Arquivos anuais: 2021

Bahia registra 744 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença nesta sexta-feira (26)

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 744 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 550 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (26) também registra 7 óbitos. Dos 1.258.356 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.227.969 já são considerados recuperados, 3.110 encontram-se ativos e 27.277 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.623.216 casos descartados e 254.629 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.520 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Redação PNB, com informações Secom

APLB Sindicato em Juazeiro cobra da SEDUC celeridade no cumprimento de direitos garantidos aos trabalhadores em educação 

1

Aguardar por uma ação mais efetiva da Secretaria de Educação de Juazeiro quanto aos benefícios que deveriam chegar a todos os trabalhadores em educação do município, é um exercício diário na busca por agendamentos de reuniões e diálogos. E uma comparação não pôde deixar de ser feita pelo diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, com a vizinha cidade de Petrolina, diante da realidade exposta.

A Secretaria de Educação de Petrolina, depois de concretizar o tão sonhado Auxílio Tecnológico para os trabalhadores em educação, anunciou ainda o rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e também já foi confirmado o anúncio da compra de 100% das licenças-prêmio vencidas de todos os profissionais.

“Enquanto nos deparamos com a atuação de um secretário de educação como o de Petrolina, que traz todos esses benefícios aos trabalhadores em educação de seu município, em Juazeiro a situação se arrasta, engatinha, no sentido de garantir aos servidores um final de ano com dinheiro no bolso. Todos os municípios brasileiros, hoje, terão que investir pelo menos 70% do Fundeb, no mínimo, em folha de pagamento. O secretário mostra, com essa atitude, o excelente trabalho desenvolvido e que traz grandes benefícios financeiros aos trabalhadores em educação”, afirma Gilmar Nery.

Ascom-APLB 

Juazeiro realiza plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado (27); confira o planejamento

0

Haverá plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado (27), em Juazeiro, com a imunização da população 12 anos ou mais, segunda dose – Pfizer e CoronaVac e dose de Reforço (3ª dose).

 Confira o planejamento:

– População 12 anos ou mais

A vacinação será por demanda livre na Uneb, das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

– Segunda dose – Pfizer e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 8h às 11h30. A vacinação com CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias).

– Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 18 anos ou mais e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação será na Univasf, das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

Ascom Sesau 

Juazeiro e Petrolina: torcedores do Flamengo e Palmeiras na expectativa para a final da Copa Libertadores; confira alguns eventos programados para este sábado (27)

0

 

Torcedores de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) estão na expectativa para o jogo final da Libertadores 2021, entre Palmeiras e Flamengo, que acontece neste sábado (27), às 17 horas, no Estádio Centenário, Montevidéu, no Uruguai.

O campeão da Copa Libertadores garante vaga no Mundial de Clubes do Catar. O representante europeu no torneio será o Chelsea, da Inglaterra.

O clube que levar o título da Libertadores, receberá uma premiação de mais de 120 milhões de reais.

Tem sido intensa a movimentação no comércio das duas cidades pela procura de camisas e bandeiras dos competidores. Quem não dispensa vestir as cores do time do coração, é o trabalhador autônomo Marilson Vieira, torcedor do Flamengo.

“Comprei uma camisa nova, mas a velhinha vai ficar do lado, como amuleto da sorte. Já foram muitas vitórias com ela. O Mengão merece essa minha paixão”, disse o torcedor.

A Palmeirense Cleise Souza também já está preparada para ver o jogo com amigos.

“Minha camisa já está passadinha para amanhã. Já preparei a casa para esta tarde, com um grupo pequeno de amigos, pois temos que manter as medidas contra a covid. Com os devidos cuidados dá para dividir este momento com amigos de time e também com os adversários. É um momento de confraternização, mas é certa a vitória do meu Verdão”, apostou a torcedora.

Em casa com amigos e familiares ou nos bares, o sábado promete ter a cara de um dia de Copa do Mundo.

Confira alguns eventos para este sábado (27):   

A Cerjejaria NordHaus, na Vila Bossa Nova, em Juazeiro, vai montar um telão para receber os torcedores, e com chopp dobrado até às 19 horas.

A Embaixada do Flamengo, em Juazeiro, vai se reunir no Boteco do Seu Zé, bairro Piranga, a partir das 13 horas. De acordo com o presidente da FLA-Juazeiro, Luiz Hélio, o espaço foi reservado exclusivamente para 100 associados, que devem apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses da vacina contra a covid-19. A transmissão será em Telão de Led + TV 50′, e haverá Bolão Premiado (Somente placar favorável ao Flamengo), e sorteios de brindes. Está previsto também show de Marcelo Portela & Grupo de Samba. A organização lembra que será “obrigatório uso da máscara quando os participantes levantarem-se das mesas.

No Estacionamento JP, na Rua José Petitinga, bairro Santo Antônio, haverá um evento exclusivo para os torcedores do Palmeiras. O jogo será transmitido em telão de Led e a festa começa a partir das 14 horas. Os organizadores também informaram que serão cumpridos os protocolos de segurança contra a covid-19.

