Arquivos anuais: 2021

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta sexta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta sexta-feira (12). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Uva Itália (1ª) por R$ 80,00 a caixa com 20kg; Tangerina Murcot por R$ 80,00 a caixa com 18kg; Morango por R$ 23,50 o Kg; Melão Amarelo por R$ 1.05 o Kg; Maracujá 1ª por R$ 72,50 a caixa com 16kg e Manga Tommy 1ª por R$ 20,00 a caixa com 26kg.

Veja a cotação completa

COTAÇÃO 12-11-2021

Welington Alves – Ascom AMA

Rui Costa decreta luto pela morte de João Isidório e cancela agenda

0

O governador Rui Costa decretou luto oficial na Bahia por três dias, em razão da morte do deputado estadual João Isidório. Pelas redes sociais, Rui lamentou.

“A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química. A morte do deputado estadual João Isidório é mais uma perda precoce, que nos entristece profundamente”, escreveu Rui Costa. A agenda do governador em Ilhéus, nesta sexta-feira (12), está cancelada.

Leia a nota de pesar na íntegra:

“A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química. A morte do deputado estadual João Isidório é mais uma perda precoce, que nos entristece profundamente. Meus sentimentos ao deputado federal Pastor Sargento Isidório. Nenhum pai deveria perder o filho, é muito triste… Que Deus conforte Isidório e toda sua família neste momento de imensa dor. Em sinal de pesar, está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias.”

 

Secom Bahia

“Cadê essa gestão humanitária?”, em carta enviada ao PNB servidora da Prefeitura de Juazeiro desabafa e denuncia perseguição

0

Uma servidora do município de Juazeiro, com cerca de dez anos atuando em um órgão da prefeitura, enviou ao PNB uma carta, onde faz alguns questionamentos e desabafos em relação a gestão municipal. Temendo represálias, a servidora pediu para não ser identificada.

Ela inicia questionando a proposta de “governo humanitário” da gestão de Suzana Ramos.

“Não sei como poderá ser classificado esse texto, se um desabafo, se uma denúncia, se uma nota de repúdio ou um sofrimento reprimido, mas, vou deixar que você, leitor, o defina. Pois bem, como disse e escreveu o nosso querido Ariano Suassuna: “É muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: O país dos privilegiados e o país dos despossuídos”. Falando da realidade em Juazeiro hoje, gostaria de saber, onde está a nova gestão que se intitula como “o governo humanitário?”, “defensora dos direitos do povo”, mas, que já começa violando os diretos trabalhistas?”

Ela denuncia que os servidores da gestão passada estão sendo tratados com “total descaso” pela atual gestão.

“Quem ainda permanece desde a gestão passada, está sendo tratado com total descaso e desrespeito. Aqui vou citar apenas dois aspectos para não me estender e parecer “coitadismo”, pois não é essa a minha intenção. Pois bem, primeiro cortaram o direito de gozo de férias, segundo, tiraram o nosso direito de vale transporte. Somente para os novos contratados foram liberados os vales, mas os da turma antiga não. Os equipamentos? falta até água, imagine se tem álcool em gel? Parece hilário né? mais é triste mesmo”, escreveu a servidora, que segue o seu desabafo:

“A equipe nova que foi classificada em um processo seletivo, com muita “transparência”, não conhece nem suas atribuições. Na verdade, nem sabe o que vão fazer, mas, “criteriosamente” eles foram classificados pelas suas experiências profissionais, e para isso desclassificaram os funcionários da gestão passada. Essas são só as pequenas coisinhas, que estão acontecendo, sem contar no descaso e descompromisso com o povo, atendimento de péssima qualidade em todos os órgãos da esfera municipal. Mal se pode questionar, porque senão é punido. Como? sendo perseguido. O povo também não consegue consultas e nem muito menos uma mísera cesta básica, que hoje, nesta gestão, é destinada apenas as pessoas selecionadas.

Ela finaliza o texto, com mais questionamentos: “Gostaria de saber, cadê essa gestão humanitária? que, agora, as vésperas de fim de ano, já planeja demitir mais funcionários da gestão passada, só para não efetuar o pagamento do décimo terceiro, um direto do trabalhador, que já passou quase o ano todo trabalhando todos os dias, cumprindo horário, enfrentando pandemia, sem nenhuma condição de segurança por sinal. Cadê o governo da mudança? da igualdade? do compromisso com o povo? com a saúde,? com o social ? com educação? Cadê? Senhores governantes, o povo não carece de assistencialismo barato não, que é a única coisa que vocês têm feito. O povo quer dignidade, respeito e garantia de direitos, porque isso é constitucional”, concluiu a servidora.

Redação PNB 

Trabalhadores nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial

0
Auxílio emergencial 2021

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em agosto podem sacar, a partir de hoje (12), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 28 de outubro.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio foi pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa fosse inferior a meio salário mínimo. O beneficiário precisava ter sido considerado elegível até dezembro de 2020, pois não houve nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continuou valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Agência Brasil

Sexta-feira (12) será lançada a campanha Papai Noel dos Correios 2021 na Bahia

0

Uma das campanhas de solidariedade mais admiradas do Brasil, o Papai Noel dos Correios 2021, será lançada oficialmente nesta sexta-feira (12), na Bahia.

A abertura regional da campanha acontecerá na agência Cidadela, na avenida ACM em Salvador, que terá a presença do Papai Noel, padrinhos e madrinhas do projeto.

