Arquivos anuais: 2021

Cientistas falam sobre países do mundo onde pandemia pode estar próxima do fim

0
Novo Coronavírus SARS-CoV-2 Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula infectada com uma cepa variante de partículas do vírus SARS-CoV-2 (laranja), isolada de uma amostra de paciente. Imagem capturada no Centro de Pesquisa Integrada (IRF) do NIAID em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Para alguns especialistas mundiais, a pandemia está próxima do fim. De acordo com entrevista cedida a revista Reuters, cientistas do mundo todo com diversos estudos renomados sobre a pandemia da Covid-19 afirmam que com a proliferação da variante Delta, o vírus mutável, está começando a perder a força.

Eles acreditam que os primeiros países a emergirem da pandemia serão os Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Índia, devido ao alto índice de vacinação e pela “imunidade de rebanho”. Eles expressaram uma confiança crescente de que muitos países irão deixar o pior da pandemia para trás no próximo ano.

“Nós acreditamos que entre agora e o fim de 2022, esse é o ponto em que teremos controle sobre o vírus… em que podemos reduzir significativamente os casos graves e os óbitos da doença”, contou a epidemiologista que lidera a resposta à Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove.

Mas também não descartam que o SARS-CoV-2 permanece como um agente imprevisível e que sofre mutações enquanto se espalha pelas populações não vacinadas e que essa inconstância o que poderia provocar um cenário apocalíptico.

BNews

Ocupação de leitos de UTI adulto para Covid-19 na Bahia atinge 36%; confira números desta quarta-feira (30)

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 92 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 276 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (3) também registra 7 óbitos. Dos 1.246.728 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.217.390 já são considerados recuperados, 2.247 encontram-se ativos e 27.091 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.581.149 casos descartados e 244.155 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.318 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Taxa de ocupação

A Bahia registrou, nesta quarta-feira (3), uma taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 de adultos de 36%. Já na UTI pediátrica, do total de leitos disponíveis, 69% estão ocupados, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O Estado registrou ainda uma taxa de ocupação dos leitos clínicos pediátrico e adulto de 35% e 36%, respectivamente.

Vacinação

Com 10.648.574 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,63% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. Uma instabilidade no sistema de registro de imunização ocasionou uma falha pontual na contabilização das doses aplicadas na última terça-feira (2), o que justifica a diferença nos dados em relação a essa quarta.

Da Redação PNB

 

Policiais da 75ºCIPM prendem pai acusado de estuprar filha de 5 anos no bairro Itaberaba, em Juazeiro

0

 

Na noite da última terça-feira (2), policiais da 75CIPM, acionados pelo CICOM, atenderam a uma suspeita de estupro a uma criança de 5 anos, no bairro Itaberaba, em Juazeiro.

A mãe da criança acusa o pai. Ela relatou aos policiais que é separada do ex-companheiro, e que a filha do casal teria passado o final de semana com o pai, que não teve o nome relevado pela polícia.

De acordo com a PM, a mãe contou que “notou um sangramento na genitália da criança, e após perguntar a filha se  tinha ocorrido alguma coisa, a menina informou que seu pai teria introduzido o dedo nas suas partes intimas”.

A mãe, então denunciou o acusado.

Ainda de acordo com a PM, o pai da criança negou as acusações. Ele foi apresentado a Delegacia de Polícia para as formalidades legais.

Ascom 75CIPM/ Foto ilustrativa 

Juazeiro: Feira de empreendimentos de mulheres do Vale do São Francisco acontece nesse final de semana

0

 

Artesanato, moda, alimentação, cosméticos, literatura são alguns dos segmentos que irão expor seus produtos durante a V edição da Feira Vivas y Unidas, que acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro, das 16 às 21h, ao lado da Casa do Artesão de Juazeiro. O evento tem o objetivo de incentivar e divulgar empreendimentos femininos do vale do São Francisco, além de fortalecer a economia solidária por meio da comercialização direta.

Organizado pelo Coletivo Feminista Vivas y Unidas, a Feira tem a sua maior edição e já conta com mais de 70 expositoras de diversos segmentos e conta com uma programação diversa. Além da exposição dos produtos, acontecerão apresentações musicais, desfile com marcas regionais, recital de cordel, dentre outras. A programação completa, demais informações sobre expositores e detalhes da feira podem ser encontradas na página do evento no Instagram @vivayunidas.

A expectativa das organizadoras é fomentar “a geração de renda e visibilidade para cada uma das marcas que nos escolheu para expor”, explica Raphaella Marçal, expositora e integrante da comissão organizadora da Feira. Ela espera receber na feira cerca de 2 mil visitantes ao longo dos dois dias de evento.

A entrada é gratuita. É obrigatório o uso de máscara.

Serviço:

O que: V Feira Vivas y Unidas
Quando: 05 e 06 de novembro, das 16h às 21h
Onde: Ao lado da Casa do Artesão de Juazeiro
Como: Entrada gratuita
Contato: 74 981105888 – Raphaella Marçal

Ascom

Município de Sobradinho adere a projeto Partiu #TestagemNasEscolas

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através das Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o Governo do Estado, inicia nesse mês de novembro a testagem para Covid-19 nos alunos do Centro Educacional de Sobradinho (CES), e do Colégio Estadual Vila São Joaquim, o CIRES. Ambas as instituições escolares foram escolhidas como as escolas pilotos do projeto por serem as que possuem o maior número de estudantes no município.

A ação de realizar a testagem dentro das escolas faz parte do Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, e tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 nessas comunidades escolares. No município, a execução das testagens será feita pela Secretaria de Saúde, e o monitoramento e acompanhamento dos casos detectados em cada instituição escolar será realizado pelas Unidades Básicas de Saúde de referência de cada escola.

“O Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, e irá atuar no município através da parceria com as secretarias municipais de saúde e educação. Aqui em Sobradinho a Saúde e a Educação, desde o último ano já vem trabalhando em conjunto, e a partir dessa convocação feita pela Saúde para irmos dentro das escolas testar os estudantes, nós devemos fortalecer essa parceria ainda mais, uma vez que o objetivo da gestão municipal é controlar e evitar a incidência de casos dentro das escolas”, esclareceu Maysa Sanjuan, Secretária de Saúde.

Sobradinho aderiu oficialmente ao projeto na última sexta-feira (29), durante reunião no Polo UAB, entre as Secretárias de Saúde e Educação, Maysa Sanjuan e Ducilene Kestering. Também estiveram presentes no encontro os gestores das escolas municipais e estaduais do município, que participaram de uma votação para definir as duas primeiras escolas onde acontecerão a testagem.

“A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios para a educação, pois tivemos que realizar o fechamento físico de nossas escolas. Entretanto, passado o tempo e por meio dos protocolos de segurança sanitária fomos retornando as aulas semipresenciais, tomando todas as medidas para fazer do ambiente escolar um espaço seguro para todos, e é justamente com esse propósito em mente que a gestão adere ao projeto Partiu #TestagemNasEscolas. Nossa meta é garantir o direito ao acesso à educação para todos, e, portanto, precisamos de nossas escolas abertas e prontas para atender os estudantes, e através do projeto queremos garantir que elas são ambientes seguros”, afirmou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

Ascom PMS

Covid-19: por falta de vacinas, continua suspensa imunização em adolescentes, dose de reforço e segunda dose da coronaVac, em Juazeiro; confira programação para esta quinta (4)

0

A Secretaria de Saúde (Sesau) vai realizar nesta quinta-feira (4), apenas a vacinação contra a Covid-19 da primeira dose para a população com 18 anos ou mais e segunda dose.

