Arquivos anuais: 2021

SINTRAB denuncia atraso nos salários dos servidores da saúde de Juazeiro e reivindica um calendário de pagamento

0

 

Em matéria divulgada ontem (9), pelo Portal Preto No Branco, profissionais de saúde do município de Juazeiro reclamaram do atraso no pagamento dos salários do mês de outubro.

“Não se registrava atraso no pagamento dos salários dos servidores da saúde, nas últimas gestões. Esta nova gestão, em menos de 11 meses, já descumpre a obrigação trabalhista, pois o último dia, por lei, para efetuar os pagamentos foi ontem, dia 8, por conta dos últimos feriados. Hoje já dia 9 e nós servidores, que temos nossas contas a pagar, estamos sem salários”, informou um profissional de saúde que pediu para não ser identificado.

Procurada por nossa redação, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que não havia recebido o repasse do Ministério da Saúde.

Na manhã de hoje (10), recebemos uma nota de Telma Marineide, presidente do SINTRAB-Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, criticando a gestão de Suzana Ramos e reivindicando um “calendário de pagamento para os servidores da saúde, dentro do mês trabalhado, ou no máximo dia primeiro do mês seguinte”.

Confira Nota 

“SERVIDORES da saúde sem pagamento do mês de OUTUBRO até hoje!

Aos dez dias de NOVEMBRO de 2021 os SERVIDORES públicos da saúde não suportam mais esperar a boa vontade da gestão SUZANA RAMOS, que no final do mês de outubro antes da comemoração alusiva ao dia dos SERVIDORES Público, enviou nota através da sua assessoria de comunicação informando do pagamento antecipado.

Esclarecia a nota que excluía saúde e educação por ter calendário próprio de pagamento, isso não condiz com a VERDADE, saúde NUNCA foi contemplada com esse benefício da lei, mesmo também trabalhando com recursos próprios, e com isso ter CNPJ independente.

Ainda assim os SERVIDORES permanecem, como nas duas gestões anteriores, sendo hostilizados pela gestão atual, que faz questão de demonstrar a esses, o quanto não faz importância nenhuma para o serviço público, o quanto cuidar da vida do povo de JUAZEIRO é irrelevante, para a gestão. Um dos ex- prefeitos, afirmava que essa desvalorização se dava ao fato de quê saúde não gerava receita e só despesas, tem também o fato de grande número de Servidores não votarem na cidade, trabalham em JUAZEIRO e exercem seu direito a livre escolha através do voto em outras cidades…

Também será esse o pensamento da prefeita SUZANA RAMOS?? Descontar de nós SERVIDORES gastos com as necessidades básicas tão importantes ao povo como, DIREITO a SAÚDE!! E entender servidores da saúde sendo sem relevância por muitos não dispor da possibilidade, de nas urnas, tirar gestores sem compromisso com a saúde, e com bem – estar dos SERVIDORES 🤔

Buscamos compromisso por parte da gestão, CALENDÁRIO DE PAGAMENTO PARA SERVIDORES DA SAÚDE, dentro do mês trabalhado, ou no máximo dia primeiro do mês seguinte. Assim como pagam outros MUNICIPIOS, inclusive PETROLINA (Telma Marineide, Presidente )

Redação PNB

APLB Sindicato em Juazeiro alerta mais uma vez para o risco das aulas presenciais após alunos do Colégio da Polícia Militar terem confirmação de Covid e aulas serem suspensas 

0

Mais uma unidade de ensino da rede estadual em Juazeiro suspendeu as atividades escolares depois que alunos tiveram confirmação para a Covid-19 – mesmo já tendo recebido a primeira dose do imunizante – e foram colocados em isolamento. Desta vez foi o Colégio da Polícia Militar (CPM), que já comunicou o fato aos órgãos de saúde competentes para que as medidas sanitárias sejam tomadas.

