Arquivos anuais: 2021

Faculdade de Medicina de Juazeiro-BA amplia atendimentos gratuitos pelo SUS  

0

A Faculdade de Medicina da Estácio de Juazeiro em parceria com o Hospital São Lucas comunica que está abrindo vagas para agendamento de consultas médicas para o mês de fevereiro nas seguintes especialidades: Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia e Gastroenterologia.

Com esta parceria, este ano, os atendimentos ambulatoriais foram iniciados no último dia 15 de janeiro com atendimentos médicos para adultos na especialidade de Gastroenterologia. Agora, além desta especialidade, as consultas acontecerão também para Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Os atendimentos serão realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde para evitar a transmissão do coronavírus – os participantes receberam treinamento institucional e usarão os equipamentos de proteção individual, bem como colocarão em prática as medidas recomendadas.

As pessoas interessadas em agendar as consultas acima citadas devem procurar a recepção do hospital, localizado na Av. São João, 365, bairro Jardim Florida, Juazeiro – BA. O agendamento também pode ser feito pela Central de Marcação de Consultas do Hospital São Lucas pelos números: (74) 3614 -2002 e (87) 98102 0404 (WhatsApp).

De acordo com o médico e coordenador do curso de Medicina da Estácio – Juazeiro, Alvaro Pacheco, serão ofertadas 32 vagas para cada uma das especialidades este mês de fevereiro, totalizando 96 atendimentos. Ele ressalta que a procura pelas consultas em Gastroenterologia agora em janeiro foram um sucesso, com preenchimento de 100% das vagas ofertadas, com poucas faltas no dia da consulta. “A gente pede aos pacientes que por algum motivo não possa comparecer à consulta, que entre em contato o mais rápido possível com a Central de Atendimento, para que a gente possa contatar a lista de espera. Muita gente precisa de atendimento médico e, se tratando de saúde pública, esse cuidado com o próximo é um ato de solidariedade”, enfatiza o médico.

Ascom

Dia da Visibilidade Trans em Juazeiro terá reunião para discutir propostas de direitos e inclusão social

0

Por conta da pandemia da Covid-19, o Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta sexta-feira (29), não terá programação voltada para o tema em Juazeiro. Na data, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) irá se reunir com a prefeita Suzana Ramos para apresentar propostas de políticas públicas voltadas a este público.

Entre outros assuntos, a Superintendência de Políticas Sociais da SEDES destacará a luta cotidiana das pessoas trans pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Com a proposta de evidenciar a afirmação da cidadania para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans, também será apresentado à prefeita um projeto que estende a esse público outros serviços de inclusão como forma de contribuir para a garantia de direitos e empoderamento dos travestis, transexuais e transgêneros.

Data

A data foi criada em 2004, quando, pela primeira vez, travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional cobrar dos parlamentares políticas de igualdade e lançar a campanha nacional “Travesti e Respeito” – a primeira organizada por transexuais para a promoção do respeito e da cidadania. O projeto deu início à comemoração da data e marcou também a primeira política pública implantada especificamente para essa parcela da população.

Duda Oliveira/Ascom PMJ

Sindsemp busca garantia dos direitos dos servidores Hospital Universitário

0

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, apresentou nesta quinta-feira (28), na secretaria de saúde de Petrolina, uma lista com pedidos de novas lotações para as servidoras municipais que pediram cancelamento de cedência ao Hospital Universitário. Muitas técnicas em enfermagem reclamam do ambiente de trabalho e do o tratamento recebido pela administração do hospital.

Maria do Socorro é uma das servidoras insatisfeitas com a situação atual que as profissionais vivem. Segundo a técnica em enfermagem, a direção do hospital não respeita os direitos das profissionais do município, “Eu não me sinto bem em trabalhar lá. Eles não respeitam os nossos direitos e só querem nos cobrar. Eu infartei tem 2 meses e pedi uma licença para me afastar, mas a licença foi negada”, desabafou.

Josenilda Maria de Jesus está no HU desde 2010, mas não deseja ficar mais no local. Segundo a servidora o desrespeito com as técnicas em enfermagem é muito grande e a gravidade dos problemas se justificam com a empresa que administra o hospital, a Ebserh. “A gente quer tirar férias em dezembro, por exemplo, aí gente se programa e quando chega na hora eles dizem que você não pode tirar férias naquele mês porque o período precisa ser cedido para alguns profissionais da Ebserh”, eu não me sinto bem aqui e quero sair, afirma Josenilda.

No dia 11 de janeiro as primeiras denúncias das servidoras técnicas de enfermagem do município chegavam ao Sindsemp, onde cerca de doze servidores não haviam recebido almoço no plantão. As refeições foram cortadas pela direção do hospital, mesmo com os servidores atuando em regime de plantão de doze horas.

