Arquivos anuais: 2021

Juazeiro: apesar das reclamações, SEDUC diz que primeiro dia de matrículas foi “tranquilo” e orienta pais a buscarem vagas em outras unidades

0

 

Com o início das matrículas online dos alunos novatos para o ano letivo 2021 da rede de ensino do município de Juazeiro, pais e responsáveis enfrentaram algumas dificuldades para realizar as inscrições nessa segunda-feira (25).

Entre as reclamações estão a dificuldade para realizar as matrículas e a falta de vagas nas escolas.

“Consegui na lan-house, mas gastei R$ 20,00 para poder matricular. No celular tava só travando”, comentou Tatiana Ferreira.

“Nem consigo fazer a matrícula, pois quando chega no campo destinado a escrever o nome do município a coisa trava”, escreveu Erinaldo Alves dos Santos.

“Demorei pra consegui, quando consegui não tinha mais vaga”, reclamou a internauta Claudenice Adalcina.

“Tentei matricular meu filho para o 4° ano, assim que o site foi liberado e não consegui vaga para a escola do Dr. Humberto”, comentou Denise Braz.

Ontem o PNB já tinha relatado a história da leitora do PNB Bruna Lima, mãe de dois filhos em idade escolar. Ela contou que entrou para efetuar a matrícula assim que o sistema foi restabelecido, mas não encontrou mais vaga.

“Engraçado que as vagas já evaporaram, de 9 horas da manhã até 12:00. Porque vaga para o quinto e terceiro anos, aqui na escola do residencial Humberto Martins não tem mais. Sendo que na Escola Judite Leal Costa só existem 7 vagas para o quinto ano e para o terceiro ano não tem mais vaga. Nem na Escola Nossa Senhora das Grotas não tem para o terceiro ano. Quer dizer que eu tenho meus dois filhos um vai estudar e o outro não? Cadê as vagas? Preciso matricular minha filha. Uma falta de vergonha isso. Agora eu consegui a de meu filho que é do quinto ano, e minha que é do 3 ano não consegui. Aí vou ficar com minha filha sem estudar porque eu não consegui vaga para uma criança de 8 anos. O meu filho de 10 anos foi uma briga pra encontrar vaga”, reclamou Bruna.

Outra mãe, que pediu para não ser identificada, relatou que por volta das 14 horas também não encontrou vaga para filha de 4 anos na escola do Residencial Juazeiro I, bairro Itaberaba, e saiu sem matricular a criança.

“Não entendi nada. O sistema abriu umas 11 horas da manhã e duas da tarde já não tinha mais vaga? E agora? A criança fica sem estudar?

Apesar das reclamações, a SEDUC informou que primeiro dia de inscrições seguiu dentro da normalidade esperada.

“Apenas alguns pais ou responsáveis com dificuldades por conta da oferta de vagas nas escolas de sua preferência. Por isso, a Seduc orienta que, caso não haja vagas, busquem outras unidades da rede municipal de ensino utilizando o Portal da Educação Municipal”, orientou a SEDUC.

O órgão acrescentou que há muitas vagas disponíveis, distribuídas nas 134 escolas do município, localizadas na sede e no interior.

“Aos pais que relataram dificuldades para matrícula na Escola Municipal Argemiro José da Cruz, a Seduc informa que há vagas disponíveis em unidades na mesma localidade, a exemplo da Escola Municipal Helena Araújo e da Escola Municipal Caic Misael Aguilar, que inclusive, está em processo de reforma para melhor atender os alunos”, acrescentou.

A SEDUC esclareceu que de acordo com a atualização de dados realizada na manhã desta terça-feira (26), mais de 14 mil vagas foram disponibilizadas, e pouco mais de 3 mil foram ocupadas por meio das matrículas online, restando mais de 11.500 vagas disponíveis para matrícula.

As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro, pela internet através do Portal da Educação Municipal (https://www.juazeiroeducacao.com.br/) desenvolvido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).

