Arquivos anuais: 2021

Em reunião, SEMAURB e SESP alinham melhorias nas ações de podas de árvores em Juazeiro

0

 

As equipes técnicas e de gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) reuniram-se com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Charles Leal e toda a sua equipe operacional, com o objetivo de firmar parceria e alinhar melhorias nas atividades de podas no município. A diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre também participou do encontro.

Uma nova equipe está se formando, mas a ideia é ampliar os serviços por bairros, tendo o acompanhamento técnico da SEMAURB. Durante o treinamento, um dos temas abordados foi a orientação quanto ao correto manejo na hora de podar as árvores, melhorando o aspecto da arborização na cidade.

Para a engenheira florestal Mariana Bezerra, as podas são feitas de forma drástica, ocasionando um aleijamento nas espécies. Ela reforçou a importância do uso correto de ferramentas no trabalho.

“Temos problemas com árvores plantadas de forma indevida, como por exemplo, os nins e os ficos – consideradas invasoras. Elas trazem muitos problemas, já que invadem calçadas e prejudicam a estrutura de imóveis. Então, a intenção dessa parceria é orientar pra fazer as podas de forma certa, também pra gente ter uma manutenção nas árvores que são nativas”, explica Mariana.

 

Educação ambiental

 

Outro assunto debatido foi a questão da educação ambiental. Nos cuidados com praças e jardins, a manutenção desses locais – também por parte da população, é vital para deixar a cidade limpa e organizada.

“Não adianta a prefeitura fazer manutenção, se não tiver o apoio da população. Vamos entrar com uma ação educativa sempre que tiverem esses trabalhos. Fortalecer essa união de secretarias e aumentar a fiscalização nas ações de limpezas dos bairros. Eu fiquei muito feliz porque os secretários enxergam a necessidade de fazerem os serviços juntos”, finaliza Mariana.

 

Ascom

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para a vaga de auxiliar de compras

0

 

O Hospital Regional de Juazeiro abriu nesta quinta-feira (28) novo processo seletivo para o cargo de auxiliar de compras. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço curriculo.hrj@irmadulce.org.br até o dia 1º de fevereiro (segunda-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga a ser inscrita.

Podem participar da seleção candidatos que possuam ensino médio completo, conhecimento em informática e experiência mínima de seis meses na área de compras. A carga horária é de 44h semanais.

Ascom

“Estamos expostos o tempo todo”: mais da metade dos profissionais de saúde do Hospital Universitário, em Petrolina-PE não foram vacinados contra a covid, reclamam servidores

0

(foto arquivo)

Profissionais que atuam no Hospital Universitário de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, cobram transparência no processo de vacinação contra a covid-19 na unidade. De acordo com eles, mais da metade dos trabalhadores da saúde do HU não foram contemplados na primeira etapa de imunização.

“O que se diz é a escassez da vacina, mas é de se estranhar o argumento, porque o que vemos são profissionais das mais diferentes áreas que estão sendo contemplados, inclusive sem ser da área saúde (as redes sociais é que nos mostram)”, denunciam.

Ainda de acordo com eles, muitos profissionais que não atuam na UTI-Covid, mas que lidam com paciente infectados pelo novo coronavirus, não foram contemplados.

” Exemplo: os profissionais que fazem transporte de pacientes, profissionais que manuseiam materiais de pacientes com Covid-19 para esterilização e os profissionais que estão na escala para atender positivados nos leitos das enfermarias. Descaso total! Estamos expostos o tempo todo, só pelo simples fato de estarmos no hospital, com a complexidade que é o HU, que atende 52 municípios das regiões de Petrolina e de Juazeiro”, acrescentaram.

Os profissionais reclamam também que não tiveram acesso a lista dos trabalhadores do HU contemplados nesta primeira fase da vacinação, que foi enviada à Secretaria de Saúde do município de Petrolina.

“Infelizmente estamos vivendo essa situação de incoerência, da falta de transparência e respeito com os profissionais de saúde. O problema não é a falta de vacina, pelo que temos visto nas redes sociais, mas a falta de compromisso”, finalizaram.

Ao PNB, a SESAU informou que a lista de profissionais vacinados é elaborada pelas Unidades de Saúde. Em nota divulgada hoje (28), o órgão informou que uma lista com a primeira relação com cerca de 3 mil pessoas vacinadas contra a covid-19 em Petrolina será publicada até o próximo sábado (30).

De acordo com a prefeitura, a relação com os nomes será publicada no site da prefeitura (www.petrolina.pe.gov.br) para comprovar que o público já vacinado integra os grupos prioritários.

O PNB também procurou a direção do HU. Em nota, a unidade informou que “assim como tem ocorrido em todo o Brasil e no mundo, não há disponibilidade imediata de vacina suficiente para imunizar a todos. Sendo assim, a imunização ocorre por etapas.”

Veja a nota na íntegra

Informamos que foi enviada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Petrolina a listagem completa com todos os colaboradores que trabalham no HU e na Policlínica. Esses dados são utilizados para elaboração do Plano de Imunização que está sendo coordenado pela SMS e contempla as equipes do HU-Univasf.

Nesse processo, são seguidas todas as recomendações obrigatórias do Ministério da Saúde que nesse primeiro momento preconizam a priorização imediata de colaboradores que atuem diretamente no atendimento de pacientes acometidos pela
Covid-19.

Considerando o número de doses disponíveis, em 21/01/2021, a SMS enviou listagem com o nome de 313 colaboradores do hospital que deveriam comparecer para vacinação marcada para o dia seguinte, 22/01. Coube ao HU divulgar a lista e fornecer espaço para realização da aplicação dos imunizantes.

Assim como tem ocorrido em todo o Brasil e no mundo, não há disponibilidade imediata de vacina suficiente para imunizar a todos. Sendo assim, a imunização ocorre por etapas, como é de conhecimento comum.

Informamos que a 2ª etapa de vacinação dos colaboradores do HU ocorrerá no próximo domingo (31/01). Serão vacinados 549 profissionais cuja lista já foi divulgada a toda comunidade hospitalar em 27/01.

Reiteramos que os critérios de priorização de imunização são exclusivamente aqueles
determinados pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, não há absolutamente nenhuma distinção entre vínculos contratuais no processo imunização. Conforme noticiado no dia 22 de janeiro (clique aqui para ler), o primeiro profissional vacinado no HU-Univasf é servidor da Prefeitura Municipal de Petrolina lotado no hospital.

Por fim, o HU-Univasf informa que compreende e se solidariza com o anseio pela vacina que é
aguardada por toda a população com muita expectativa. Nesse sentido, o hospital está em contato constante com o município e não medirá esforços para imunizar todos os colaboradores.

 

Da Redação

Servidores municipais de Remanso protestam contra projeto de lei que pretende acabar com direitos dos trabalhadores; prefeitura responde

0

(Prefeitura de Remanso- foto reprodução)

Servidores municipais de Remanso, no Norte da Bahia, protestam contra um projeto de lei proposto pelo Poder Executivo, que segundo eles, pretende acabar com direitos trabalhistas dos profissionais.

De acordo com os trabalhadores, caso seja aprovada, a lei Nº471 determina que futuros servidores não terão direito a “licença prêmio e quinquênio’”.

O projeto é o primeiro apresentado pelo atual  Prefeito, Marcos Palmeira (PCdoB), e “dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Municipal de Remanso, estabelecendo novo modelo de gestão e dá outras providencias”.

A primeira votação do projeto de lei aconteceu durante sessão extraordinária que aconteceu na Câmara de Vereadores nessa quarta-feira (27). Foram sete votos favoráveis, contra quatro contrários.

Durante a sessão, servidores e populares protestaram contra o projeto. Uma nova votação está marcada para acontecer nesta quarta-feira (28), às 19h.

O PNB encaminhou a reclamação para a prefeitura de Remanso. De acordo com a gestão, a nova lei  “acompanha a legislação da Bahia, do Governo Federal e de quase todos os municípios e revoga licença prêmio e adicional por tempo de serviço para futuros concursados, mas garante todos os direitos adquiridos”.

Veja na íntegra:

Nota à imprensa

O projeto de lei da reforma administrativa do município de Remanso foi construído com objetivo de aproximar a população da administração, respeitar direitos e tornar transparentes as contas públicas.

Além disso, reduzir gastos atuais e futuros, para garantir que os servidores nunca mais passem pelo constrangimento e a dor de trabalhar e não receber. O número de cargos comissionados foi reduzido em 17 %. A nova lei prevê o fim da “Gratificação por Condições Especiais de Trabalho”, uma excrescência que na prática dava aos apadrinhados do antigo prefeito aumento de até 150% no salário.

A nova lei, acompanha a legislação da Bahia, do Governo Federal e de quase todos os municípios e revoga licença prêmio e adicional por tempo de serviço para futuros concursados, mas garante todos os direitos adquiridos. A nova lei estabelece critérios transparentes, justos e equânimes de como deve ser a administração pública.

Por muitos anos Remanso viveu uma lógica distorcida onde os que recebiam salário eram os que não trabalhavam. A nova lei vai garantir que isso nunca mais aconteça e principalmente que aqueles que trabalham todos os dias por nossa cidade, nunca mais fiquem sem receber.
Só quem não se sensibiliza com o sofrimento do funcionário que trabalhou e não recebeu, pode ser contra o ajuste nas contas do município;
Só quem acha que no grito e na pressão pode fazer voltar o tempo do medo e dos desonestos pode ser contra a transparência.

Diferente do passado, que nos deixou como herança a desordem e o caos, o Prefeito Marcos Palmeira já planeja discutir com sindicatos e órgãos de classe a construção de um Plano de Cargos e Salários para os servidores municipais.
Está aberto a discussão, a propostas e atender as cidadãs e cidadãos de boa vontade que queiram contribuir com o desenvolvimento de Remanso.

