Arquivos anuais: 2021

Covid-19: Petrolina inicia vacinação em idosos com mais de 85 anos

0

 

O bispo Dom Paulo Cardoso, de 86 anos, foi a pessoa escolhida para o lançamento de uma nova etapa da vacinação contra a covid-19 em Petrolina. O religioso e mais nove idosos estiveram na Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (27), para participar da campanha de imunização iniciada entre o grupo com idade acima de 85 anos. A meta da prefeitura é vacinar 1.860 petrolinenses dessa faixa etária nas próximas semanas.

 

A nova etapa da imunização foi lançada logo após a chegada, nesta quarta, de 3.320 novas unidades da vacina produzidas pelo Butantan/Sinovac e Fiocruz/Astrazeneca- Oxford. Para aplicar as doses nos idosos, a Prefeitura de Petrolina montou seis pontos de vacinação nos bairros Maria Auxiliadora, José e Maria, João de Deus, Alto do Cocar, Vila Eduardo e Vale Dourado. Na zona rural, equipes volantes irão até as residências dos idosos a partir de sábado (30).

 

Durante o ato simbólico do início da vacinação dos idosos acima de 85 anos, o prefeito Miguel Coelho garantiu que as equipes de saúde terão todos os cuidados necessários e agilidade para garantir a imunização do público prioritário. “Temos condição de imunizar todos os idosos dessa faixa etária logo no começo da campanha de vacinação. É um público especial, que precisa ser protegido com mais urgência e nossa equipe está pronta para oferecer o melhor acompanhamento possível na área urbana ou zona rural”, disse o prefeito.

 

Primeiro a receber a dose de vacina, o bispo Dom Paulo Cardoso fez questão de agradecer aos trabalhadores que tem se dedicado no combate ao coronavírus. “Que Deus possa abençoar os profissionais de saúde e todos que estão envolvidos na luta contra a pandemia. Tomara que essa vacina chegue logo a todos, especialmente, aos que mais precisam”, falou o bispo, que foi escolhido pela prefeitura como forma de agradecer à Igreja Católica pelas ações em parceria contra a covid-19, a exemplo da cessão do Centro Pastoral Monte Carmelo para instalação de um hospital de campanha em Petrolina.

 

Foto: Jonas Santos

Ascom

Prefeitura de Juazeiro reforça convênio com o Hospital Universitário para melhorar atendimento

0

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, recebeu nesta quarta-feira (27) o superintendente do Hospital Universitário (HU) de Petrolina, Itamar Santos. Com o secretário de Saúde, Fernando Costa, o chefe de Gabinete, Ciro Viana e o secretário de Governo, Tomaz Sento-Sé Espínola, ouviram do diretor médico, Lúcio Diniz e da gerente de Atenção à Saúde, Kátia Regina, os termos do convênio firmado entre a Prefeitura de Juazeiro e o hospital.

O município cedeu ao HU dois médicos ortopedistas, três técnicos de laboratório e duas técnicas em enfermagem. O hospital trouxe a proposta de solicitação de um médico neurologista para reforçar o atendimento aos pacientes de acidente vascular cerebral.

“A gente precisava entender essa parceria e ampliar o convênio. Não queremos que os nossos pacientes fiquem muito tempo na fila de espera, e esse encontro foi produtivo porque estamos buscando melhorar o atendimento à nossa população”, destacou Suzana Ramos.

O secretário Fernando Costa esclareceu que essa parceria vai melhorar o atendimento aos juazeirenses. “Vamos apoiar esse pedido do hospital porque queremos uma parceria que melhore o atendimento aos pacientes de Juazeiro que são atendidos no HU”, adiantou Fernando Costa.

Segundo a superintendência do HU, 40% dos pacientes que são atendidos na unidade de traumas em Petrolina são provenientes de Juazeiro. “Toda integração que possa ser feita com o Hospital Universitário e a prefeitura é importante para que a gente possa trabalhar tanto no atendimento quanto na prevenção. A gente quer estreitar essa relação para conseguir bons resultados para a população,” ressaltou Itamar Santos.

