Arquivos anuais: 2021

Homem é assassinado no bairro Tancredo Neves, em Juazeiro

0

O município de Juazeiro, no Norte da Bahia, registrou na madrugada deste sábado (27), mais um homicídio.O crime aconteceu nas proximidades do Mercado do Produtor da cidade, no bairro Tancredo Neves.

De acordo com as informações, um homem foi alvo de disparos de arma de fogo. A vítima, que ainda não teve o nome divulgado, morreu no local.

O crime está sendo investigado, mas até o momento não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. Este foi o décimo homicídio registrado neste mês no município.

Da Redação PNB

Em estado gravíssimo, idoso de 73 anos internado na UPA aguarda há quase uma semana por regulação para o Hospital Regional de Juazeiro

3

Aos 73 anos, o idoso Arlindo Evangelista da Silva, internado na UPA- Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, no Norte da Bahia, no último domingo (21), aguarda há quase uma semana por uma transferência hospitalar, para receber tratamento adequado. Segundo o filho do idoso, José Maceno da Silva, ele foi internado após sentir fortes dores, e o quadro aponta para uma pancreatite, havendo necessidade urgente de uma regulação para o Hospital Regional de Juazeiro.

“Meu pai já não estava bem desde o sábado. Ligamos para o SAMU, mas a equipe demorou e depois disse que estava atendendo muitos casos e que algumas ambulâncias estavam quebradas. Depois, na tarde do domingo, conseguimos levar ele para a UPA. A desconfiança inicial era de pancreatite, mas agora há uma suspeita de câncer. Ele precisa ser regulado para o Regional, para ser avaliado e passar por uma cirurgia de urgência, mas até hoje nada. Resultado: o quadro dele está se agravando e os rins dele já estão quase parando”, declarou José Maceno.

Ele cobrou ainda urgência na regulação, pois o estado do idoso se agrava a cada dia e a família teme que a regulação não saia a tempo.

“Nos informaram que a solicitação da regulação foi feita ainda no domingo e está sendo atualizada a cada momento. A médica da UPA disse que a última atualização que mandaram é que ele estava em estado gravíssimo e que a prioridade era altíssima, mas até o momento nada. Já procuramos a Defensoria Pública, mas não sabemos se o hospital já foi notificado. A última notícia que recebi, é que a regulação dele já chegou à UTI móvel, pois ele precisará ficar internado em um leito de UTI, mas não foram buscar ele porque não surgiu vaga no regional. Não entendo porque não regula ele pra outro hospital, já que é uma rede e o Regional diz que não tem vaga”.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro, o Hospital Regional de Juazeiro e a Secretaria de Saúde do Estado.

Em resposta, a Sesau informou que  “o paciente foi inserido na regulação no dia 21 de novembro e desde então, a UPA aguarda a liberação de vaga por parte do Hospital Regional de Juazeiro, que é a unidade de referência. O paciente está sendo acompanhado pela equipe médica da UPA e recebendo os cuidados necessários enquanto permanece no local”.

Estamos aguardando as respostas do HRJ e da SESAB.

 

Da Redação PNB

Covid-19: Petrolina confirma mais dois óbitos e 193 novos casos

0

O boletim epidemiológico dessa sexta-feira (26) informa que dos 25 leitos de UTI disponíveis, 19 estão ocupados, sendo nove pacientes de Petrolina e 10 de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 76% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas, foram registrados 193 novos casos. Dos casos positivos 89 são do sexo masculino, com idades de três meses a 102 anos, e 104 do sexo feminino, com idades de um a 89 anos. Dos resultados, 182 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina, e 11 por exames laboratoriais. Com isso, o município está com 36.102 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 33.581 já estão recuperadas, isso representa 93% de cura clínica.

Há o registro de dois óbitos. Sendo uma pessoa do sexo feminino, de 90 anos, e outra do sexo masculino, de 61 anos, as duas tinham histórico de comorbidades. As mortes ocorreram na quinta-feira (25) em hospitais privados da região. Assim, o município está com 583 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 682 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: cinco pessoas se declararam pretas; 158 pardas; uma amarela; 24 brancas e cinco optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 157.532 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.938 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

 

Débora Sousa – Ascom Sesau

Terceira etapa do programa Partida Jogos da Inovação é concluída em Juazeiro

0

O Sebrae realizou nesta quinta-feira (25), em Juazeiro, a terceira etapa do programa Partida Jogos da Inovação (JOIN), dentro do projeto Criatividade e Inovação na Prática, destinado a donos de micro e pequenas empresas. A oficina foi ministrada por Karynne Roza, coordenadora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no município.

