Arquivos anuais: 2021

“Cadê a lei dos 15 minutos?”, questionam clientes sobre atendimento na agência central da Caixa Econômica de Juazeiro

0

Com o início do pagamento do Auxílio Emergencial e o aumento da procura pelos serviços da Caixa Econômica Federal, uma estrutura foi montada no ano passado em frente a agência do centro de Juazeiro, no Norte da Bahia, para proporcionar mais conforto e dar um acolhimento mais humanizado a quem precisa passar horas à espera do atendimento para sacar o benefício. O pagamento do Auxílio se encerra neste mês de novembro.

 

A estrutura foi apropriada para os beneficiários do programa, no entanto, clientes da CEF que precisam acessar outros serviços na instituição bancária, reclamam que também estão precisando aguardar na parte externa da agência para somente depois pegar outra fila na parte interna da agência.

“A situação da Caixa Econômica é abandono e descaso com a população. Agora eles estão usando a tenda, que era destinada apenas para os clientes do Auxílio Emergencial, para todo mundo. Antes os clientes eram separados e agora todos que estão precisando dos mais diversos serviços estão ficando juntos. Está todo mundo reclamando”, declarou um cliente, que preferiu não ser identificado.

Ainda de acordo com ele, a mudança está causando uma espera ainda maior pelos atendimentos.

“Eu, por exemplo, cheguei cedo na Caixa e peguei uma ficha na parte externa. Depois de mais de 4 horas de espera, fui para o interior da agência e lá recebi outra ficha e tive que esperar por mais tempo. Um absurdo. A gente perde o dia todo na agência para resolver, muitas vezes, uma demanda simples. Cadê a lei dos 15 minutos?”, questionou o leitor.

O PNB está encaminhando a reclamação para a gerência da Caixa Econômica Federal.

 

 

Da Redação PNB

“A situação está insustentável”: período chuvoso evidencia precariedade do Mercado do Produtor de Juazeiro e comerciantes reclamam

0

As reclamações de comerciantes e consumidores do Mercado do Produtor de Juazeiro, no Norte da Bahia, quanto a falta de estrutura do entreposto, são antigas e recorrentes. As queixas sobre a precariedade do espaço vão desde a falta de higiene e desorganização, até as péssimas condições de trabalho para quem comercializa no local.

No período chuvoso, a situação fica mais evidente e piora. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (03), após a chuva de caiu na madrugada, de acordo com a reclamação de um trabalhador que atua no Ceasa. A lama tomou conta do espaço, provocando muitos transtornos.

“O Mercado ficou cheio de lama apenas com uma chuvinha. É uma vergonha. Parece mais um chiqueiro. O carrinho de um trabalhador, que estava com melões, acabou virando por conta dos buracos. O prejuízo vai para quem agora?” questionou o comerciante.

Ele também reclamou dos buracos e da falta de manutenção do espaço.

“Essa gestão nem para tapar buraco presta. Venham aqui dentro olhar nossa situação. Só prestam para cobrar impostos caros. O Ceasa não tem estrutura nenhuma. Quem vem aqui fazer suas compras se depara com a falta de organização e higiene. A situação está insustentável”, finalizou.

Um vídeo relatando a situação também foi enviado ao PNB. Veja:

O PNB já encaminhou a reclamação para a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), responsável pela administração do entreposto comercial.

 

Da Redação PNB

Defesa Civil de Petrolina emite alerta para possibilidade de chuva nos próximos dias

0

Um novo período de chuva se aproxima na região do São Francisco. Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil – órgão que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), emitiu um novo alerta SMS nesta quarta-feira (3) para a possibilidade de chuva nos próximos dias no município.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu, a previsão é de que um volume de 20 milímetros a 50 milímetros seja registrado até domingo (7). Para tanto, as equipes da Prefeitura seguem de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade.