O órgão também reforçou que a confirmação da matrícula será presencial. Pais ou responsáveis devem apresentar o protocolo de inscrição, duas fotos 3×4, com o original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento, caso o aluno seja menor de idade ou carteira de identidade (RG); carteira de vacinação; número do cartão SUS da criança; número do NIS da criança; laudo médico (para alunos com deficiência); documentos que comprovem os Critérios de Prioridade para o atendimento; comprovante de residência; cópia do RG e CPF – se for maior de idade – ou do responsável.

“Aqueles que ainda tiverem alguma dúvida com relação ao processo de matrículas, podem entrar em contato com a unidade de ensino mais próxima de sua residência. A Seduc ressalta ainda, que as medidas de segurança sanitária deverão ser, rigorosamente, observadas e cumpridas por todos, conforme recomendação dos órgãos de saúde”, finalizou.

 

Da Redação por Yonara Santos

Juazeiro registra 21 novos casos de Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas

0

Juazeiro registrou 21 novos casos do novo coronavírus no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta terça-feira (26).

O relatório mostra que 8.314 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.728 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.898. São 2.438 casos ativos da doença.

O município contabiliza mais um óbito causado por complicações da Covid-19, totalizando 148. Era uma mulher, de 75 anos, com comorbidades, que morreu no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Foram realizados desde o início da pandemia 24.459 testes rápidos e 1.283 pelo Lacen em Salvador.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 37 pacientes, sendo 25 em leitos de UTI e 12 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 81%.  As informações estão disponíveis na tabela em anexo.

BOLETIM DIA 26 DE JANEIRO

Maria Lima/Ascom Sesau

Associação de Mototaxistas de Juazeiro cobra fiscalização e punições mais rigorosas para atuação dos clandestinos; CSTT responde

0

(foto PNB)

 

A Associação de Mototaxistas de Juazeiro, no Norte da Bahia, está insatisfeita com o trabalho de fiscalização e ausência de punições em relação a atuação dos clandestinos na cidade.

De acordo com a AMJ, aqueles que realizam o transporte de pessoas de forma irregular estão encontrando facilidades para atuar em Juazeiro.

“Repudiamos a atitude de alguns vereadores que estão desfazendo o trabalho de fiscalização realizado pela prefeitura. Muitos Mototaxistas clandestinos estão recebendo ajuda para recuperar os transportes apreendidos. Juazeiro é a terra do retrocesso, onde os “favores” prevalecem às leis”, reclamou um representante da Associação.

A AMJ informou ainda que enviará um ofício para a Companhia de Trânsito e Transportes (CSTT) cobrando uma fiscalização mais rigorosa e transparência nas informações sobre apreensões dos veículos.

“A população e a classe dos mototaxistas regulares precisam saber como esses veículos oriundos do transporte clandestino e que são apreendidos, estão sendo retirados do pátio da CSTT. Precisamos também de uma resposta da Prefeita Suzana, pois a apoiamos com a esperança de mudanças  Nós não vamos nos calar e se for preciso, iremos às ruas da cidade protestar”, finalizou.

O PNB encaminhou as reclamações para a CSTT que, em nota, afirmou que todos os procedimentos de fiscalização e apreensão dos veículos utilizados de forma clandestina estão sendo tomados.

Veja a nota na íntegra:

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro esclarece que tem adotado todos os procedimentos necessários na fiscalização aos mototaxistas irregulares no município, como também na apreensão dos veículos utilizados.

Para retirada destas motocicletas apreendidas do pátio da CSTT, existem duas formas: com a apresentação de recurso através de processo administrativo com parecer favorável ao requerente ou mediante pagamento de multa, em que é gerado o termo de liberação do veículo. Ambas devem ser feitas na sede da companhia.

As fiscalizações aos mototaxistas irregulares ocorrem diariamente no município, para coibir tal prática. A CSTT orienta ainda que a população também denuncie através do número (74) 3611-8836.

 

Da Redação por Yonara Santos

Bolsonaro assina carta de apoio para que empresas privadas comprem a vacina AstraZeneca

0

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), declarou nesta terça-feira (26), que o Governo Federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca por empresas do Brasil. Ele disse  que foi procurado na semana passada por um grupo de empresários pedindo o apoio do governo para a compra das doses.