Ao final do encontro, Karynne comemorou o nível dos debates entre os participantes. “A oficina foi bastante enriquecedora. As pessoas de fato se engajaram na busca de melhorias para suas empresas e, consequentemente, a conexão para o desenvolvimento da partida fluiu de uma maneira desafiadora e agradável. Finalizamos com a certeza de que foi uma imersão em ideias e soluções para todos”, concluiu.

Inscrições abertas

A quarta e última oficina do calendário deste ano acontece no dia 7 de dezembro, às 17h, com 20 vagas presenciais gratuitas. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones (74) 99979-7657 / 3612-0468. O encontro será no Sebrae em Juazeiro, localizado na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro.

A partida JOIN – Jogos da Inovação – é um programa fruto da parceria firmada pelo Sebrae com o Sistema Fieb/CNI, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o objetivo de impulsionar a inovação dos negócios na região. a partir de temas como inovação aberta, métodos ágeis e design thinking.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

0
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto falam à imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento ao covid-19 no país

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (26) que o pico da inflação está próximo do fim, com melhora a partir do ano que vem.

“Está perto – olhando 12 meses – de ver o topo [da inflação], e a gente entende que, a partir do ano que vem, vai ver uma melhora”, disse Campos Neto, ao participar de evento virtual com empresas do mercado imobiliário, promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

Campos Neto afirmou que o BC imaginava, “em algum momento”, que o auge da inflação seria em setembro, mas isso não ocorreu em função dos “choques de energia [que] vieram de forma consecutiva, surpreendendo a todos”, e do aumento da gasolina subindo na bomba, puxado pelo etanol.

Projeção para o PIB

O presidente do BC também indicou que a instituição deve piorar sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2022, mas não na magnitude apontada pelo mercado em suas últimas estimativas.

A última conta do BC, de alta de 2,1%, será provavelmente revista para baixo, disse, “mas não tão baixo” como a mediana em expectativas de agentes do mercado.

No último boletim Focus, a perspectiva do mercado era de crescimento de apenas 0,7% para a economia brasileira em 2022.

Agência Brasil

Nova variante da Covid derruba bolsas, petróleo e criptomoedas

0

O temor de que uma nova variante do coronavírus possa ser resistente a vacinas, o que exigiria medidas de contenção que vão afetar a economia, abala mercados financeiros pelo mundo ao longo desta sexta-feira (26), provocando fuga de ativos considerados mais arriscados. Bolsas, câmbio, criptomoedas, juros futuros e preços de commodities, especialmente o petróleo, são afetados.

O Ibovespa, índice de referência para a Bolsa de Valores brasileira, caiu 3,39%, a 102.224. O dólar comercial fechou em alta de 0,53%, a R$ 5,5950. Na máxima do dia, a divisa chegou a saltar a R$ 5,6730.

As commodities mais importantes para o mercado brasileiro também sofriam o impacto, com destaque para a forte queda do petróleo. O barril do Brent afundava 11,55%, a US$ 72,72 (R$ 406,20), a menor cotação desde 9 de setembro, quando a commodity fechou em US$ 71,45.

Os contratos futuros de minério de ferro para janeiro de 2022 desabaram 4,87%.

Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram 2,53%, 2,27% e 2,23%, respectivamente.

O mercado de criptomoedas também sofreu o impacto. A cotação diária do bitcoin cedeu 8,36%, a US$ 54.259,93 (R$ 303.090,54). O ethereum perdeu 9,86%, a US$ 4.076,30 (R$ 22.769,80).

O Brasil seria especialmente prejudicado por novas medidas de restrição de circulação para conter uma nova onda da Covid-19, segundo Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora. “Uma nova paralisação reduziria drasticamente a perspectiva de crescimento para os próximos anos, que já não é grande coisa”, diz.

João Leal, economista da Rio Bravo, destaca que o Brasil desenvolveu ao longo da pandemia mecanismos para “evitar uma retração econômica mais intensa” e que essas medidas ainda existem.

O governo precisaria, porém, gastar mais em um momento em que o risco de desequilíbrio fiscal já vem derrubando os investimentos nas empresas do país. “Haveria nova necessidade de estímulos fiscais e monetários”, diz Leal.

Os juros futuros fecharam a sessão em forte queda, prevalecendo a percepção de que o risco de desaceleração global trazido pela nova cepa pode reduzir a necessidade de um aumento tão agressivo de juros como estava sendo previsto.

Os contratos para janeiro de 2023 recuaram para 11,90%, ante 12,05% no fechamento da véspera, enquanto os que vencem em janeiro de 2027 passaram de 11,81% para 11,71%.