 

Texto: Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

 

Covid-19: Petrolina confirma 101 casos novos da doença

0

O boletim epidemiológico da covid-19 desta quarta-feira, dia 27, registra 101 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas chega a 14.606. Os pacientes recuperados agora somam 11.999, o que representa 82,1% do total desde o começo da pandemia na cidade.

 

Dos novos infectados, 79 foram confirmados através de 344 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 22 registros se deram a partir de exames laboratoriais. São 39 pessoas do sexo masculino, com idades entre sete meses e 69 anos, e 62 do sexo feminino, entre dois e 82 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

Petrolina não registrou novos óbitos. O município tem 176 mortes desde o começo da pandemia.

Ocupação de leitos

 

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede é de 45,28%. Dos 53 leitos disponíveis, 24 estão ocupados, sendo 12 pacientes de Petrolina e 12 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Taxa de ocupação de leitos 27.01.2021

Ascom

Bahia já tem quase 118 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

0

 

 

Com 117.734 vacinados contra a Covid-19 até às 14 horas desta quarta-feira (27), a Bahia é um dos estados brasileiros com o maior número de imunizados. Segundo a Sesab, dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas.

Os municípios mencionados são: Apuarema, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Itanagra, Itapé, Jaborandi, Maiquinique, Riacho de Santana, Sapeaçu, Teofilândia, Várzea da Roça, Jitaúna, Contendas do Sincorá, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mairi, Bom Jesus da Serra, Presidente Dutra, Catolândia, Queimadas, Almadina, Morro do Chapéu, Serra Dourada, Ipupiara, América Dourada, Canápolis e Itapebi.

BN

Prefeitura de Juazeiro começa a reestruturar a garagem do município

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Administração (SEAD), começou a reorganizar a garagem municipal, localizada no Distrito Industrial do São Francisco. A nova gestão encontrou o local em situação muito precária.  Faltava cerca de proteção e a guarita estava em péssimo estado de conservação. A antiga frota da prefeitura alojada na garagem estava toda amontoada e boa parte foi depredada. Alguns veículos se transformaram em sucata.

No local também foram encontradas oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) faltando peças, como pneus, portas, volantes e até motores. De acordo com o atual gerente da garagem, Alessandro Barcelar, um levantamento está sendo feito para identificar há quanto tempo essa situação acontecia no local. “Sobre a frota, ainda não sabemos tudo o que o município tem, visto que muitos carros sumiram. Aqui na garagem encontramos dois veículos, que mesmo em estado precário ainda rodam. Os demais estão sucateados, não servem mais para nada. As outras secretarias estão fazendo um levantamento para identificar os veículos que estão rodando”, explicou.

Providências

Algumas providências já foram tomadas pela Secretaria de Administração para resguardar o patrimônio que ainda pode ser recuperado na garagem da prefeitura. A guarita foi recuperada e foram instaladas grades na entrada da garagem. “Recuperamos a guarita e o nosso gerente já está organizando o almoxarifado com o material que encontramos na garagem. Também recuperamos toda a oficina e o dique, onde hoje os carros da prefeitura já estão sendo lavados lá, bem como as máquinas pesadas. Além disso, vamos providenciar para que o local tenha vigilância 24 horas. E também já estamos procurando dar mais condições para que a garagem não funcione apenas para guardar a frota, mas também seja o local adequado para a manutenção e recuperação da própria frota da prefeitura”, disse o secretário de Administração, John Khoury.

Uma outra situação encontrada no local também chamou a atenção da equipe. Diversos veículos apreendidos em operações das Polícias Civil e Federal estão alojados na garagem do município por determinação judicial. A maior parte desses veículos virou sucata. A Prefeitura está levantando de quem é a responsabilidade pela guarda desses veículos. “Nós enviamos dois ofícios, um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Federal informando que o município não localizou nenhum documento que configurasse um convênio ou uma parceria entre a prefeitura e esses órgãos para fazer a guarda desses veículos e comunicamos às autoridades policiais que nós não temos condições de abrigar e garantir a segurança. Estamos aguardando uma posição”, finalizou o titular da SEAD.

Edísia Santos/Ascom SEAD

Petrolina lança plataforma para cadastro de pessoas dos grupos prioritários da vacina

2

A Prefeitura de Petrolina divulgou nesta quarta-feira (27) uma plataforma para que pessoas que estão nos grupos prioritários da vacina contra a Covid-19 possam fazer um cadastro para receber a primeira dose do imunizante. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados profissionais da saúde, idosos que residem em abrigos e idosos acima de 85 anos.

 

O site é o vacinacaopetrolina.tisaude.com. Ele permitirá que qualquer integrante de todas as fases, determinadas através das diretrizes do Ministério da Saúde e Governo do Estado, faça seu agendamento e, quando chegar o seu momento de vacinação, o cadastrado receberá um alerta no celular informando o dia e o local em que irá receber a primeira dose.

 

Além do cadastramento online, as equipes da Secretaria de Saúde também estão realizando um levantamento nos bairros. As ações visam um maior controle do número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, bem como, da distribuição das vacinas.

Vacinas

O município já recebeu 11.826 vacinas contra o novo coronavírus. Desse total, 9.876 são do Instituto Butantan/Sinovac, o que garantirá a primeira e segunda dose dos trabalhadores de linha de frente no combate a covid-19 e idosos residentes em abrigos, e 1.950 doses são da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca, destinadas para a primeira dose dos idosos acima de 85 anos.

 

Ascom

CSTT ouve demandas de profissionais de carros de som e taxistas de Juazeiro

0

 

O diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, Tenório Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) a diretoria da União dos Profissionais de Carros de Som de Juazeiro (UPCJ), para ouvir as demandas da categoria.

Na reunião, foram reivindicadas mais fiscalizações aos veículos irregulares, vistorias nos carros e no volume, alvará único para os sócios da UPCJ, mudanças nas ruas em que eles podem circular, entre outros.

Sobre a mudança nas ruas em que pode haver circulação dos carros de som, Tenório explica que eles têm o direito e que lhes foi retirado. “Nós estamos abraçando a causa para regularizar a situação desses profissionais e que também não incomodem a população, a exemplo dos hospitais, casa de parto e repartições públicas. Para isso é preciso um projeto de lei que tem que vir do executivo, passar pelo jurídico e em seguida pela Câmara de Vereadores”, enfatiza.

O diretor-presidente da CSTT também recebeu os representantes da Associação de Taxistas de Juazeiro (Astáxi) que também apresentaram suas demandas. Após serem ouvidos, ficou estabelecido que as vistorias dos veículos no ano de 2020 serão resolvidas e as fiscalizações intensificadas.

 

Texto: Thamires Santos – Assessora de Imprensa da CSTT

Estão abertas as inscrições para programa de financiamento estudantil da Facape

0

 

A Facape está com inscrições abertas para o programa de financiamento estudantil (CredFacape), para ocupação de vagas ociosas nos cursos de graduação.

Podem se inscrever candidatos que tenham concluído o ensino médio em escola pública, ou em escola particular, estes, desde que tenham sido através de bolsa integral.

As formas de ingresso são mediante realização do Vestibular Social, nota do Enem, transferência externa, portador diploma ou análise do histórico escolar.

O CredFacape funciona como um crédito estudantil, reduzindo o valor das mensalidades em até 50%, que serão pagas durante a vigência do contrato, e o os outros 50% do valor serão adimplidos ao término do curso, ou após o encerramento do vínculo com a Facape, em parcelas mensais equivalentes ao tempo de vigência de utilização do crédito.

Para quem deseja se inscrever nesta modalidade é necessário apresentar documentos para análise de crédito, como RG, CPF, ficha19, comprovante de residência, além de apresentar fiador, contendo também RG, CPF e comprovante de residência do mesmo.

Ambos, requerente e fiador precisam anexar o comprovante de NÃO RESTRIÇÃO de crédito junto ao SPC/SERASA.

Os Passos para solicitação do CredFacape consistem na solicitação do requerente para receber o formulário de análise de crédito, com a Central de Atendimento ao Discente (CAD) via WhatsApp, através do número (87) 3866-3204.

O estudante precisa entregar o formulário preenchido, juntamente com todas as cópias solicitadas diretamente no setor da Cad, nos horários de 8h as 12h e 15h as 19h, de segunda a sexta-feira. Após a realização das etapas, o candidato deve aguardar a análise de crédito e o resultado do processo.

A realização da matrícula exige a presença do requerente e do fiador para a assinatura do contrato de matrícula. As inscrições seguem até o dia 05 de fevereiro de 2021.

Serviço:

O que? CredFacape

Quando? até o dia 05 de fevereiro de 2021

Onde? Na CAD (presencialmente)

Horário? 8h as 12h e 15h as 19h, de segunda a sexta-feira

Informações: (87) 3866-3204

Ascom Facape

#LeiAldirBlanc – Projeto Casinha Inc. inscreve artistas do Sertão do São Francisco para formações online

0

 

Nem mesmo a mais genial das ideias sustenta sozinha um negócio. São necessárias estratégias inteligentes, organização, planejamento e responsabilidade financeira para fazê-la prosperar. E isso vale também para o cenário musical. Partindo dessa perspectiva, o projeto Casinha Inc., que é voltado para artistas do Sertão do São Francisco está com inscrições abertas para quatro formações que abordarão sobre os diferentes estágios da cadeia produtiva da música.

O projeto é fruto da parceria entre Iago Guimarães, músico, produtor musical, engenheiro de Mix/Master da Casinha Lab (Juazeiro-BA) e Geraldo Júnior, produtor cultural, que se uniram com o intuito de contribuir na profissionalização desses artistas da região.

 

“A Casinha Lab nasceu de um projeto de assessoramento artístico. Pudemos perceber de perto que a falta de profissionalização e amadorismo do cenário cultural local geram várias consequências. Boa parte dos fonogramas lançados em nosso território são com pouca organização prévia, dificultando a difusão do produto, diminuindo a probabilidade de reconhecimento, de formação de público ou até mesmo de circulação em outros territórios. A falta de formação no cenário musical é uma grande barreira para que o conteúdo gerado por aqui tenha visibilidade nacional”, diz Geraldo Júnior.

O projeto promoverá, nos próximos meses, várias ações, em formato online, com o intuito de capacitar artistas e produtores que serão preparados e estruturados para criação, registro, produção e lançamento da sua obra na área da música (Singles, Ep e etc). Serão três etapas, iniciando pela realização de formações que abordarão sobre os diferentes estágios da cadeia produtiva da música. Posteriormente haverá uma seleção de dois grupos, após curadoria feita pela produção, para início do processo de incubação e produção musical. Por fim, os selecionados se apresentarão, em formato live, no Estúdio Casinha Lab, para divulgar os seus lançamentos.

Os cursos são: sobre planejamento de carreira, com Ana GB, produtora artística, cultural, executiva e de evento; sobre direitos autorais, com Armando Rafael, músico, compositor, produtor fonográfico, produtor cultural e pesquisador; sobre marketing digital para artistas, com Wynne Carvalho, jornalista e social media; e sobre gravação caseira, com Iago Guimarães, músico, compositor, produtor musical, multi-instrumentista e engenheiro de mixagem e masterização.

As formações serão realizadas entre os dias 1º e 6 de fevereiro, e os interessados devem se inscrever através da plataforma Sympla, por onde as formações serão ministradas. É necessário realizar o cadastro na íntegra. As vagas são limitadas e estarão abertas até o preenchimento da capacidade total, que é de 300 pessoas por formação, ou até a data de realização de cada curso (disponível nos respectivos links)

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Ascom