Da Redação

 

Berg da Carnaíba lamenta falecimento de Seu Zé de Bila

0

 

Com muita tristeza que nós amanhecemos nessa quinta-feira (28), com a triste notícia do falecimento do pai do ex-vereador, Bertinho da Carnaíba, o senhor José Augustinho dos Santos conhecido popularmente como Zé de Bila.

 

Uma pessoa muito querida pela comunidade, Seu Zé de Bila faleceu na última quarta-feira (27), aos 80 anos, devido a complicações com a saúde, que resultou numa insuficiência cardíaca.

 

Nós estamos muito tristes por perder um homem do bem, de grande caráter, um ser humano muito especial e querido por todos. Temos a certeza que todos que conviveram com Zé de Bila terão boas lembranças eternamente e guardadas nos nossos corações, pois ele deixou um legado de muito amor às pessoas e à sua família, um amante da arte que faz recordar com muita alegria de momentos entre amigos e família ao som do acordeon. Sua vida aqui na terra foi de muita honestidade e alegria.

 

O velório está acontecendo na Rua da Estação, na comunidade de Carnaíba do Sertão, em sua própria residência, e o sepultamento está marcado para essa quinta-feira às 16h.

 

Seu Zé de Bila deixa saudades. Berg da Carnaíba, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

 

Texto Mônia Ramos Assessora da presidência da CMJ

Termina hoje prazo para justificar ausência no 2º turno da eleições

0
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

O eleitor que não compareceu às urnas no segundo turno das eleições municipais de novembro tem até esta quinta-feira (28) para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, o eleitor fica sujeito a pagar uma multa. Para o primeiro turno, o prazo já se encerrou em 14 de janeiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O procedimento pode ser feito também pela internet, em um computador, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no cartório eleitoral. Em todo caso, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou.

O TSE pede que seja anexada alguma documentação para comprovar a razão da falta. Isso porque o requerimento de ausência pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.

Se tiver o requerimento negado, para regularizar sua situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa pode ser de até R$ 3,51. O valor exato deve ser estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.

O eleitor que não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições no futuro. Desde a semana passada, entretanto, as sanções para quem não justificou nem pagou a multa foram suspensas pelo TSE. O tribunal alerta, contudo, que se trata de uma medida temporária, e não de uma anistia permanente, que só poderia ser implementada pelo Congresso.

Nas eleições 2020, foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro turno, de 23,14% do eleitorado, como no segundo turno, de 29,5%. Quando foram realizadas as votações, em 15 e 29 de novembro, o Brasil registrava 147.918.483 eleitores aptos a votar.

A justificativa para a ausência é necessária porque o voto é obrigatório para quem tem entre 18 anos e 70 anos de idade, conforme o artigo 14 da Constituição. Pelo Código Eleitoral, quem não justificar nem pagar a multa pela ausência fica impedido de exercer vários direitos:

– obter passaporte (1) ou carteira de identidade;

– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

– obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

– obter certidão de quitação eleitoral;

– obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Agência Brasil

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quinta-feira

0

 

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (28). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h).

 

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Couve flor por R$ 50,00 caixa com 14 kg; Repolho por R$ 75,00 saca com 40 kg; Batatinha por R$ 185,00 saca com 50 kg; Abacaxi por R$ 300,00 o cento; Melão amarelo por R$ 1,50 o kg e Morango por R$20,00 o kg.

Veja a cotação completa 

 

Texto: Welington Alves – Assessor de Imprensa da AMA

Caixa paga hoje R$ 248 milhões do auxílio emergencial

0
Aplicativo Auxílio Emergencial ao Trabalhador A Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo para a liberação do auxílio emergencial a trabalhadores de baixa renda prejudicados pela pandemia do coronavírus. O pedido para receber o benefício pode ser feito no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA | Auxílio Emergencial, disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e IOS. O Senado aprovou a medida no dia 30 de março e a lei foi sancionada em 2 de abril de 2020 (Lei 13.982). Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

 

A Caixa Econômica Federal paga hoje (28) mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A operação foi autorizada [https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/governo-aprova-auxilio-emergencial-para-196-mil-pessoas-que-contestara] pelo Ministério da Cidadania após análise de contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

Para esse pagamento, não há calendário de acordo com o mês de nascimento. Todos os beneficiários receberão, de uma só vez, todas as parcelas a que têm direito. Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem quanto para saques e transferências para outros bancos.

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Beneficiários
O grupo de beneficiário inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de mais 5 mil que tiveram os pagamentos reavaliados neste mês.

Entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Mais 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, terá direito à quarta e à quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão receber somente a quinta parcela.

Agência Brasil

Agricultor morre após ataque de abelhas em Jacobina

0

(foto ilustrativa)

Um agricultor, identificado como Geazi Cedraz de Oliveira, 68 anos, morreu nessa quarta-feira (27) após sofrer um ataque de abelhas no Assentamento Formigueiro, zona rural de Jacobina, no Norte da Bahia.

De acordo com as informações, o ataque aconteceu por volta das 15h30, quando a vítima estava trabalhando em um trator. O agricultor não conseguiu fugir das abelhas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Municipal de Jacobina foram acionadas, mas a vitima não resistiu e morreu no local.

Da Redação