Arquivos anuais: 2021

Prorrogadas as inscrições para seleção do Mestrado em Agronomia – Produção Vegetal da Univasf

0

 

 

Foram prorrogadas até 31 de janeiro as inscrições para o processo seletivo 2021 do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PPGA-PV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Há 16 vagas disponíveis, das quais 3 são reservadas para políticas de ações afirmativas e 2 para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). Podem participar da seleção portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas ou áreas afins.

As inscrições são realizadas, exclusivamente, pelo Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) da Univasf. No ato de inscrição, os candidatos devem anexar os documentos solicitados no Edital Nº 20/2020 retificado e encaminhar três cartas de recomendação eletronicamente preenchidas por docentes ou pesquisadores, seguindo o modelo especificado no edital. As vagas serão distribuídas entre os orientadores do PPGA-PV e cabe ao candidato entrar em contato com o docente orientador antes da inscrição para certificação da disponibilidade de vaga para o primeiro ou segundo semestre letivo. O deferimento das inscrições será divulgado a partir de 5 de fevereiro de 2021.

O processo seletivo será composto por análise de proposta de projeto de pesquisa e avaliação do currículo e do histórico escolar do candidato. O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 19 de fevereiro de 2021, no site do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e no Sistema PS. O cronograma retificado da seleção encontra-se disponível no edital.

A área de concentração do PPGA-PV é a Produção Vegetal, uma das áreas de conhecimento da Agronomia que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos em condições de campo, ambiente protegido ou laboratório. O mestrado acadêmico possui duas linhas de pesquisa: “Produção, manejo e pós-colheita” e “Recursos Genéticos, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia”. Mais informações sobre o programa, linhas de pesquisa, estrutura curricular e corpo docente podem ser encontradas no site do PPGA-PV.

Cronograma:

Inscrições ­– até 31 de janeiro de 2021

Divulgação das inscrições deferidas – a partir de 5 de fevereiro de 2021

Publicação do resultado da análise das propostas de projeto – a partir de 10 de fevereiro de 2021

Publicação do resultado da avaliação de currículo Lattes e nota de histórico – a partir de 16 de fevereiro de 2021

Resultado final – a partir de 19 de fevereiro de 2021

Ascom Univasf

“Somos tratados como cão sem dono”: após protesto dos motoristas, Joafra demite participantes que questionam “até quando o dono desta empresa vai mandar e desmandar em Juazeiro?

2

 

Exploração, desumanidade, desamparo, perseguição e assédio moral, termos que definem a situação relatada ao PNB, por um grupo de trabalhadores da empresa de transporte público Joafra, que presta o serviço no município de Juazeiro, Norte da Bahia.

Os trabalhadores que procuraram nossa redação nesta terça-feira (26), denunciaram que, após uma breve paralisação que aconteceu na última quinta-feira (21), em protesto ao descumprimento de direitos trabalhistas, seis participantes do ato foram sumariamente demitidos.

“Cheguei na empresa para trabalhar e fui surpreendido com a carta de demissão, sem nenhuma explicação. Sei que sempre fui um funcionário exemplar, nunca faltei e cumpria minha obrigação com competência e respeito a todos. Cumpria meus deveres. Meu erro foi cobrar meus direitos. Como pai de família eu preciso receber pelo que trabalho”, desabafou um motorista que pediu para não ser identificado.

Segundo relatou o grupo, os seis profissionais, com até 12 anos de empresa, foram demitidos nestes cinco dias pós protesto. Somente hoje (26) quatro trabalhadores foram dispensados pela Joafra.

“Ainda não caiu a ficha. Estou desempregado em plena pandemia e não por ter faltado com minhas obrigações com a empresa, que dediquei meus dias e força de trabalho com toda responsabilidade. Fui descartado por reivindicar pagamentos a que tenho direito, e isso depois de muito esperar calado que a empresa cumprisse com o seu dever”, ressaltou outro motorista.

De acordo com os trabalhadores, a empresa desconta, mas não deposita os valores referente aos FGTS dos funcionários. Além disso, os trabalhadores também reclamam que estão há dez meses sem receber o tíquete alimentação, no valor de R$ 355,00. A Joafra deve aos trabalhadores horas extras, adicional noturno, férias e rescisões.

As informações dos trabalhadores foram confirmadas ao PNB pelo Auditor-Fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho (GRTb) de Juazeiro, Diego Barros Leal.

Segundo o auditor “a empresa não está pagando FGTS, na realidade nunca pagou. Ano passado já havíamos punido a empresa por conta das rescisões que não foram pagas.