Milhares de cartinhas emocionantes escritas por alunos matriculados na rede pública de ensino até o 5º ano, ou ainda, por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade, estão disponibilizadas no blog da campanha.

Para cumprir com todos os protocolos de segurança, a campanha será híbrida (física e digital): as adoções de cartas deverão ser feitas, preferencialmente, por meio online.

Os Correios convidam a sociedade a participar da maior campanha natalina do país, que há mais de 32 anos ajuda a fazer o Natal de milhares de crianças mais feliz. As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção da campanha podem variar em cada Estado. Todas as informações estão disponíveis no endereço https://blognoel.correios.com.br/ .

Aviso de Pauta

Lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios 2021

Data: 12/11/2021, sexta-feira

Horário: 10h

Local: Agência dos Correios Cidadela – Avenida ACM, 2501 – Ed. Profissional Center, Térreo, Parque Bela Vista – Salvador/BA

 

Ascom

Prefeitura de Sobradinho inicia entrega dos boletos do Garantia Safra 2021/2022, nesta sexta-feira (12)

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), vai iniciar nesta sexta-feira (12) a entrega dos boletos do Programa Garantia-Safra 2021/2022, referente a contrapartida do agricultor e que o torna apto para o recebimento do benefício.

Os beneficiários do programa podem fazer a retirada até o dia 22 novembro, na sede da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, localizada no bairro São Francisco, próximo a Secretaria de Educação, das 8h às 12h.

A SEAMA orienta aos agricultores que, no momento da retirada do boleto, todos devem estar usando máscaras, como medida de proteção ao novo coronavírus, e levar além do CPF, uma caneta para uso próprio.

O Vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Jarques Canturil lembra a importância do Garantia Safra para os agricultores.

“O agricultor deve efetuar o pagamento da sua contrapartida, para garantir os benefícios que o programa oferece. Esse programa é de muita importância para o agricultor, pois se a safra for menor que 50% ele vai poder receber o que lhe é de direito. Lembrando que, o comprovante de pagamento do boleto pode servir, inclusive, como comprovante de sua atividade como agricultor em processo de aposentadoria”, disse o secretário.

O secretário ressaltou ainda que, quem não pagar o boleto, automaticamente é desligado do programa.

“A nossa parte, enquanto gestão, está sendo feita. É necessário que o agricultor também faça a sua, pagando a sua contrapartida”, concluiu Canturil.

Ascom PMS

 

Prefeitura de Sobradinho e Corpo de Bombeiros se reúnem para apresentação da ação “Operação Verde”, de prevenção a incêndios florestais

0

 

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) de Sobradinho participaram de um encontro com o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (GBM/BA), para apresentação das ações da “Operação Verde”, que tem o objetivo de combater e prevenir os incêndios florestais.

A “Operação Verde” é fruto de um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e prefeituras, e voltada à orientação, em um processo de educação ambiental que visa a prevenção aos incêndios florestais. O objetivo da ação é informar os moradores das regiões rurais sobre as ações preventivas que devem realizar nas propriedades, bem como das implicações legais sobre o uso inadequado do fogo, conforme legislação e as normas ambientais vigentes.

“Muito contente em receber a visita do Corpo de Bombeiros, e contar com a colaboração destes profissionais a fim de tirar dúvidas e aprender como melhor lidar com o problema dos incêndios ambientais. No último ano vimos como os incêndios se tornaram um grande problema em todo o país e aqui no estado, então, o Prefeito Cleivynho Sampaio e eu, procuramos munir o nosso pessoal de informações para evitá-los nas áreas rurais do nosso município. Esta parceira com o Corpo de Bombeiros é muito válida e pretendemos trabalhar na educação ambiental da nossa comunidade, realizando ações preventivas conjuntas entre entes públicos e privados”, afirmou Jarques Canturil, Vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Também participaram do encontro, uma representação de bombeiros civis de Sobradinho.

Ascom PMS

Bahia registra 485 novos casos de Covid-19 e mais cinco mortes em 24 horas

0

A Bahia registrou 485 casos de Covid-19 e cinco mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (11) divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Dos 1.250.614 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.221.038 já são considerados recuperados, 2.421 encontram-se ativos e 27.155 tiveram óbito confirmado.

Vacinação

Com 10.839.310 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,13% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

Redação PNB, com informações Secom 

Vox Populi: Bolsonaro perde para Lula em vários cenários; veja números

0

A nova pesquisa Vox Populi continua apontando para a liderança do ex-presidente Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (Sem Partido) para a eleição de 2022.

No primeiro cenário analisado, Lula receberia 44% dos votos, mais do que a soma de todos os demais nomes incluídos, que somam 33%. Jair Bolsonaro terminaria com 21%;Ciro Gomes, com 4%; Moro, 3%;Datena, 3%;João Dória, 1%; e Mandetta, 1%. Rodrigo Pacheco ficaria com 0%.

No cenário 2, o nome de Doria foi trocado pelo de Eduardo Leite, sem afetar de maneira significativa o resultado. Nesse caso, Lula aparece com índice ainda mais alto (45%), contra 34% dos demais nomes somados.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre 30 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Lula também venceria no segundo turno, em todos os cenários. Numa eventual disputa com Bolsonaro, Lula ganharia de 52% a 24%. Contra Ciro, a vitória seria por 49% a 15%. Contra Doria, Lula venceria por 53% a 10%.

Lula lidera ainda na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos candidatos. O ex-metalúrgico é citado por 28% dos entrevistados, bem à frente dos demais lembrados: Bolsonaro (15%), Ciro (2%) e Moro (1%).

BNews