Segundo Bolsonaro, o governo defende que metade dessas doses sejam doadas para o SUS e, a outra metade, aplicadas em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare.

“Semana passada nós fomos procurados por um representante de empresários e nós assinamos carta de intenções favorável a isso, para que 33 milhões de doses da Oxford viessem do Reino Unido para o Brasil a custo zero para o governo. E metade dessas doses, 16,5 milhões, entrariam aqui para o SUS e estariam então no programa nacional de imunização, seguindo aqueles critérios, e outros 16,5 milhões ficariam com esses empresários para que fossem vacinados, então, os seus empregados, para que a economia não parasse”, afirmou o presidente em uma live do banco Credit Suisse.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, tem autorização para uso emergencial no Brasil. O governo federal fez um acordo para obter 100 milhões de doses desse imunizante. Além disso, a Fiocruz poderá produzir doses no país.

Em nota, a AstraZeneca informou que, por ora, não tem condições de vender doses para o setor privado.

“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility [consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)], não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, disse a farmacêutica.

Na live, Bolsonaro ressaltou que o governo vai estimular, no que for possível, o sucesso da proposta das empresas junto à AstraZeneca.

Com informações G1

Prefeitura alerta que prazo para atualização do CadÚnico e Bolsa família foi prorrogado por 90 dias

0

(foto divulgação)

As famílias petrolinenses que são contempladas pelo programa Bolsa Família não precisam ter pressa para atualizar seus dados junto ao Cadastro Único (CadÚnico). Isso porque o Ministério da Cidadania prorrogou o prazo para atualizar as informações do cadastro que tem relação direta com a concessão do Bolsa Família e demais programas sociais.

 

Agora, os inscritos terão mais 90 dias para a atualização dos dados em qualquer programa do Governo Federal em que estejam cadastrados. A prorrogação tem o objetivo de evitar aglomeração nos espaços, especialmente sobre as recomendações de distanciamento social devido à pandemia. A prorrogação tem objetivo de evitar a suspensão, interrupção ou anulação dos benefícios.

 

O Cadastro Único (CadÚnico), se trata da junção de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza ou pobreza extrema. Repassadas ao Governo Federal pelos Estados e Municípios, o registro tem caráter social para a implementação de políticas públicas capazes de promover melhorias na vida dessas pessoas. O CadÚnico pode ser realizado por famílias de baixa renda que apresentem uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou que, juntos, ganhem até três salários mínimos de renda mensal total.

 

Agendamentos – Petrolina foi pioneira em Pernambuco na implantação da Casa Bolsa que dá suporte humanizado para atender as demandas dos beneficiários de programas sociais. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) reforça que, tanto a atualização quanto os novos cadastros, são agendados pelo telefone da Casa Bolsa (87) 3863-6871 das 7h30 às 16h30. Devido à grande demanda, o número pode, ocasionalmente, constar como ocupado, contudo, a pasta reforça que os beneficiários tenham compreensão e retorne quando possível. A portaria de prorrogação está disponível no link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mc-n-591-de-15-de-janeiro-de-2021-299285117

 

 

Ascom

Governo do Maranhão pede participação em ação da Bahia no STF para obter vacina russa

0

O governo do Maranhão solicitou ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ingresso como parte interessada na ação em que o Estado da Bahia pede autorização para uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil. A petição foi anexada ao processo nesta terça-feira (26).

Além do governo maranhense, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) e as Defensorias Públicas de todo o país também solicitaram entrada na ação na qualidade de “amicus curiae” (amigo da Corte), para reforçar a importância da vacina para imunização da população contra a Covid-19.

O governo baiano quer que o STF autorize o estado a usar o imunizante, mesmo sem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pede que o Supremo reconheça a inconstitucionalidade do artigo 16 da Medida Provisória 1.026/2020, que prevê liberação da compra de vacinas não autorizadas pela Anvisa, sob condição de que elas tenham sido aprovadas por cinco agências reguladoras internacionais, como as dos Estados Unidos e União Europeia.