“Um crescimento menor demanda um ritmo mais lento de aperto da política monetária por parte dos bancos centrais”, afirma Paulo Nepomuceno, operador de renda fixa da Terra Investimentos.

Na Ásia, o mercado de ações em Tóquio caiu 2,53%. A Bolsa de Hong Kong cedeu 2,67%. O índice CSI300 (Xangai e Shenzhen) recuou 0,74%.

O mercado acionário europeu fechou em forte queda. O índice Stoxx 50, que reúne grandes empresas da região, caiu 4,74%, e registrou a menor cotação desde 14 de outubro.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuaram 3,64%, 4,75% e 4,15%.

O Reino Unido anunciou proibição temporária a voos da África do Sul e de vários países vizinhos. A União Europeia planeja movimento similar.

O mercado acionário europeu já estava sob estresse nesta semana uma vez que o ressurgimento de casos de Covid-19 levou a novas restrições em vários países.

Pouco se sabe sobre a variante, detectada na África do Sul, em Botswana e em Hong Kong, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, que pode ser capaz de evitar respostas imunológicas e que seria mais transmissível.

“O pânico impõe cautela no meio dos investidores, que, temerosos pelo avanço da nova variante do vírus mundo afora, se afastam do risco e se refugiam nos ativos que representam segurança”, escreveu Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora.

PETROLEIRAS, AÉREAS E VAREJO LIDERAM PERDAS NO MERCADO BRASILEIRO
Poucas empresas escaparam da queda generalizada do mercado de ações do país, mas o impacto foi maior nas companhias mais vulneráveis a eventuais medidas de restrição de circulação, com destaque para os setores de transporte, aviação, turismo e varejo.

Atividades ligadas ao setor financeiro e à produção de petróleo, aço e mineração também apareciam na lista dos principais prejuízos.

As aéreas Azul e Gol afundaram 14,18% e 11,81, respectivamente. A empresa de viagens CVC despencou 11,06%. Completam a lista das dez maiores quedas Meliuz (-10,42%), PetroRio (-8,74%), Embraer (-8,41), Magazine Luiza (-7,36%), Banco Pan (-6,75%) e Usiminas (-6,58%).

AÇÕES LIGADAS A TURISMO DESABAM E FARMACÊUTICAS DISPARAM NOS EUA
Entre as empresas listadas no S&P 500, referência do mercado acionário americano, companhias de turismo e de transporte aéreo lideraram as quedas.

As companhias de cruzeiros marítimos Royal Caribbean, Norwegian Cruise e Carnival perderam 13,22%, 11,36% e 10,96%, respectivamente. As aéreas United, American e Delta recuaram 9,57%, 8,79% e 8,34%.

As farmacêuticas que estão entre as principais desenvolvedoras de vacinas e medicamentos contra a Covi-19 foram as mais valorizadas. A Moderna disparou 20,57% e a Pfizer subiu 6,11%.

MERCADOS DA CHINA FECHAM EM BAIXA
As ações da China fecharam em baixa nesta sexta, refletindo a preocupação com a nova variante e os casos domésticos de Covid.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,74%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,56%.

Na semana, o CSI300 perdeu 0,6%, mas o índice de Xangai teve ganho de 0,1%.

Uma série de casos locais de Covid-19 em algumas partes da China levou a cidade de Xangai a limitar as atividades turísticas e uma cidade próxima a cortar serviços de transporte público.

Isso derrubou as ações de turismo e as de consumo básico em 1,8% e 0,8%, respectivamente.

As ações relacionadas a semicondutores e de energia lideraram as perdas. Os subíndice imobiliário, de energia e de semicondutores caíram entre 1,2% e 2,8%.

Folhapress

Saúde faz alerta de risco sobre nova variante identificada na África do Sul

0

O Ministério da Saúde emitiu um alerta para as secretarias de saúde sobre a nova variante B.1.1.529, localizada na África do Sul. Segundo o documento, ainda não foi identificado nenhum caso no país com a nova cepa, batizada de ômicron, até esta sexta-feira (26).

O documento da pasta foi direcionado para a rede CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), que reúne o sistema de vigilância do país.

A rede tem o objetivo de identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, para adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

O texto orienta que as redes façam a notificação imediatamente para a pasta quando houver casos suspeitos ou confirmados da nova cepa. Em casos suspeitos de viajantes oriundos de países com a circulação da variante, a pessoa deve ser monitorar por 14 dias quando apresentar sintomas da doença e 7 dias caso esteja assintomáticos.

“Notificar possíveis casos de infecção com a nova cepa variante ou variantes em circulação para SARS-CoV-2 de forma imediata pelo formulário de notificação imediata do MS, disponível em: https://forms.office.com/r/BGwZjYz9Mu , bem como junto aos CIEVS locais”, disse no documento.