De acordo com informações do CPM, os alunos estão sendo acompanhados e, ao fim do período determinado e teste negativo apresentado, as aulas devem ser retomadas novamente, em data prevista para dia 22 de novembro.

Esse retorno é firmemente rebatido pela APLB Sindicato em Juazeiro que já informou que, desde a volta às aulas presenciais no dia 18 de Outubro, já são mais de 10 escolas fechadas na região, devido casos confirmados da Covid-19 e ainda há o risco da presença de uma nova cepa mais letal que leva ameaça à vida de quem está na escola.

A APLB já acionou o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal quanto ao perigo que todos estão correndo, inclusive diante da possibilidade de uma variante que pode afetar também aqueles que já tomaram a segunda dose da vacina.

“Mais uma vez chamamos atenção de toda a sociedade juazeirense e região, para o perigo que os trabalhadores em educação e seus alunos estão correndo com o retorno das aulas 100% presenciais, imposta pelo governo do Estado da Bahia, pelo governador Rui Costa. Estamos tendo a cada dia casos e suspeitas de trabalhadores, funcionários e alunos com suspeita de Covid-19 e escolas são fechadas. O perigo aumenta quando sabemos que alguns trabalhadores da educação se recusaram a tomar a vacina e continuam no ambiente escolar”, alerta Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro.

Ele se mostra não só preocupado com a saúde de quem está nas unidades escolares, mas com o fato de os hospitais do município, estarem com leitos destinados a pacientes com Covid lotados e ressalta: “Fazemos um apelo a todos os trabalhadores em educação que usem os equipamentos de proteção, obedeçam às normas de afastamento e uso de álcool em gel, pois o momento é de muita cautela. A Covid-19 não acabou e ainda está matando muita gente no país”.

Até o momento dez escolas tiveram suas atividades interrompidas: Juazeiro (Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Modelo, Pedro Moreira Rêgo, CETEP, Artur Oliveira, CEEP e Colégio da Polícia Militar), Sobradinho (Escola Modelo Jorge Khoury e a Vila São Joaquim), Pilão Arcado (Escola Estadual Sofia Mascarenhas).

 

Ascom-APLB

Sobradinho: em clima de Natal, a Prefeitura realiza entrega de Kits Merenda para estudantes da educação infantil

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (09), a distribuição dos Kits Merenda Escola em Casa para as crianças matriculadas nas escolas de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino. A distribuição ocorre perante a apresentação e aprovação do Plano de Ação pela Secretaria de Educação ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Com espírito natalino, as Creches Yêda Barradas, Paulo Pacheco, a Escola Tia Rita, além dos Pré-escolares Maria Ribeiro e Lulu, receberam os pais e responsáveis pelas crianças para a retirada dos kits.

“Como as aulas para a educação infantil continuam acontecendo de forma remota, o prefeito Cleivynho Sampaio, nos orientou a continuarmos com a distribuição dos Kits Merendas para as famílias das crianças matriculadas na educação infantil que permanecem estudando remotamente. Portanto, a ação de distribuição da merenda escolar para consumo em casa, reafirma o compromisso da administração pública de Sobradinho no amparo, zelo e amor às crianças e estudantes da rede municipal. Os Kits Merenda Escolar contribuem ainda para dar um suporte na alimentação e asseguram assistência às famílias que enfrentam, há mais de um ano e 9 meses as dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus”, afirmou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

Os kits no valor R$78,07 (setenta e oito reais e sete centavos) cada, são compostos por 18 gêneros alimentícios, entre eles alimentos não perecíveis, verduras, frutas e peito de frango. O valor total de kits distribuídos é de R$ 67.296,36 (sessenta e sete mil, duzentos e noventa e seis reais e trinta e seis centavos), um investimento com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“As demais escolas do município não realizaram a distribuição dos kits merenda, considerando que os estudantes no ensino híbrido, para cumprimento das 800 horas, devem receber a merenda na escola diariamente durante o período de aulas que vai até 23 de dezembro’, esclareceu a secretária.

Ascom PMS

Sobradinho: SESOL e equipe da Gestão Municipal se reúnem com expositores, agricultores e artesãos para os preparativos da 1º Feira de Economia Solidária de Sobradinho

0

 

Foi realizada nesta segunda-feira (08) no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB Sobradinho, uma reunião com agricultores, expositores e artesãos juntamente com a SETUC, Sala do Empreendedor, SEAMA e SESOL, para discutir os detalhes da 1° Edição da Feira de Economia Solidaria de Sobradinho.

O encontro teve como objetivo passar aos expositores os requisitos e detalhes da linha de produção, tais como armazenamento dos produtos, lote, validade, certificação e descrição em geral dos produtos que serão expostos na feira.

Dentre outros assuntos discutidos, foi deliberada a mudança da data em que o evento será realizado. A data prevista ficou para os dias 09, 10 e 11 de dezembro, no estacionamento da Biblioteca Municipal, na Praça dos Trabalhadores.

Promovida pela Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do Governo do Estado, a feira reúne expositores locais de diversas cadeias produtivas, divulgando produtos e serviços, promovendo aproximação dos consumidores com os produtores e possibilitando a articulação de redes dos trabalhadores associados. A feira tem como objetivo principal oportunizar trocas de saberes e outros processos de formação e qualificação, bem como possibilitar a difusão do consumo consciente .

O secretário Patrick de Lima Carvalho avaliou o encontro.

“A realização da 1ª Feira de Economia Solidária é um passo importante na contribuição para o desenvolvimento local à medida que se revela como um relevante espaço de possibilidades de geração de renda para a comunidade sobradinhense. Além disso, trata-se de um momento rico em sociabilidade, como também em troca de saberes e fazeres entre os agricultores familiares, artesãos e pequenos empreendedores. O Prefeito Cleivynho Sampaio nos recomendou todo empenho na realização deste evento e tem dado total suporte para o bom encaminhamento dos nossos trabalhos. Agradeço a equipe da SESOL que se fez presente, fruto da parceria com o Deputado Zó que abriu este canal com o Governo do Estado, assim como aos nossos expositores, agricultores, artesãos e a cada setor da gestão municipal engajado na realização deste importante evento para o nosso município”, declarou o secretário.

Ascom PMS

Associação Médica Brasileira cobra do Governo Bolsonaro sobre “kit covid”

0

A Associação Médica Brasileira (AMB) cobrou da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec), vinculado ao Ministério da Saúde, um posicionamento sobre o kit que reúne medicamentos, sem comprovação científica contra a Covid-19.

Entre os remédios avaliados, estão a ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina, todos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro.

A AMB, que reúne 16 entidades médicas, divulgou um manifesto para cobrar a revogação das normas. A associação liderou a elaboração do documento, que critica a Conitec por não ter enviado para consulta pública parecer técnico-científico contra o uso dos remédios do chamado Kit Covid, ineficazes contra a doença.

“O parecer técnico-científico, que contou, entre outros membros, com especialistas da AMB nem ao menos foi enviado à consulta pública. Isso já passados 20 dias de votação encerrada em embate, aos 21 de outubro. Na ocasião, a Conitec se comprometeu a abrir com brevidade o canal de debate público”, publicaram as entidades, em nota.

Redação PNB

Projeto de pesquisa desenvolvido em laboratório do HU-Univasf/Ebserh é aprovado via Edital da Facepe 

0

 

O Lamupe (Laboratórios Multiusuários de Pesquisa), situado nas dependências da Policlínica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh/MEC), além de favorecer a formação de discentes de graduação e pós-graduação, está propiciando o desenvolvimento de investigações científicas relevantes no campo da saúde pública.

No final de outubro, um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia da Univasf, foi aprovado em um Edital de Auxílio a Projeto de Pesquisa para Jovens Pesquisadores divulgado pela Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). Com o título ‘Identificação e caracterização de casos de variantes de preocupação do novo coronavírus na VIII Regional de Saúde de Pernambuco’, o projeto receberá R$ 59 mil em financiamento para a operacionalização.

A iniciativa é pioneira tendo como base o uso da estrutura do Lamupe, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU. “O projeto se baseia no diagnóstico de Covid-19, via RT-PCR, que já vinha sendo uma das investigações realizadas no Lamupe, a partir de amostras enviadas por municípios que compõem a VIII Região de Saúde de Pernambuco. A partir disso, o objetivo será detectar variantes de preocupação nesta região, com base em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), através de sequenciamento genético do vírus”, explica o docente Rodrigo.

“A aprovação deste projeto no edital da Facepe traz muitos benefícios para os Laboratórios Multiusuários de Pesquisa do HU-Univasf/Ebserh. Dentre eles, a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas de qualidade, melhorando o conhecimento científico a nível nacional e aprimorando a formação de recursos humanos na nossa região, além de tornar a estrutura dos nossos laboratórios de pesquisa mais dinâmica e frequentada pelos nossos profissionais, residentes, professores e alunos. Atualmente, o Hospital Universitário oferece toda estrutura e equipamentos para realização de diferentes pesquisas e fomentos como esse chegam para ajudar o grupo de pesquisa e contribuir ainda mais na geração de conhecimento”, comemora Carine Rosa Naue, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU.

Além da coordenação de Prof. Rodrigo, o projeto contará com a colaboração dos docentes Matheus Matiuzzi, Anderson Armstrong e Rodrigo Videres, além de discentes do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Univasf, pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Composto por Laboratório de Métodos in vitro, Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Extração de Ácidos Nucleicos e Laboratório de Farmacotécnico Hospitalar, o Lamupe está em funcionamento há pouco mais de nove meses e foi concebido pela Gerência de Ensino e Pesquisa da unidade hospitalar, em parceria com a comunidade acadêmica da Univasf. Foram investidos aproximadamente R$ 445 mil pelo Governo Federal e, apenas na aquisição de equipamentos de última geração, foram destinados mais de R$ 69 mil por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh/MEC.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Ascom

APLB Sindicato em Juazeiro se une às demais entidades de educação do país na luta pelos direitos dos trabalhadores contra a PEC 23 

0

Neste dia 09 de Novembro de 2021, a APLB Sindicato em Juazeiro se junta às muitas outras entidades ligadas à educação para se posicionar absolutamente contra a PEC 23/2021 que apenas traz insegurança jurídica ao país. Um dos pontos de agravamento desse momento desfavorável aos trabalhadores da educação foi o acordo envolvendo Sindicatos da Educação e de Servidores Públicos das regiões Norte e Nordeste.

O acordo contribuiu para que a PEC fosse aprovada em primeiro turno enfraquecendo a luta pelos direitos garantidos dos servidores da educação e que hoje, podem ser retirados caso essa situação não seja revertida. O que se espera, nesse momento, é uma mudança rápida dessa votação no segundo turno da Câmara dos Deputados, para que haja um diálogo entre trabalhadores e parlamentares que aderiram ao referido pacto que não traz nenhum benefício para a categoria.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a PEC 23 é voltada para financiar as emendas secretas de parlamentares, tem intenções antirrepublicanas e faz parte do projeto de reeleição do atual presidente que coloca como pauta prioritária, a substituição de uma política permanente destinada às famílias em situação de vulnerabilidade – Bolsa Família, por outro de maior valor apenas no ano eleitoral, com validade até dezembro de 2022 – Auxílio Brasil. No entendimento da CNTE, se o interesse fosse realmente prover seguridade à população durante a pandemia e o caos social que impera no Brasil, poderia perfeitamente ter financiado a prorrogação do auxílio emergencial desde janeiro de 2021, com o aval do Congresso ou do TCU, ainda que através de medidas que rompessem o teto de gastos, mas que preservassem a segurança jurídica dos precatórios e as receitas orçamentárias das políticas públicas.