O Sindsemp procurou a secretaria de saúde de Petrolina para apresentar a reclamação dos servidores e servidoras lotados no Hospital Universitário. Desde então, as denúncias sobre as condições de trabalho dos servidores municipais dentro HU não param de chegar.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Transparência: Petrolina vai divulgar lista de pessoas vacinadas contra covid-19, já Juazeiro não se manifestou sobre pedido do Vereador Alex Tanuri para informar lista nominal

1

 

Com o objetivo de dar credibilidade e transparência a todo o processo de vacinação contra a covid-19 em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho decidiu tornar pública a lista de pessoas que receberam as doses do imunizante.

A relação com os nomes será publicada no site da prefeitura (www.petrolina.pe.gov.br) a partir desta semana para comprovar que o público já vacinado integra os grupos prioritários.

No município vizinho, mais de 2.800 pessoas receberam a primeira dose da vacina do Instituto Butantan em Petrolina. Esse público é formado por profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus, idosos residentes em casas de longa permanência e pessoas com mais de 85 anos.

Nesse primeiro lote, são cerca de 4.200 pessoas aptas a receber as duas doses. Além disso, Petrolina recebeu, nesta quarta (27), um segundo lote com 1.370 doses da vacina do Butantan e outras 1.950 da Fundação Osvaldo Cruz/Oxford-Astrazeneca.

A primeira relação com cerca de 3 mil pessoas vacinadas contra a covid-19 em Petrolina será publicada até o próximo sábado (30). Com a iniciativa de dar transparência, o prefeito Miguel Coelho acredita que a população ficará mais tranquila e esperançosa na confiabilidade da campanha.

“Vimos alguns casos isolados do uso impróprio da vacina nas últimas semanas. Além de ser má fé, essa atitude desacredita as instituições. Por isso, ao tomar a decisão de divulgar a relação dos nomes, queremos mostrar para a sociedade que não haverá em Petrolina gente furando fila nem privilégios. Nesse momento, é essencial que façamos tudo para que as pessoas acreditem no processo e incentivem a vacinação, pois esse é o caminho para vencermos juntos essa pandemia que já tirou tantas vidas”, justifica o prefeito.

Já em Juazeiro, até o momento a Secretaria de Saúde não se manifestou sobre o pedido do Vereador Alex Tanuri que solicitou oficialmente nesta quarta-feira (20) ao Secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Fernando Costa, que informe a lista nominal das pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (covid-19), no município.

De acordo com o Alex Tanuri, o pedido tem como objetivo confirmar se a vacinação atende aos critérios previstos pelas autoridades de saúde.

“Dadas as denúncias e casos já confirmados de pessoas furando a fila em vários lugares do Brasil, inclusive em municípios baianos, cumpro meu papel de representante do povo, solicitando ao município a relação nominal dos vacinados. É uma questão de transparência e segurança. Sabemos que os números estão sendo divulgados, mas a comunidade precisa saber dos nomes”, disse Alex Tanuri ao PNB.

Tanuri também enviou uma cópia do ofício, solicitando a relação nominal, ao Ministério Público.

À Procuradora da República  Ticiana Nogueira, o secretário Fernando Costa apresentou um relatório da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, informando que Juazeiro recebeu do governo federal através da Secretaria de Saúde Bahia 4.620, sendo 2.070 doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e 2.550 da CoronaVac (Butantan).

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde informou que 1.870 receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Juazeiro. Todos os idosos em casas de longa permanência e também seus cuidadores, e os profissionais de saúde da linha de frente da rede hospitalar.

Também foram vacinados todos os profissionais das equipes do programa Saúde da Família das unidades da zona rural do município, totalizando 241 trabalhadores.

Da Redação com informações Ascom Prefeitura Petrolina/ Ascom Prefeitura de Juazeiro

Juazeiro registra 19 novos casos de Covid-19 e dois óbitos

0

Juazeiro registrou 19 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quinta-feira (28).

O relatório mostra que 8.358 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.817 já estão recuperados. Os casos descartados somam 17.096. São 2.386 casos ativos da doença.

O município contabiliza mais dois óbitos causados por complicações da Covid-19, totalizando 152. Faleceram um homem, de 85 anos, e um rapaz, de 17 anos, ambos com comorbidades. Os óbitos ocorreram no hospital Pro Matre, em Juazeiro.

Foram realizados desde o início da pandemia 24.604 testes rápidos e 1.302 pelo Lacen em Salvador.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 40 pacientes, sendo 26 em leitos de UTI e 14 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 83%.  As informações estão disponíveis na tabela em anexo.

BOLETIM DIA 28 DE JANEIRO (1)

Maria Lima/ Ascom Sesau

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe a visita do secretário de Agricultura de Alagoinhas

0

 

Nesta quarta-feira (27), o diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Britoaldo Alves Bessa, recebeu a visita do secretário de Agricultura de Alagoinhas (BA), George de Jesus Batista, e do diretor da Central de Abastecimento daquele município, Clécio de Oliveira.