Outro funcionário demitido reforçou as denúncias e disse que a categoria se sente ” humilhada, desrespeitada e sem nenhum valor”.

“A Joafra não está pagando hora extra e nem adicional noturno. Nós, que também desempenhando a função de cobrador, não estamos recebendo fundo de caixa de moedas para passarmos o troco e por conta disso, precisamos trabalhar com o nosso próprio dinheiro. Tem funcionários com férias vencidas. A empresa dá férias sem remuneração. Fizemos vários acordos com a Joafra, para que ela realize os pagamentos no dia 05 e dia 20, só que ela não cumpre. Somos tratados como “cão sem dono”, denunciou.

Em um abaixo assinado, o grupo relatou a situação de “descaso”, denunciando também que está havendo perseguição, sem que os órgãos de fiscalização, vereadores e prefeitura atuem em defesa dos trabalhadores.

” Hoje a empresa está fazendo represália, vários motoristas que realizaram a parada no dia 21 de Janeiro, já foram demitidos da empresa. Os mesmos estão sofrendo uma retaliação. Esse foi um acordo feito no dia 21, que não haveria perseguição, mas não está sendo cumprido. Não houve nenhuma negociação entre empresa, CSTT e motoristas. Foi paga a quinzena no sábado, mas a categoria dos motoristas não está satisfeita com os órgãos competentes de fiscalização em relação ao trabalhador”.

O grupo também denuncia a precariedade do serviço para o usuário.

“A empresa “Joafra” tem operado com uma frota de ônibus reduzida e sucateada, mas o fluxo de passageiros tem sido muito intenso. Muitos usuários estão sendo prejudicados pelos horários e também pela forma que foi imposta em relação a integração, quem não tem o cartão SIT tem que pagar duas passagens caso queira ir a outro bairro chegando no terminal de ônibus. Diante disso, solicitamos uma ação enérgica e definitiva das autoridades, no intuito de coibir e punir a atividade da mesma. É fundamental que a sociedade juazeirense seja informada da situação do descaso com os funcionários e usuários do transporte público de Juazeiro”, discorreu.

Desabafando, um profissional questionou: “até quando o dono da Joafra vai mandar e desmandar em Juazeiro, desrespeitando os trabalhadores e a população? Que a nova prefeita tome uma providência e seja enérgica. Ninguém aguenta mais tanto descaso”, finalizou.

Alguns integrantes do grupo adiantaram ainda que, “poderá haver uma nova paralisação das atividades.

Estamos novamente encaminhando as denúncias para a Gerência Regional do Trabalho, Prefeitura de Juazeiro e Câmara de Vereadores. Também pedimos esclarecimentos a empresa Joafra.

Da Redação

SENAI anuncia últimas vagas para curso de Eletrotécnica que começa em fevereiro

0

 

O SENAI Petrolina está com matrículas abertas para o curso Técnico em Eletrotécnica, uma das profissões com maior empregabilidade, atualmente, no Vale do São Francisco e no País. Oferecido nos formatos presencial e EAD, o curso vai começar no dia 1º de fevereiro e possibilita, após um ano e meio, colocar no mercado os profissionais que irão movimentar as concessionárias de energia, prestadoras de serviço de sistemas fotovoltaicos, automação industrial, segurança patrimonial, provedores de internet, de manutenção industrial agrícola e parques de energia eólica.

Com conhecimentos fundamentados na área da Física chamada Eletricidade, o Técnico em Eletrotécnica, aprende sobre instalações, manutenção, projetos e automação predial e industrial; partida de motores elétricos; e o sistema elétrico de potência.

De acordo com a gerente interina do SENAI na Unidade Regional do São Francisco (URSF), Annielly Trindade, o curso também habilita a projetar, instalar, manter e operar sistemas elétricos e equipamentos seguindo as normas técnicas da construção civil e da indústria.

“Com uma carga horária de 1.200 horas/aula, já formamos bons quadros que hoje se destacam na região, ocupando cargos relevantes nas empresas e também como empreendedores na área da Eletrotécnica”, ressaltou.

Dois bons exemplos são os ex-alunos Marcos Andrey, que logo ao concluir o curso já estava trabalhando na Coelba, e o empreendedor Jhonatan de Souza, que hoje é proprietário de uma empresa do segmento de eletricidade na vizinha cidade de Juazeiro da Bahia.