Nesta segunda, a Anvisa defendeu junto ao STF que não poderia autorizar o uso emergencial da vacina sem aval dos técnicos do órgão. Em resposta, a PGE disse que as exigências do órgão são desnecessárias porque o imunizante teve uso emergencial aprovado em países vizinhos, como Argentina e Paraguai.

O governo baiano solicita que a Corte determine ampliação do rol de agências da medida provisória para que elas incluam também as certificadas pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), caso da autoridade sanitária argentina. Isso possibilitaria ao estado adquirir doses da vacina russa.

Bahia Notícias

“Pudim com ou sem furinhos? milhões em leite condensado gastos por Bolsonaro rendem memes na internet

0

 

 

A denúncia de que o governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) gastou R$ 15.641.777,49 apenas em Leite Condensado no ano de 2020 fez com que explodissem nas redes diversos memes sobre o assunto.

Com base no Painel de Compras, do Ministério da Economia, o Metrópoles estimou gastos de mais de R$ 1,8 bilhão no carrinho de compras do governo, um aumento de 20%.

Até a apresentadora de programa culinário, Rita Lobo, entrou na brincadeira. De acordo com ela, “Se você tivesse mais de 2 milhões de latas de leite condensado por ano faria pudim com ou sem furinhos? Temos as duas receitas!”.

Forúm

 

Numa cesta com vinhos, lanches de leite condensado, Governo Federal gasta mais de R$ 1,8 bilhão com alimentos em 2020

0

 

O Governo Federal desembolsou em 2020 mais de R$ 1,8 bilhão com alimentos. O valor representa um aumento de 20% em relação a 2019.

Os dados, disponibilizados no Painel de Compras atualizado pelo Ministério da Economia, mostram que R$ 32,7 milhões foram gastos somente com pizza e refrigerante.

Os órgãos federais gastaram ainda R$ 16,5 milhões com batata frita, R$ 14 milhões com molho shoyo, molho inglês e molho de pimenta, e R$ 5 milhões com a polêmica uva-passa.

Pelo visto, goma de mascar também é bem aceita pelos servidores federais, já que custaram ao todo R$ 2,2 milhões no último ano.

E não só de lanches se mantém uma dieta. O cardápio do Executivo nacional tem ainda peixes, embutidos, frutos do mar e bacon, além do tradicional feijão e arroz.

Segundo informações do site Metrópoles, a pasta responsável pela maior parte dos gastos foi o Ministério da Defesa, com R$ 632 milhões para custear a alimentação.

Somente com vinhos, o Ministério da Defesa, comandado por Fernando Azevedo e Silva, desembolsou R$ 2,5 milhões.

BN

Prefeitura estreita relações com órgãos e instituições para viabilizar desenvolvimento de Juazeiro

0

 

A gestão Suzana Ramos vem estreitando relações com diversos órgãos e instituições envolvidos no desenvolvimento do país no intuito de viabilizar futuras parcerias para o município, além de dar sequência a algumas ações na cidade. Nesta segunda-feira (25) durante reunião com o superintendente regional do DNIT na Bahia, Amauri Souza Lima, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire, e o Chefe de Gabinete, Ciro Viana, falaram sobre a execução da Travessia Urbana, uma importante obra que não saiu do papel e é de grande importância para Juazeiro.

 

 

 

Acompanhados do deputado federal Adolfo Viana (PSDB), os integrantes da equipe de Suzana Ramos destacaram a necessidade da intervenção para o desenvolvimento da cidade de Juazeiro, bem como se colocaram à disposição do DNIT para tentar resolver os trâmites que envolvem essa obra que se arrasta por quase oito anos.

 

 

 

O projeto prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, obra aguardada há muito tempo. “A nova gestão municipal iniciou as tratativas junto ao DNIT para a retomada dessa importante obra, que quando estiver pronta dará uma nova cara à cidade e, sem dúvida, melhorará muito o fluxo de veículos nesse importante entroncamento viário, que é a BR-407 aqui no município”, destacou o chefe de gabinete Ciro Viana.

 

Texto: Edísia Santos – Assessora de Imprensa da SEDUR