Redação PNB

Juazeiro não registra óbito por Covid-19 no boletim desta sexta-feira (26)

0

Juazeiro não registrou óbito por complicações da Covid-19 nesta sexta-feira (26). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau).

Foi confirmado um novo caso da doença. De acordo com o levantamento, 19.168 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.558 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.503. Juazeiro tem 208 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 40.065 testes rápidos pela prefeitura e 4.568 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 51%, com 61 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 60% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 4 leitos disponíveis.

Ascom Sesau

Petrolina: Ammpla se manifesta sobre reclamação de comerciantes que relataram multas por estacionarem em frente as suas lojas

0

 

Após reclamação de uma comerciante de Petrolina, veiculada pelo PNB, sobre a aplicação de multas, pela Ammpla-Autarquia Municipal de Mobilidade no centro comercial da cidade, o órgão se manifestou.

De acordo com ela, um veículo com câmeras instaladas fica circulando as ruas do centro, multando os carros que estão estacionados, sem qualquer comunicação.

“Nós comerciantes do centro de Petrolina estamos sendo surpreendidos com multas por estarmos estacionados em frente as nossa lojas. O método que a Ammpla achou foi colocar um carro com câmeras em cima, multando quem encontra pela frente”, reclamou.

Em resposta, o órgão afirmou que a “viatura em questão possui módulo de reconhecimento de placa veicular apenas para otimizar o trabalho dos agentes de trânsito”.

Ainda de acordo com a Ammpla, “o veículo NÂO aplica multa de forma automática, apenas faz a captura de placas que, por sua vez, são repassadas aos agentes em serviço”.

Confira nota na íntegra: 

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) informa que a viatura em questão possui módulo de reconhecimento de placa veicular apenas para otimizar o trabalho dos agentes de trânsito. Importante destacar que o veículo NÂO aplica multa de forma automática, apenas faz a captura de placas que, por sua vez, são repassadas aos agentes em serviço.

O veículo atua em rondas (com duração de cerca de 30 minutos) tempo necessário para que o cidadão possa fazer a aquisição do zona azul. Vale ressaltar ainda que a orientação é que os usuários façam a solicitação do ticket do Zona Azul através do aplicativo ‘Zona Azul Petrolina’ que pode ser baixado, gratuitamente, em celulares com sistema operacional Android ou iOS e em tablets, facilitando a rotina do usuário.

Além de identificar veículos com queixa de roubo, o veículo OCR também vai ajudar nos estudos da engenharia de tráfego, bem como na contagem de veículos necessária para implantação de sinalização e fiscalização de zona azul.

Reclamação

“Diferente de Juazeiro, aqui em Petrolina, não tem parquímetro e nem funcionários do sistema de estacionamento rotativo para que se pague pela vaga. A gente tem que procurar uma loja que receba a cobrança. Muitas vezes não tem perto e temos que sair procurando uma loja conveniada para efetuar o pagamento. Neste momento, eles já aplicam a multa. Um tratamento desrespeitoso com a população e com os comerciantes que investem na cidade. Péssimo serviço esta agência presta”, avaliou.

Ainda de acordo com a comerciante, uma vizinha da sua loja, situada na Avenida Souza Filho, recebeu 7 multas em menos de um mês.

“Foram 7 multas por estacionar em frente a loja dela. O tempo em que estamos procurando um ponto para pagar o estacionamento, o tal carro já passou multando. Um absurdo!”, disse.

Ela também informou que procurou a CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas e a informação foi de que, uma nova empresa foi licitada para fazer a fiscalização. A comerciante pede providências.

” Chega uma nova empresa, adotam este novo método e não comunicam a população, nem aos comerciantes. Este é um ato abusivo. Pedimos a CDL que intervenha nesta situação, junto a Prefeitura de Petrolina. Já não basta os tantos impostos que pagamos para manter nossos comércios e agora mais esta cobrança absurda para estacionar em frente as nossas lojas”, concluiu a empreendedora.

Redação PNB

 

 

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) informa que a viatura em questão possui módulo de reconhecimento de placa veicular apenas para otimizar o trabalho dos agentes de trânsito. Importante destacar que o veículo NÂO aplica multa de forma automática, apenas faz a captura de placas que, por sua vez, são repassadas aos agentes em serviço.

O veículo atua em rondas (com duração de cerca de 30 minutos) tempo necessário para que o cidadão possa fazer a aquisição do zona azul. Vale ressaltar ainda que a orientação é que os usuários façam a solicitação do ticket do Zona Azul através do aplicativo ‘Zona Azul Petrolina’ que pode ser baixado, gratuitamente, em celulares com sistema operacional Android ou iOS e em tablets, facilitando a rotina do usuário.

Além de identificar veículos com queixa de roubo, o veículo OCR também vai ajudar nos estudos da engenharia de tráfego, bem como na contagem de veículos necessária para implantação de sinalização e fiscalização de zona azul.

