Moro vai trocar Podemos por União Brasil e pode desistir de candidatura à Presidência por vaga na Câmara ou no Senado, diz site

0

O ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro vai deixar o Podemos para se filiar ao União Brasil. A informação foi publicada pelo site Metrópoles. De acordo com a publicação, o anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quinta-feira (31).

O novo partido espera que o ex-ministro desista da candidatura à Presidência da República para concorrer a uma vaga de deputado federal ou senador — postos que Moro teria mais chances de conquistar diante dos baixos índices alcançados pela campanha dele em pesquisas eleitorais recentes sobre a corrida pelo Planalto.

InfoMoney procurou a assessoria do ex-ministro, que informou que “o coordenador da pré-campanha de Sergio Moro, Luís Felipe Cunha, está retornando de Brasília para se reunir com o pré-candidato e posicioná-lo a respeito das conversas mantidas com a direção do União Brasil“.

Na última pesquisa Ipespe de intenção de voto para Presidência, divulgada em 25 de março, Moro aparece em terceiro lugar, com 9%, no cenário estimulado para o primeiro turno (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador).

Há uma grande diferença para o segundo colocado no páreo, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 26%. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 44% das intenções de voto. O levantamento foi encomendado pela XP Inc.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 21, 22 e 23 de março. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-04222/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

O índice de confiança é de 95,5% — o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro.

Doria desiste do Planalto

Mais cedo nesta quinta-feira, os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo noticiaram que o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), desistiu de concorrer à Presidência da República e não vai sair do cargo como planejado anteriormente para esta semana.

Doria tinha apenas 2% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa Ipespe. De acordo com a Folha, o governador avisou seu vice, Rodrigo Garcia, sobre sua decisão, o que abriu uma crise no PSDB, partido ao qual ambos são filiados. Garcia assumiria o cargo com a saída de Doria e seria o candidato tucano a governador nas eleições em outubro.

O Estadão diz que Doria também vai deixar o PSDB e que, surpreendido pela notícia, Garcia pediu demissão da Secretaria de Governo. O vice estaria contrariado pois usaria o cargo de governador pra se projetar politicamente, se tornar mais conhecido e crescer nas pesquisas de opinião.

InfoMoney

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome