Arquivos anuais: 2021

Facape tem artigo sobre mortes em presídios publicado em revista internacional

0

A Faculdade de Petrolina – Facape, através do professor do Colegiado de Direito, Edson Jorge Pacheco, com a participação de seus alunos, um artigo na Revista International Journal of Development Research.

Pacheco é doutorando em Criminologia pela Universidade do Porto, e em Ecologia Humana e Gestão pela UNEB, e trouxe na tese Morte sob custódia: uma análise da realidade das instituições carcerárias do vale do São Francisco (Petrolina/Juazeiro), desenvolvida pelos alunos de direito, os casos de mortes que ocorreram nos presídios das respectivas cidades no período de 2012 a 2019, sendo observado as causas, e a responsabilidade objetiva do Estado.

 

“ A revista é muito bem avaliada internacionalmente pelo fator de impacto que é o parâmetro de avaliação de revistas internacionais. Ela é super bem avaliada também pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que é o órgão científico máximo brasileiro. Então isso demonstra a qualidade da produção científica da nossa faculdade , um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho, ” frisou Pacheco.

A revista Internacional da índia publica mensalmente trabalhos acadêmicos em inglês, em todas as áreas e assuntos da pesquisa científica, e os artigos estão disponíveis em: http://www.journalijdr.com/ .

 

Ascom Facape

Dois homens são presos acusados pelo crime de homicídio em Juazeiro

0

Dois homem foram presos na última segunda-feira (08), acusados de assassinar Taisson Silva Santos, em Juazeiro no Norte da Bahia. O crime aconteceu em outubro deste ano, no bairro Itaberaba.

A vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local.

“Segundo nossa investigação, Taisson foi morto por disputa por território para o tráfico de drogas no bairro Itaberaba”, explicou o titular da DH de Juazeiro, delegado Thiago Pessoa.

Os acusados tiveram os mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara do Júri de Juazeiro, e seguem presos à disposição do Poder Judiciário.

 

Da Redação PNB foto arquivo

Covid-19: Petrolina confirma 192 novos casos da doença

0

O boletim epidemiológico dessa terça-feira(9) registra que dos 25 leitos disponíveis, 14 estão ocupados com pacientes, sendo sete de Petrolina e sete de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 56% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas, foram registrados 192 novos casos. Dos casos positivos 87 são do sexo masculino, com idades de 11 meses a 69 anos, e 105 do sexo feminino, com idades de seis meses a 95 anos. Dos resultados, 181 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e 23 por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município está com 33.950 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 32.274 já estão recuperadas, isso representa 95,1% de cura clínica.

Não há registro de óbitos, o município permanece com 573 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 605 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

-Casos por raça/cor: 14 pessoas se declararam pretas; 132 pardas; duas amarelas; 33 brancas e 11 optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 145.327 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.103 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Débora Sousa – Ascom Sesau

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quarta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (10). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

 

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Limão Comum por R$ 30,00 o saco com 20kg; Maçã Nacional por R$ 82,50 a caixa com 18kg; Manga Tommy 1ª por R$ 22,50 a caixa com 26kg; Maracujá 1ª por R$ 75,00 a caixa com 16kg e Morango por R$ 23,50 o Kg.

Veja a cotação completa 

COTAÇÃO 10-11-2021

 

Welington Alves – Ascom AMA

Projeto ‘Lápis na Mão’ vai premiar em 1º de dezembro os melhores da 8ª edição

0

O projeto ‘Lápis na Mão’, que há sete anos premia estudantes de Juazeiro – BA, nas categorias desenho, poema e redação, chega a sua 8ª edição movimentando cerca de mil produções inscritas e mais de 600 professores de 83 escolas públicas e privadas com o tema ‘Tô Online: das janelas virtuais para a leitura do mundo’.

Promovido pela TV São Francisco, afiliada da TV Bahia, com patrocínio de diversas entidades, entre elas a Agrovale e a Unimed Vale do São Francisco, o concurso cultural deste ano vem mobilizando os alunos do Ensino Infantil ao Fundamental II desde o último mês de setembro no formato ‘em casa’, devido a pandemia da Covid 19.