“Nossas equipes estão em alerta, mas, normalmente, essas chuvas são rápidas e passageiras, no entanto muito intensas. Assim, esses 50 milímetros previstos podem cair em uma hora ou podem ser distribuídos, por isso estamos preparados para as duas possibilidades”, destacou Dirceu.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24h, caso sejam identificados possíveis riscos. “O alerta auxilia a população a redobrar o estado de atenção, acionando o órgão caso haja necessidade. Dessa maneira, as equipes podem fazer a avaliação dos riscos e adotam as providências cabíveis”, explicou Dirceu.

Serviço de Alerta

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Ascom Foto Jonas Santos

Vereador Dr. Salvador cobra explicações sobre fechamento de 50 leitos para Covid-19 na Rede PEBA

0

O vereador Dr. Salvador (PCdoB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara municipal de Juazeiro-Ba, se reuniu nesta manhã (3) com o Presidente do Legislativo e demais membros da comissão, colocando em pauta a questão da diminuição dos leitos para Covid-19 na Rede PEBA, que atende demandas por internamentos de pacientes de Juazeiro, Petrolina e região.

Autor de um pedido de explicações sobre esse déficit de leitos, encaminhado à CIB, Comissão Intergestores Bipartite, Dr. Salvador avaliou, junto com os demais membros da comissão, em reunião com o presidente do legislativo, Berg da Carnaíba, providências e explicações sobre o fechamento de 50 leitos para tratamento da Covid-19 em Petrolina.
“Acabo de sair da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, da qual sou vice-presidente, e através de uma solicitação minha, referendada pelos demais membros da Comissão, estamos encaminhando um pedido de explicações à comissão interestadual Bipartite, da rede PEBA, questionando o porquê do fechamento de mais de 50 leitos para Covid-19 em Petrolina, dado o aumento do número de casos aqui na região Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco Pernambuco – Bahia, Rede PEBA.

O vereador explicou que “graças ao Governador Bahia, Rui Costa, esses leitos se mantém abertos em Juazeiro e região, mas houve um aumento muito grande de casos nesta última semana e nós precisamos saber se haverá ou não a reabertura desse leitos no outro lado da ponte, em Petrolina, pois isso preocupa e a população vai continuar sofrendo a necessidade de leitos de urgência”, explicou.

O vereador, que é médico, alerta para a necessidade do retorno dos leitos de urgência em Petrolina, já que Juazeiro manteve seus leitos, mas não tem condições de atender a demanda que vem ocorrendo nos últimos dias: “Juazeiro manteve seus leitos abertos, mas Petrolina fechou 50 e com esse aumento de casos, pode faltar leitos de urgência e isso é preocupante”, alertou o vereador, lembrando que estudos já de conhecimento público, projetam a possibilidade de uma terceira onda até o final deste ano de 2021.

Ascom Vereador Dr Salvador

“A conta chega, a água não!”: moradores de Pinhões, zona rural de Juazeiro, reclamam que estão há mais de um mês sem o serviço

0
(imagem ilustrativa)

O acesso a água potável e regular é um direito de todos e deve ser garantido pelo Estado. Porém, no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, as reclamações sobre a suspensão do fornecimento, feito pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), são cada vez mais constantes.

Nesta quarta-feira (03), moradores do distrito de Pinhões, zona rural do município, procuraram o Portal Preto no Branco para reclamar que estão há mais de um mês sem água nas torneiras.

“Moramos em Pinhões e precisamos de alguém para nos socorrer. Estamos sofrendo com a falta d’água no distrito. A água só chega nas torneiras a noite, mas depende da rua. Tem ruas que não recebe água nem durante o dia e nem a noite. A conta chega, a água não!”, reclamaram os moradores.

O PNB encaminhou a reclamação para o SAAE. O órgão explicou que o abastecimento no distrito é feito pelo SAAE de Curaçá, financiado pelo SAAE de Juazeiro e que está investigando a situação.

O PNB também encaminhou a reclamação para o SAAE de Curaçá.

 

Da Redação PNB 

 

 

Juazeiro: terceira convocação do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúde é publicada no Diário oficial

0

O Edital de Convocação Nº 003/2021 do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúde (Sesau), de Juazeiro, no Norte da Bahia, foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 29.