 

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho que é desenvolvido no Mercado do Produtor de Juazeiro e colher informações sobre a sua operacionalidade, visando a melhorias na Central de Abastecimento de Alagoinhas e, também, saber como se deu o processo de transformação do órgão municipal em Autarquia.

 

Participaram da reunião o superintendente Financeiro, Frank Welhiton Evangelista Chaves, e os supervisores de Estatística, Pesquisas e Controle de Qualidade da AMA, Carlonito Dias dos Santos e Romário Nunes Gonçalves.

 

Para o diretor da Central de Abastecimento de Alagoinhas, Clécio de Oliveira, Juazeiro é referência nesse setor, no Nordeste; por isso, a decisão de virem conhecer o Mercado do Produtor para implementar a experiência de Juazeiro em Alagoinhas.

 

O secretário George de Jesus Batista agradeceu ao diretor Britoaldo Alves Brito pela acolhida e pela troca de experiência. E reafirmou que Juazeiro servirá de modelo para Alagoinhas.

 

Ascom

Governo do PE pede participação em ação da Bahia no STF para obter vacina russa

0

O governo de Pernambuco solicitou ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ingresso como parte interessada na ação em que o Estado da Bahia pede autorização para uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil.

Pernambuco se junta a Piauí e Maranhão no grupo dos estados que fizeram o mesmo pedido. Além das unidades da federação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), as Defensorias Públicas de todo o país e o Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) também solicitaram entrada na ação na qualidade de “amicus curiae” (amigo da Corte), para reforçar a importância da vacina para imunização da população contra a Covid-19.

O governo baiano quer que o STF autorize o estado a usar o imunizante, mesmo sem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pede que o Supremo reconheça a inconstitucionalidade do artigo 16 da Medida Provisória 1.026/2020, que prevê liberação da compra de vacinas não autorizadas pela Anvisa, sob condição de que elas tenham sido aprovadas por cinco agências reguladoras internacionais, como as dos Estados Unidos e União Europeia.

Nesta segunda, a Anvisa defendeu junto ao STF que não poderia autorizar o uso emergencial da vacina sem aval dos técnicos do órgão (leia aqui). Em resposta, a PGE disse que as exigências do órgão são desnecessárias porque o imunizante teve uso emergencial aprovado em países vizinhos, como Argentina e Paraguai.

O governo baiano solicita que a Corte determine ampliação do rol de agências da medida provisória para que elas incluam também as certificadas pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), caso da autoridade sanitária argentina. Isso possibilitaria ao estado adquirir doses da vacina russa.

 

Bahia Notícias

Projeto Nordestinos Teatros da UNEB realiza live amanhã (29)

0

 

O projeto de extensão “Nordestinos Teatros – prosas e trocas” da licenciatura em Teatro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, vinculado também ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro (GruPANO), realiza a segunda live do Projeto nesta sexta-feira (29), às 17h. Com transmissão através do canal GruPANO no YouTube.

A história do Teatro em Sergipe é tema dessa conversa que conta com a participação do professor, ator e integrante do Grupo Imbuaça, Lindolfo Amaral. O ator estudou na Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe em Havana-Cuba (1993), e na Escola Internacional de Antropologia Teatral, com o Diretor Eugênio Barba (1994). A discussão conta com mediação da coordenadora do Projeto e também professora do Campus VII da UNEB, Karina de Faria.

Amaral irá abordar sobre o Teatro sergipano nas cidades de Aracaju e Laranjeiras no século XX, os prédios teatrais e grupos itinerantes, o teatro popular e de rua no Nordeste e a História do Grupo Imbuaça.

O “Nordestinos Teatros – prosas e trocas” segue com live mensal até agosto.

 

Link do canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaIR6h3GDDMHD5C4E6jRR4Q

 

Lorena Simas- Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Polícia Federal faz busca e apreensão no TJ-BA na manhã desta quinta-feira

0

 

A Polícia Federal faz busca e apreensão no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na manhã desta quinta-feira (28). Informações obtidas pelo Bahia Notícias indicam que os agentes saíram com malotes das dependências do tribunal, armados, na companhia de uma delegada. A busca e apreensão de documentos foi realizada nos gabinetes dos desembargadores afastados Lígia Ramos e Ivanilton Santos por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os dois desembargadores foram afastados na última fase da Operação Faroeste, deflagrada em dezembro do ano passado. A desembargadora Lígia Ramos está presa em Brasília. O desembargador Ivanilton foi afastado das atividades por determinação do ministro Og Fernandes, relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nesta quarta-feira (26), por determinação da Corregedoria Nacional de Justiça foi realizada uma correição no cartório de Formosa do Rio Preto, a partir de provas encaminhadas pelo ministro relator da Faroeste.

 

 

Bahia Notícias