Marcos lembra que no dia da formatura, em dezembro de 2019, além dele, todos seus colegas já estavam empregados no mercado de trabalho regional. Jhonatan também tem boas lembranças do curso, concluído em março do ano passado, e garantiu que muito do que sabe aprendeu no SENAI e vem colocando em prática com bons resultados na sua empresa.

As matrículas para o curso de Eletrotécnica podem ser feitas presencialmente ou pelo fone: 0800.600.9606 e pelo WhatsApp (81) 98816.5665. Quem se fizer ao longo do mês de janeiro irá receber 50% de desconto na primeira parcela do curso, além de descontos

entre 10% e 20% nas demais parcelas. Outras informações estão disponíveis no site www.pe.senai.br.

CLAS

SAAE orienta população de Juazeiro sobre a importância de acionar serviço para resolução de problemas

0

Buscando oferecer um atendimento mais eficiente à população de Juazeiro, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) destaca que não tem medido esforços para atender todas as demandas em um curto espaço de tempo, seja no fornecimento de água, melhoria da rede de abastecimento, desobstrução de esgotos, conserto de vazamentos, limpeza ou outras ações que melhoram a vida do cidadão juazeirense.

Por isso, é preciso que a comunidade também estabeleça uma relação com o SAAE para solucionar problemas, dúvidas, reclamações e propor melhorias. “Para um atendimento mais rápido e eficiente, os usuários precisam entrar em contato com a nossa equipe, que foi inclusive ampliada para melhor atender à população. Informações divulgadas em redes sociais não chegam ao SAAE, por isso informar o problema no nosso setor de atendimento é fundamental para que a situação seja resolvida no menor tempo possível. Registrar é uma forma de contabilizar e acelerar a solução do problema”, ressalta a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.

Atendimento

Para que as equipes do órgão possam atender às solicitações, o usuário deve ligar ou ir pessoalmente ao SAAE fazer a reclamação, informando o endereço correto do local para que o serviço seja realizado. O telefone é o (74) 3614-9800. O usuário também pode ir ao setor comercial do órgão, na Rua Barão de Cotegipe, no Centro. “Nossa cidade é muito grande, e vocês são nossos parceiros nesse novo tempo de trabalho”, reforça a diretora-presidente do SAAE.

Fabíolla Paiva/Ascom SAAE

Vereador Salvador Carvalho recomenda a inclusão dos pacientes psiquiátricos e profissionais da área de saúde mental na primeira fase da campanha de vacinação contra o Coronavírus

0

 

Em Juazeiro, na manhã desta terça-feira, 26 de janeiro de 2021, o Vereador e Médico da Saúde da Família, Salvador Carvalho encaminhou um ofício para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Bezerra da Costa, recomendando a inclusão dos pacientes psiquiátricos e profissionais da área de saúde mental, na primeira fase da campanha de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19), no município baiano.

Além disso, também, sugeriu abranger na quarta fase da vacina, os profissionais dos serviços e atividades essenciais, conforme consta no Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, regulamentado pela Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, onde define os serviços públicos e as atividades essenciais.

Segundo o Médico, Salvador Carvalho, o objetivo do ofício é contribuir com os serviços públicos de saúde, nas medidas a serem adotadas para a campanha de vacinação contra a COVID-19. “Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), após investigações em vários países foi apontado que pessoas com doenças mentais têm maior probabilidade de serem infectadas pelo Coronavírus e que, uma vez afetadas, apresentam taxas de mortalidade muito mais altas do que o restante da população”, explicou.

“Solicito a gestão que analise com cautela a possibilidade da inclusão dos pacientes e profissionais da saúde mental, assim como os padecentes de doenças mentais na primeira fase de vacinação, por ser plenamente justificável com base prática clínica e saúde pública, enquanto ao mesmo tempo expressa respeito pelos Direitos Humanos das pessoas com transtornos mentais”, finalizou Salvador Carvalho.

Ascom Vereador Salvador Carvalho

Parlamentares pedem ao TCU investigação sobre R$ 1,8 bilhão gasto pelo governo em alimentação

0

 

Nesta terça-feira (26), o Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu representação para investigar a Presidência da República pelo aumento de 20% dos gastos do Executivo com alimentação em comparação a 2019.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) pedem que o órgão apure os dados revelados pelo Metrópoles, com grande repercussão na imprensa e redes sociais.

De acordo com a reportagem, em 2020, todos os órgãos do executivo pagaram, juntos, mais de R$ 1,8 bilhão em alimentos. Na cesta do Governo Federal constam, além de arroz, feijão e carne, lanches como batata frita, biscoitos, sorvete, massa de pastel, chiclete e leite condensado. A lista de alimentos também tem itens como, geleia de mocotó, picolé, pão de queijo, pizza, vinho, bombom, chantilly e sagu.

