNC durante o mês de Outubro de 2021, com a participação de 30 (trinta) alunos e alunas, consistiu em oficinas, mostra pedagógica e apresentações de grupos convidados. Na culminância, oportunizou-se que os alunos elaborassem cenas artísticas, a partir das questões suscitadas pelos/as participantes. Em uma das apresentações, protagonizada por um adolescente negro gay, uma cena denunciou a violência contra as populações LGBTQIA+. Violência que tem sido fomentada pela postura do atual Governo Federal. Esta apresentação motivou a ação repressora promovida na Câmara Municipal de Petrolina.

O Brasil é o país que mais mata a comunidade LGBTQIA+ no mundo. Relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia informa que, no ano de 2019, 329 LGBT’s (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) tiveram morte violenta no Brasil, vítimas da homotransfobia. Foram 297 homicídios e 32 suicídios, o que equivale a uma morte a cada 26 horas. Considerando a falta de política estatal na produção de informação, esses números tendem a serem ainda maiores em termos reais. O mesmo relatório aponta ainda que 40,62% das vítimas de suicídio estão entre 14 e 34 anos, ou seja, parte significativa dessas pessoas é jovem e em idade escolar. A recusa da família e comunidades religiosas em acolher suas identidades de gênero e sexuais é um dos motivos que mobilizam tal ato de violência e foi a discussão sobre esse assunto que pautou a ação artística.

A temática trazida para o foco da apresentação também poderia ter sido contra as práticas de violência contra mulher e/ou populações negras, que também sofrem preconceito e violações, e que já estiveram em pauta em outros projetos da companhia, o que decorre de acreditarmos que é preciso aprender a conviver com as múltiplas possibilidades de ser no mundo.

A Constituição Federal de 1988 garante em seu artigo 5º, como cláusula pétrea, a livre manifestação do pensamento, expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, (art. 5, incisos IV e IX), sendo vedada a censura. Bem como, assegura o direito à vida, saúde, educação e liberdade de gênero, sexualidade e credo. Assim, a atuação da companhia encontra respaldo e garantia na Constituição Federal.

Essa carta é direcionada à quem se coloca a favor da democracia e liberdade de expressão, à quem acredita na arte/educação consciente e responsável; à quem defende a liberdade de gênero e de credo e repudiam que a imunidade parlamentar possa ser utilizada como salvo-conduto ao preconceito e discurso de ódio.

O nosso papel social de artistas e educadores/as vem sendo cumprido e esperamos apoio e coragem de todos que acreditam nos valores inerentes à vida, à liberdade e respeito à integridade dos corpos e diferenças.

Ascom/ Cia. Balançarte de Dança

Covid-19: Pfizer entra com pedido na Anvisa para vacinar crianças

0

O consórcio Pfizer – BioNTech entrou com o pedido de autorização juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que sua vacina contra a covid-19, a Comirnaty, possa ser aplicada em crianças com idades entre 5 e 11 anos.

A Anvisa terá até 30 dias para analisar a documentação e os estudos entregues pelas farmacêuticas e avaliar aspectos como segurança e eficácia do imunizante no público pretendido.

As farmacêuticas já haviam anunciado no mês passado que entrariam com a solicitação. A ampliação da imunização para esse público foi submetida e aprovada pela autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), em outubro.

Segundo informado pela Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação.

A vacina da Pfizer-BioNTech já havia obtido a autorização para aplicação em adolescentes, razão pela qual é a marca que vem sendo utilizada nesse público pelas autoridades de saúde no Brasil.

Agência Brasil

Termina prazo para instituições aderirem à 1ª edição do Sisu de 2022

0
UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE

Termina nesta sexta-feira (12), o prazo de adesão das instituições de educação superior públicas à primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2022. O programa do Ministério da Educação (MEC) dá acesso a cursos de graduação em universidades públicas do Brasil. As vagas são abertas duas vezes por ano.

A data para o processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2022 deve ser marcada logo após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, quando o Ministério da Educação publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos referentes ao primeiro processo seletivo do Sisu ano que vem. A seleção dos candidatos às vagas será feita com base na nota do estudante no Enem/2021. Na primeira edição de 2021, foram oferecidas 209.190 mil vagas em 110 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

De acordo com as regras, é de exclusiva responsabilidade da instituição participante do Sisu descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas. Pelo calendário do Sisu, de 15 a 19 de novembro, as instituições podem retificar, se for o caso, informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser assinados digitalmente, exclusivamente, por meio do programa.

Ainda segundo o edital, as instituições de educação superior que aderirem ao Sisu devem divulgar, tanto em suas páginas na internet como em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas.

Agência Brasil