Juazeiro: usuária denuncia falta de atendimento odontológico na UBS do bairro Palmares, mas Sesau afirma que está tudo normal

2

Em contato com o Portal Preto no Branco, Luzia da Silva Santos, moradora da Pedra do Lorde, em Juazeiro, no Norte da Bahia, reclamou de dificuldades que vem enfrentando para conseguir um atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde do bairro.

“Fui pela terceira vez no posto do meu bairro, que é o do Palmares, e não sei mais o que fazer, pois nunca tem dentista. Só dizem que a profissional está de folga. Fui na segunda-feira, morrendo de dor de dente e não tinha dentista. Fui terça e disseram que ela estava de folga. Por fim, fui hoje e disseram a mesma coisa. A gente não está aguentando mais. Além disso, quando a profissional está na unidade, ela só atende a poucas pessoas, pois só chega às 15h”, reclamou a usuária.

Luiza finalizou cobrando providências da gestão municipal.

“Prefeita Suzana Ramos, olhe para o posto palmares, pelo amor de Deus. Não aguentamos mais tanto descaso”, concluiu.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde. Em resposta, o órgão informou que “a profissional dentista está realizando atendimento normalmente. A quantidade de atendimentos que estava reduzida era devido à pandemia, mas isso já está sendo normalizado”.

Redação PNB

Ponderação e cautela: em nota, Cremeb se posiciona sobre festas de réveillon e Carnaval na Bahia

0

O Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia) emitiu um posicionamento hoje (26) cobrando cautela do poder público sobre a realização de festas populares. O Governador Rui Costa ainda não decidiu sobre o réveillon e Carnaval na Bahia. A Prefeitura de Salvador vem cobrando um posicionamento do gestor estadual.

“O Cremeb recomenda aos gestores que se respeite os direcionamentos técnicos e científicos advindos das entidades responsáveis por estudar o tema, pois uma decisão equivocada nesse momento pode debilitar todo avanço conquistado com as campanhas de combate ao vírus desde o início da pandemia. “, pontua o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia.

A entidade também cita no texto a descoberta de uma nova variante na África do Sul, a B.1.1.529, com um número “extremamente alto” de mutações.

“O Cremeb alerta que a aglomeração é uma realidade irrefutável em festas populares e, por isso, pode proporcionar risco incalculável para a saúde pública, fator esse que exige ponderação e cautela dos entes responsáveis pela realização.”

Confira abaixo a nota do Cremeb na íntegra:

Em face ao debate sobre a realização de festas populares durante a pandemia de Covid-19, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recomenda às autoridades sanitárias baianas que respeitem as orientações cientificamente conhecidas para tomadas de decisões, tendo como norte primordial o direcionamento técnico e científico dos pesquisadores sobre o tema.

Para balizar qualquer decisão sobre esse assunto, é preciso que se observe determinadas evidências, como a dificuldade de controle no acesso da população a esses eventos, a ser observada com as experiências em outros estados e países; e a ausência de aprofundamento nosólogico sobre a doença, tendo em vista que os estudos ainda são recentes, e a mutação do vírus, que ocorre de maneira dinâmica, como o que está acontecendo com a variante detectada na África do Sul, provocando grande preocupação à comunidade científica internacional.

“O Cremeb recomenda aos gestores que se respeite os direcionamentos técnicos e científicos advindos das entidades responsáveis por estudar o tema, pois uma decisão equivocada nesse momento pode debilitar todo avanço conquistado com as campanhas de combate ao vírus desde o início da pandemia. “, pontua o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia.

Sobre as evidências científicas referentes ao coronavirus, o conselheiro pondera que a Covid-19 ainda é uma doença recente, em constante estudo e análise, o que requer cautela ainda maior para a deliberação de eventos populares. “A imunidade vacinal, por exemplo, tem se mostrado muito efetiva no combate ao vírus, mas ainda há incertezas sobre a duração dessa eficácia. A saúde da população e os riscos eminentes com a realização desses eventos devem ser os principais pontos analisados antes qualquer decisão”, explica Marambaia.

Por fim, o Cremeb alerta que a aglomeração é uma realidade irrefutável em festas populares e, por isso, pode proporcionar risco incalculável para a saúde pública, fator esse que exige ponderação e cautela dos entes responsáveis pela realização.

Redação PNB

Ipespe: Lula lidera corrida presidencial com 42% enquanto Bolsonaro soma 25%

0

Um levantamento Ipesp sobre o cenário eleitoral para 2022 aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 42% a corrida presidencial. O petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro que aparece com 25%. Aparece na terceira posição o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), e o nome seguinte é o do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 9%.

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) aparece com 2% das intenções de voto. Empatados com 1% estão o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila.

Os eleitores que não votariam em nenhum desses nomes quivalem a 1% e não souberam ou não responderam 2%.

Os resultados foram divulgados pelo portal Poder 360.

De acordo com o site, o levantamento ainda identificou que Lula vence em todos os cenários de 2º turno. A menor distância é contra o ex-juiz da Lava Jato 17 pontos percentuais. A maior é contra Eduardo Leite 32 pontos percentuais.

A Pesquisa Ipespe foi realizada de 22 a 24 de novembro de 2021, com 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, por telefone. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais.

 

 

Bahia Notícias