Só em goma de mascar, foram gastos R$ 2.203.681, 89. Molho shoyo, molho inglês e molho de pimenta somam mais de R$ 14 milhões do montante pago. A compra de vinhos representou um gasto de R$ 2.512.073, 59.

Da Redação, com informações coluna do Lauro Jardim, do Globo

Secretário de Comunicações pede exoneração do Governo Bolsonaro

0

 

O secretário de Comunicações do Governo Federal, Artur Coimbra de Oliveira deixou o cargo nesta terça-feira (26). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Ele era responsável pela internet banda larga e pela implementação do 5G no país.

Da Redação

Secretário de Saúde mostra a transparência da vacinação contra Covid em Juazeiro ao Ministério Público Federal

0

Nesta terça-feira (26), em reunião virtual com a procuradora da República Ticiana Nogueira, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, apresentou relatório da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. A solicitação do encontro foi do Ministério Público Federal (MPF), que monitora o controle de vacinas e a execução do Plano Municipal de Imunização.

Fernando Costa relatou à procuradora, que Juazeiro recebeu do governo federal através da Secretaria de Saúde Bahia 4.620, sendo 2.070 doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e 2.550 da CoronaVac (Butantan). O secretário explicou que a prioridade está sendo vacinar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus e idosos em casas de longa permanência. Segundo o secretário, já foram vacinadas 731 pessoas. Desse total, 705 são trabalhadores da saúde e 26 idosos. O cronograma de vacinação chegou ao interior do município nesta terça-feira, para imunizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e até amanhã, chegará às unidades de todo o município.

“Essa parceria com o Ministério Público Federal é importante. Aqui na Secretaria de Saúde não vamos admitir que se furem filas. A ordem de vacinação vai ser respeitada. A fiscalização é importante porque nos ajuda e contribui para que todo esse processo que foi planejado se dê da melhor forma possível”, conclui Fernando Costa.

Maria Lima/Ascom Sesau

Atraso dos salários do Hospital Promatre: direção diz que espera repasse, Prefeitura de Juazeiro garante que pagou na última sexta (22); Gerência Regional do Trabalho autua

0

(foto arquivo)

Os funcionários do Hospital Promatre, em Juazeiro, no Norte da Bahia, continuam com salários atrasados. De acordo com eles, mesmo após diversas reclamações, a direção da unidade não deu nenhuma justificativa e posicionamento sobre a situação.

“Recebemos apenas o pagamento referente ao mês de novembro e veio o salário seco, sem nenhum benefício, como o adicional noturno e insalubridade. E até hoje também aguardamos o pagamento do mês de dezembro. São quase dois meses trabalhados sem receber salário e não nos deram nenhuma justificativa. É um absurdo”, reclamou um funcionário, que por medo de represálias, pediu para não ser identificado

Ele reclamou ainda da falta de providências por parte do poder público.

“É impressionante a omissão desses órgãos frente a esse problema. Muita exploração e desrespeito com o trabalhador e ficamos sem nenhuma defesa”, finalizou.

Ao PNB, a Gerência Regional do Trabalho informou que a unidade já foi autuada e que estabeleceu um prazo para a regularização dos pagamentos.

Veja a nota na íntegra:

O Hospital ProMatre já foi autuado em razão do não pagamento dos salários dos funcionários referentes ao mês de dezembro de 2020 e foi notificado, novamente, para apresentar os pagamentos de salário dos funcionários no próximo dia 8 de fevereiro de 2021.

Segundo informações obtidas pelo PNB, a direção do Hospital Promatre está aguardando a atual gestão municipal realizar o repasse dos recursos para efetuar os pagamentos dos funcionários.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que já efetuou o repasse para a unidade de saúde.

Veja a nota na íntegra

A Prefeitura de Juazeiro esclarece que recebeu somente em janeiro as notas fiscais de serviço da Pro Matre, referentes ao mês de novembro de 2020. O valor de R$ 475.796,63 foi pago na sexta-feira (22), depois da revisão de contrato e dentro do processo de transição de governo.

Nesta terça-feira (26), a diretoria financeira da Secretaria de Saúde do município recebeu as notas fiscais de serviço referentes ao mês de dezembro de 2020, que entrarão na programação de pagamento aos fornecedores da Prefeitura de Juazeiro.

 

Da Redação por Yonara Santos