De acordo com o supervisor de Marketing da TV São Francisco e coordenador do projeto, Renan Braga, o resultado final, com os alunos e professores premiados, será conhecido pelo público no dia 1º de dezembro, durante uma cerimônia presencial na Univasf (obedecendo todos os protocolos de saúde com relação à pandemia), que também será transmitida online no site do G1 Bahia. “Antes da premiação final, iremos também realizar uma exposição no River Shopping de Petrolina, apresentando os dez desenhos finalistas do projeto para votação popular no site oficial (www.lapisnamaotvsf.com.br), até 21 de novembro”, pontuou.

Para o diretor vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, o projeto chega a 8ª edição, consolidando uma proposta que educa através da leitura, da escrita e do estímulo à arte e à imaginação das crianças. “Garantimos nossa participação, mais uma vez, contribuindo para a formação cultural das novas gerações e para o desenvolvimento do conhecimento e da cidadania em nossa região”, ressaltou.

O diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, também enfatizou a importância do projeto para a integração e a transformação da comunidade estudantil. “Um projeto que mobiliza as escolas e dar oportunidade aos estudantes de revelarem seus talentos é certamente uma iniciativa pedagógica das mais brilhantes. Nos identificamos bastante com o tema e apostamos, mais uma vez, no sucesso deste concurso cultural”, concluiu.

CLAS

Após denúncias feitas ao PNB, vereador Alex Tanuri vai até a UPA de Juazeiro e constata a falta de medicamentos na unidade

0

Em matéria divulgada ontem (9), pelo Portal Preto No Branco, uma fonte alertou sobre a falta de oxigênio em duas importantes unidades de saúde do município de Juazeiro, no Norte da Bahia. De acordo com as informações, há oito dias a Secretaria de Saúde está sem receber o medicamento.

“Está faltando oxigênio no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Todos os setores estão desesperados. A situação está crítica. Vai morrer gente”, declarou a fonte, que preferiu não ser identificada.

A nossa fonte afirmou ainda que além de oxigênio, as unidades também estão sem Bloqueadores neuromusculares e sedativos, necessários para a intubação dos pacientes. Além disso, diversos medicamentos, inclusive antibióticos também estariam em falta.

Após as denúncias, o vereador da oposição, Alex Tanuri, esteve nesta manhã na UPA de Juazeiro e confirmou a falta de medicamentos na unidade.

“Fico triste com a situação em que Juazeiro se encontra. Vim aqui na farmácia da UPA e foi constatado que não existem kits de acesso, medicamentos para desentubar o paciente, não tem um omeprazol, e não tem os filtros dos ventiladores”, declarou Tanuri.

O vereador também enviou ao PNB uma nota sobre a situação. Veja na íntegra:

“Enganaram a população com promessas de mudança e o que temos hoje é o caos administrativo na Prefeitura de Juazeiro. Nenhuma área se salva, mas a situação da Saúde é ainda mais grave.

Agora faltam medicamentos, equipamentos e insumos básicos nos hospitais. Para agravar ainda mais o quadro, os salários dos servidores da pasta estão atrasados. Juazeiro voltou a um passado que todos nos temíamos e alertávamos durante a campanha.

Basta comparar. Havia problemas nas gestões de Isaac Carvalho e Paulo Bomfim, mas o que temos agora é um cenário muito pior. Foram 12 anos com salários em dias. Em menos de um ano, Suzana atrasa pagamentos e ainda piora todos os serviços”.

 

Da Redação PNB

Governo da Bahia vai pagar Prêmio por Desempenho a mais de 11 mil servidores da Segurança

0

Nesta terça-feira (09), durante o papo Correria, o Governador Rui Costa garantiu o pagamento do Prêmio por Desempenho Policial para 11,3 mil servidores, com investimentos de R$ 10 milhões.

Serão contemplados Policiais Civis, PMs e Peritos do Departamento de Polícia Técnica, por redução da criminalidade nas suas respectivas áreas de atuação.

“Um prêmio importante porque reconhece e valoriza o trabalho de homens e mulheres que se dedicam a cuidar dos baianos. O dinheiro entra na conta nesta quarta e continuará sendo pago semestralmente aos servidores”, disse Rui.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, o prêmio será pago pelo desempenho dos servidores no primeiro semestre de 2021. Dentre as 52 Áreas Integradas da Segurança Pública (Aisp), 23 apresentaram redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.