Para a entrega dos documentos, os candidatos devem comparecer ao setor de Recursos Humanos da SESAU, localizado no Shopping Águas Center, nesta quinta (04) e sexta-feira (05), das 8h30 às 16h. De acordo com o edital não comparecimento  do candidato no período estipulado ocasionará a sua exclusão do certame.

Entre os convocados estão agente de portaria, auxiliar de serviços gerais, condutor de maca, educador físico, médico ortopedista, entre outros. A relação de convocados, bem como toda a documentação exigida está disponível no Diário Oficial do Município, a partir da página 63.

Veja o edital

https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/3aB1oLN1

 

Da Redação PNB

Vereadores de Juazeiro aprovam PL que isenta idosos e pessoas com deficiência da tarifa ‘Zona Azul’

0

 

Foi aprovado, na manhã desta quarta (03), o Projeto de Lei nº 3.611/2021, que isenta idosos e pessoas com deficiência da tarifa ‘Zona Azul’ em Juazeiro. O Projeto do Executivo Municipal teve a expressiva votação dos vereadores de Juazeiro, aprovação unanime.

 

O documento dá o direito de duas horas de isenção da tarifa do ‘Zona Azul’ para os veículos conduzidos ou que transportem idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, devidamente identificados com a credencial de idosos expedida pela entidade executiva de trânsito local, assim como, os veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência, igualmente identificados com credencial expedida pela entidade executiva de trânsito local.

“Esse projeto tem uma relevante importância para Juazeiro, beneficiando um público que circula na área central e médica da cidade, que agora será contemplado com essa isenção de tarifa”, pontua Berg da Carnaíba, vereador e presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Juazeiro.

Inclusive, o presidente foi procurado no gabinete da Câmara por representantes da categoria para exposição da necessidade urgente da lei em vigor na cidade.

Durante a sessão ordinária, os vereadores também aprovaram com a maioria dos votos, o PL nº 3.710/2021, sobre o Programa de Parcelamento Incentivado-PPI, autorizando o município a conceder a negociação e regularização de eventuais débitos junto a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT).

 

Ascom presidência da CMJ  / Foto Fábio Martins

Debate sobre o genocídio abrirá agenda do Novembro Negro do Vale de São Francisco

0

O tema “Dia da consciência Negra: Basta de Genocídio” norteará o debate de abertura da agenda do Novembro Negro do Vale de São Francisco, que acontece nesta quinta-feira (4/11), no canal do Youtube da Frente Negra do Velho Chico, entidade que, ao lado do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro-BA tem mobilizado organizações e pessoas da região para a construção de uma agenda conjunta.

Pretendemos trazer à tona a situação da população negra na região e as saídas que vêm sendo forjadas pela luta conjunta, em particular a conquista do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo Religioso, aprovado nas cidades de Juazeiro e Petrolina.

Participarão do debate o presidente do Compir, Alexandre, as professoras da UNEB Ceres Santos e Márcia Guena, Emili, comunicóloga, o Vereador (PT/Petrolina), Gilmar Santos e o professor da Univasf, Nilton Almeida.

Ascom

Santuário Popular da Gruta de Patamuté reúne centenas de católicos na tradicional Romaria do Sagrado Coração de Jesus

0

Centenas de católicos de diversas cidades do nordeste se reuniram na Romaria do Sagrado Coração de Jesus no Santuário Popular da Gruta de Patamuté, distrito de Curaçá Ba. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”, o evento teve início na noite último domingo, dia 31/10, onde foi realizada uma procissão luminosa para em seguida, ser celebrada uma missa campal com os párocos Gilvan Regis e João Sena.

Tradicionalmente, na manhã do dia 01/11, é feita a subida a Gruta, onde foram ministradas mais 3 missas, desta vez, com a presença do Bispo Diocesano Dom Beto. Durante o intervalo entre as celebrações são realizadas também algumas confissões e batizados.

A Romaria é realizada pela Paroquia Bom Jesus e São Benedito com o apoio do Governo Municipal de Curaçá.

 

ASCOM – PMC