As entidades contrárias à PEC 23 reforçam que a ausência de benefícios para os trabalhadores da educação tem que ser considerada. Além da insegurança, a PEC pretende prorrogar investimentos na educação (precatórios do Fundef), impor regime de securitização de recebíveis da dívida ativa com ampla desvinculação orçamentária nas três esferas (inclusive das rubricas de educação e saúde) para (re)financiar dívidas com bancos e outras instituições financeiras, onerar servidores municipais impondo a antecipação de regras da Reforma da Previdência, entre outros prejuízos.

“Organizada e comandada pelo deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados a PEC do calote vai ser votada mais uma vez e nós, juntamente com entidades representativas estamos atentos para mobilização de todos os trabalhadores da educação, principalmente os da Bahia, a Frente Parlamentar em Defesa dos Precatórios e a Frente Norte-Nordeste pelos Precatórios. Estamos ligando para os deputados e suas bancadas no sentido de pedir que não votem nessa PEC que é um verdadeiro calote e uma ameaça ao teto de gastos do governo. A APLB Sindicato em Juazeiro está fazendo sua parte e já tivemos contato com deputados da nossa região para que possam atender à solicitação dos trabalhadores em educação e derrubar de vez com essa proposta”, ressalta o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.

Ascom APLB

Confira planejamento de vacinação contra Covid-19 para esta quarta-feira (10), em Juazeiro

0

Nesta quarta-feira (10), o município de Juazeiro vai realizar aplicação da segunda dose com imunizante Pfizer e da dose de reforço.

Confira planejamento:

Segunda dose – Pfizer

A vacinação da segunda dose da Pfizer vai ser realizada na Uneb e no Juá Garden Shopping, das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias). O município está com desabastecimento de doses dos fabricantes Oxford/AstraZeneca e CoronaVac para aplicação da segunda dose e retoma a aplicação assim que receber nova remessa com estes imunizantes.

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a idosos, residentes em Juazeiro, com 60 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes púbicos será na Univasf, das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Ascom/Sesau

PEC dos Precatórios: Rosa Weber quer ouvir MP e Câmara sobre tramitação

0

Após negar pedido de suspensão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), a Ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), quer ouvir o Ministério Público e a Câmara dos Deputados sobre a tramitação do projeto.

De acordo com o site O Antagonista, nos despachos, a ministra afirmou que conflitos interpretativos sobre normas regimentais do Legislativo são assuntos internos e que não podem ser revisados pelo Judiciário. Em exame inicial, Rosa Weber não se convenceu da urgência para que o Supremo intervenha na tramitação da PEC.

Weber também disse que pode haver uma decisão posterior porque, mesmo se aprovada em segundo turno pelo Plenário da Câmara, a PEC não será imediatamente promulgada, devendo, antes, ser enviada para análise do Senado.

Os pedidos para suspensão da tramitação da PEC dos precatórios foram protocolados peloex-presidente Rodigo Maia, pelo PDT e por outros parlamentares, que também questionam a manobra de Arthur Lira (PP-AL) para permitir o voto remoto de deputados em missão internacional, que aumentou o quórum para votação.

Supensão do “orçamento secreto”

A ministra Rosa Weber suspendeu liminarmente a execução das emendas de relator, – conhecidas como “orçamento secreto” -, que, na prática, têm sido usadas politicamente pelo governo Bolsonaro para angariar apoio no Congresso. O plenário da Corte vota nesta tarde se mantém ou não a decisão.

Ontem (8),Lira enviou uma manifestação ao STF para derrubar a decisão liminar de Weber.

O presidente da Câmara argumenta que a discussão diz respeito ao Congresso. “As ações tratam eminentemente de matéria interna corporis, tendo em vista que a previsão de emendas do relator não é matéria de ordem constitucional e está prevista apenas na Resolução n° 01/2006-CN.”

Redação PNB