A Anvisa sugeriu nesta sexta-feira (26) limitar a entrada no Brasil de quem esteve, nos últimos 14 dias, em seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

A ideia é evitar que se espalhe no Brasil a nova variante da Covid-19 potencialmente mais transmissível, a B.1.1.529.

Os ministérios da Casa Civil, Justiça e Saúde vão decidir se acatam ou não as sugestões da Anvisa de controle sanitário de fronteiras. Como revelou a Folha de S.Paulo, o governo ignora desde o último dia 12 a sugestão da agência de adotar o “passaporte da vacina” para entrada por terra ou em voos internacionais no Brasil.7

Nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descartou fechar aeroportos, mas afirmou disse que uma nova onda do novo coronavírus está a caminho.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, cobrou nesta sexta-feira (26) que o governo passe a exigir o certificado de vacinação contra a Covid para a entrada no Brasil.

“Para evitar que no período de inverno do hemisfério norte, onde pessoas normalmente viajam de férias, e temos ainda a questão do dólar e do euro extremamente valorizados, que não venhamos a ter um turismo antivacina aqui no Brasil”, disse Barra.

Folhapress

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

0
Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, terceiro maior aeroporto do Brasil com pouca movimentação de passageiros

O Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África diante de uma nova variante de coronavírus, informou nesta sexta-feira o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Segundo ele, a restrição afetará, a partir da próxima segunda-feira (29), os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter.

A nova variante do coronavírus identificada na África do Sul, batizada de ômicron, foi declarada nesta sexta uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo que restrinja os voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul.

A decisão brasileira seguiu restrições de viagens impostas por diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

Agência Brasil

Prefeitura de Sobradinho realiza Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde, com o objetivo de definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento dos mecanismos de saúde e da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação de melhorias no sistema de saúde.

Na solenidade de abertura, o Chefe de Gabinete, Joselito Macedo, representando o Prefeito Cleivynho Sampaio, falou sobre a importância da participação da comunidade e destacou os avanços do setor nos últimos anos.

“Este evento além de oportunizar a participação da sociedade, contribui para o aprimoramento da atuação do gestor na formulação das políticas públicas voltadas à saúde. É importante frisar que, desde a gestão do ex-prefeito Luiz Vicente Berti que Sobradinho vem avançando nesta área. A população pôde acompanhar a ampliação à atenção primária com o pleno funcionamento das UBS’s, a garantia da assistência de medicamentos, a ampliação da frota de ambulâncias, atendimentos odontológicos na sede e no interior, o fortalecimento dos centros de assistência psicossociais, a construção do hospital municipal com o oferecimento de serviços de média e alta complexidade, dentre outros avanços no setor. E nestes 11 meses de gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, estamos testemunhando a consolidação dessas conquistas que tanto vem melhorando a qualidade de vida da nossa população. Portanto, esta conferência é um importante instrumento de aperfeiçoamento e fortalecimento da gestão municipal do SUS,” destacou o Chefe de Gabinete.

A oficina foi divida em 5 diretrizes: o fortalecimento da rede de Atenção à Saúde, o aprimoramento da vigilância em saúde, garantia da assistência farmacêutica no âmbito do SUS, aprimoramento da atuação do gestor municipal do SUS, especialmente por meio da formulação de políticas públicas e participação da sociedade e controle social.

A Consultora de Saúde do município, Joselma Alves, apresentou as propostas e diretrizes voltadas para a rede municipal de saúde, utilizando como base avaliativa as informações obtidas através consulta pública online, onde a população pode apontar suas necessidades e sugestões.

A Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, fez uma avaliação do evento e agradeceu o empenho de toda equipe de profissionais da SMS.

“Estou muito feliz com o resultado dos trabalhos realizados, pois esta oficina é um importante instrumento para a condução das políticas públicas de saúde do nosso município. A discussão das propostas nos permitiu identificar os pontos positivos e as fragilidades do sistema. Com a experiência que temos na construção de planos para quadriênios anteriores, adquirimos mais segurança para avançar no deste período. A consulta pública online, foi muito importante, pois permitiu que pudéssemos avaliar de forma mais profunda as questões de relevância para os usuários do sistema. Agradeço ao Prefeito Cleivynho Sampaio por ter depositado na nossa equipe, toda confiança de cuidar de um setor tão sensível. Também agradeço a todas as pessoas que participaram deste evento e a todos os nossos colaboradores da área da saúde, que atuam com coragem e dedicação na missão de cuidar das pessoas da nossa comunidade,” concluiu a secretária.

Também participaram do evento, os vereadores Gabriel Lustosa e Beto Galego.

Ascom PMS