De acordo com o órgão, “devido ao desabastecimento do estoque, está suspensa a aplicação da primeira dose dos adolescentes de 12 a 17 anos, segunda dose com o fabricante CoronaVac e da dose de reforço. O município aguarda o recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação destes públicos”.

Confira planejamento:

Repescagem 18 anos e mais

A vacinação deste público será na Uneb, a partir das 8h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca e Pfizer

O município dispõe nesta quinta-feira, para aplicação da segunda dose, apenas dos fabricantes Pfizer e Oxford/ AstraZeneca. Portanto, quem precisa tomar a segunda dose com a CoronaVac deve aguardar o recebimento de nova remessa com este fabricante.

Pfizer– A vacinação da segunda dose com a Pfizer será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Antônio Guilhermino, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Parque Residencial, Jardim Flórida, Dom Thomaz e Caic, das 8h às 11h30; Univasf, UBSs CSU, Vila Jacaré e João Paulo II, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h; e Juá Garden Shopping, das 10h às 16h.

Oxford– Quem precisa tomar a segunda dose com a Oxford / AstraZeneca deve buscar pela Univasf, das 8h até o encerramento das doses.

É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. O Ministério da Saúde reduziu o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer para 8 semanas (56 dias). Portanto, quem tomou a primeira dose da Pfizer até 8 de setembro já pode buscar um  dos pontos para antecipar a imunização.

Da Redação PNB, com informações Ascom/ Sesau

Covid-19: 100% dos leitos de UTI estão ocupados, em Juazeiro, nesta quarta-feira (3)

0

Juazeiro não registrou óbito por Covid-19 nesta quarta-feira (3). O município permanece desde o início de outubro com 380 mortes por complicações do novo coronavírus. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau).

Foram confirmados três novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 18.669 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.110 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.545. Juazeiro tem 179 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.154 testes rápidos pela prefeitura e 3.743 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 49%, com 64 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com nenhum leito disponível.

Ascom/Sesau

Idosos são encontrados mortos, em uma residência no bairro Idalino Bezerra, em Petrolina; casal pode ter sido vítima de latrocínio

0

 

No início da tarde desta quarta-feira (3), dois idosos foram encontrados mortos, na casa onde residiam, no bairro Idalino Bezerra, em Petrolina (PE), Sertão de Pernambuco.

Segundo informações de populares, os corpos apresentavam sinais de violência. Os dois estavam com as mãos amarradas e podem ter sido vítimas de enforcamento.

De prenomes Jorge e Raimunda, eles eram bastante conhecidos no bairro.

Ainda não se sabe a motivação do duplo homicídio. A Polícia Civil já iniciou as investigações, e existe a suspeita de  latrocínio.

Estamos apurando mais informações sobre o caso.

Da Redação PNB, com informações Blog Edenevaldo Alves

TV Jovem Pan contrata ex-ministro de Bolsonaro, Ricardo Sales, como comentarista de programa

0

O ex-ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, Ricardo Salles, foi contratado como comentarista da TV Jovem Pan News, e estreará no canal nesta quinta-feira à noite, no “Headline News”, de acordo com o Portal UOL.

O programa “Headline News”, com edições transmitidas pela manhã e à tarde, apresenta reportagens ao vivo nas principais capitais do país e traz comentários de especialistas em política, negócios, tecnologia, agronegócio, saúde e economia.

Também foram contratados pela emissora, os apoiadores do presidente Bolsonaro Alexandre Garcia e Caio Coppolla, conforme anunciou o empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, CEO do Grupo Jovem Pan.

Os dois também irão integrar a equipe de comentaristas da TV, que estreou recentemente na TV fechada.

Ricardo Salles

Em junho, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e autorizou a abertura de um inquérito para investigar Ricardo Salles.

O pedido da PGR foi feito no dia 31 de maio e tem como base a notícia-crime apresentada em abril contra o ex-ministro por suposta atuação para atrapalhar a apuração da maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus.

Da Redação PNB