Três Áreas Integradas conseguiram manter a taxa de CVLI dentro da meta estabelecida para o Estado (Pituba, Barra e Brumado). Dos 11,3 mil servidores que receberão o PDP neste semestre, 9,2 mil são Policiais Militares, contemplados com uma premiação total de R$ 8 milhões, enquanto 1,7 mil Policiais Civis ganharão R$ 1,6 milhão. Também serão premiados servidores que atuam no Departamento de Polícia Técnica.

Redação PNB

Aprovada, em segundo turno, a PEC dos Precatórios; confira como votaram os deputados baianos

0

A maioria dos parlamentares da bancada baiana da Câmara Federal votou, nesta terça-feira (10), favorável ao texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios em segundo turno

Somente o deputado Félix Mendonça Junior (PDT) mudou seu voto em relação ao primeiro turno.

Por 323 votos a 172 e uma abstenção, a PEC foi aprovada, com todos os destaques (sugestões pontuais de mudança ou retirada de trechos do texto principal) do segundo turno rejeitados.

A matéria agora seguirá para votação no Senado.

A PEC é a principal aposta do governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil — anunciado pelo governo para suceder o Bolsa Família.

Confira como votaram os deputados federais baianos:

VOTO NÃO
Afonso Florence (PT-BA) -votouNão
Bacelar (Podemos-BA) -votouNão
Alice Portugal (PCdoB-BA) -votouNão
Daniel Almeida (PCdoB-BA) -votouNão
Félix Mendonça Jr (PDT-BA) -votouNão
Jorge Solla (PT-BA) -votouNão
Joseildo Ramos (PT-BA) -votouNão
Lídice da Mata (PSB-BA) -votouNão
Marcelo Nilo (PSB-BA) -votouNão
Pastor Isidório (Avante-BA) -votouNão
Paulo Magalhães (PSD-BA) -votouNão
Professora Dayane (PSL-BA) -votouNão
Valmir Assunção (PT-BA) -votouNão
Waldenor Pereira (PT-BA) -votouNão
Zé Neto (PT-BA) -votouNão

VOTOU SIM
Abílio Santana (PL-BA) -votouSim
Adolfo Viana (PSDB-BA) -votouSim
Alex Santana (PDT-BA) -votouSim
Antonio Brito (PSD-BA) -votouSim
Arthur O. Maia (DEM-BA) -votouSim
Cacá Leão (PP-BA) -votouSim
Charles Fernandes (PSD-BA) -votouSim
Claudio Cajado (PP-BA) -votouSim
Elmar Nascimento (DEM-BA) -votouSim
Igor Kannário (DEM-BA) -votouSim
João C. Bacelar (PL-BA) -votouSim
José Nunes (PSD-BA) -votouSim
José Rocha (PL-BA) -votouSim
Leur Lomanto Jr. (DEM-BA) -votouSim
Márcio Marinho (Republican-BA) -votouSim
MárioNegromonte Jr (PP-BA) -votouSim
Otto Alencar (PSD-BA) -votouSim
Paulo Azi (DEM-BA) -votouSim
Raimundo Costa (PL-BA) -votouSim
Sérgio Brito (PSD-BA) -votouSim
Tia Eron (Republican-BA) -votouSim
Uldurico Junior (PROS-BA) -votouSim

Estado autoriza eventos com até 3 mil pessoas e libera venda de bebidas alcoólicas em estádios

0

O Governo do Estado publica, no Diário Oficial desta quarta-feira (10), alterações no decreto número 20.780, que regulamenta a realização de eventos com presença de público na Bahia.

Conforme foi antecipado pelo governador Rui Costa no Papo Correria desta terça-feira (9), estão autorizados eventos com até 3 mil pessoas, a partir da data de publicação da atualização do decreto. O limite permitido era de 2 mil pessoas.

Continua sendo obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Além disso, devem ser respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelos Municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

A presença de torcedores em eventos desportivos na Bahia também terá alterações, de acordo com a nova publicação. Foi autorizada pelo governador Rui Costa a ampliação da lotação máxima de 50% para 70% da capacidade dos equipamentos esportivos. Os torcedores também devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

O novo decreto revoga a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios, que passam a ter autorização para comercializar esses produtos durante os jogos. O novo decreto do Governo do Estado tem validade até o dia 19 de novembro.

 

Secom Bahia