Carta aberta: Sem acesso a serviços básicos de saúde, comunidades do distrito de Pinhões pedem atenção do município de Juazeiro

0

O Comitê de Desenvolvimento das Associações Rurais da Região de Angico, distrito de Pinhões, Juazeiro-BA, enviou ao PNB uma carta aberta solicitando da Prefeitura de Juazeiro-BA, a imediata reativação da Unidade Básica de Saúde (UBS), que funciona na comunidade de Lagoa do Boi.

“A UBS está fechada há mais de 15 dias, e a equipe foi demitida (soubemos pelas redes sociais, imprensa ou ao ir à unidade de saúde) e não houve substituição da equipe”.

Confira:

Excelentíssima Senhora Prefeita Suzana Ramos,

O Comitê de Desenvolvimento das Associações Rurais da Região de Angico, distrito de Pinhões, Juazeiro-BA, escrita no CNPJ: 09.026.744/0001-50, pela presente Carta Aberta, solicita da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, a imediata reativação da Unidade Básica de Saúde (UBS), que funciona na comunidade de Lagoa do Boi, com uma equipe técnica para atendimento das famílias anteriormente assistidas por aquela unidade de saúde.

Como deve ser do conhecimento de Vossa Excelência, a UBS está fechada há mais de 15 dias, e a equipe foi demitida (soubemos pelas redes sociais, imprensa ou ao ir à unidade de saúde) e não houve substituição da equipe. No entanto, nossas comunidades também não foram avisadas sobre a nomeação de novos profissionais para atender a nossa população, e quando vai reabrir a Unidade de Saúde.

Diante da LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, o acesso à saúde é um direito garantido na Constituição Federal, e perante do fato não entendemos o porque a administração municipal nos impede de acessar este direito.

Lembramos a Vossa Excelência, que ainda estamos em um momento de pandemia, e perante a isso as vacinações estão suspensas em nossa região, apresentando assim atrasos na aplicação de 2º e 3º doses. Além disso, gestantes, diabéticos e hipertensos estão sem acesso a receitas, medicamentos e/ou a possibilidade de atendimento de saúde básica, prejudicando diretamente a população rural que mora distante da sede do município e sem qualquer amparo ou explicação do fato citado acima.

A situação exige cuidado com nosso povo, uma ação eficaz, urgente e, principalmente, respeito às vidas que hoje são ameaçadas por uma medida administrativa que aparentemente não levou em consideração os impactos que causariam à população rural do município.

Assinam a presente Carta:

Comitê de Desenvolvimento das Associações Rurais de Angico – Distrito de Pinhões /Juazeiro-BA;

Associação Comunitária do Povoado Açude da Rancharia e Fazendas Circunvizinhas;

Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Lagoa das Pedras dos Grilos e Comunidades Circunvizinhas;

Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Juá;

Associação dos Criadores e Produtores Rurais de Mulungu e vizinhanças;

Associação de Moradores Criadores Produtores Rurais de Malhada da Areia e Vizinhança;

Associação Cultural e Artística de Radiofusão Comunitária Sertaneja FM;

Associação de Mulheres e Amigos Criadores Rurais de Lagoa do Boi;

Associação Agropastoril da Fazenda Cifra;

Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade de Barbeiro e Vizinhança;

Associação dos Produtores Agropecuários de Alto das Queimadas e Curral Fácil;

Associação de Moradores e Produtores Rurais de Angico e Vizinhança;

Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá – APROVIC

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome