Se minha irmã surtar, de quem é a culpa?”, pergunta moradora de Juazeiro sobre dificuldade para acessar medicação controlada; Sesau se manifesta

0

Derlinda Maria, moradora do bairro Jardim Vitória, em Juazeiro, fez contato com o PNB, na tarde desta quinta-feira (30), para relatar a dificuldade que está encontrando para que a irmã, que sofre com depressão, consiga ser atendida por um médico que lhe receite uma medicação controlada.

Ela diz que a UBS do bairro onde a paciente mora está, há um mês, sem médico. Na tentativa de conseguir a receita, a família já procurou outras unidades, mas não foi atendida.

“Estou precisando de uma receita do medicamento Depakene 500mg para minha irmã, que tem depressão, e não estou conseguindo, pois no postinho de saúde Penha/Jardim Vitória o médico saiu desde o dia 01 de junho e até agora não tem previsão de outro médico chegar. Me encaminharam para o posto do Mussambê, fui lá e também não consegui. Desde terça-feira (28) que rodo nesses postos e não consigo”, contou.

Ela ressalta que terá que comprar o medicamento, pois não está encontrando na Farmácia Popular. A familiar relata ainda a dificuldade que a irmã vem enfrentando para conseguir atendimento médico no CAPS- Centro de Atenção Psicossocial, situado no bairro Dom Tomaz.

“Preciso da receita pra comprar, já que a prefeitura não está mais disponibilizando este medicamento para a Farmácia da Família. Hoje (30), fomos no postinho do bairro Jardim Flórida e a médica de lá não quis fazer a receita, dizendo que precisava de algum papel do CAPS. Acontece que minha irmã não está conseguindo atendimento no CAPS porque quando vamos lá, ou a médica está doente ou não tem vaga”, relatou.

Preocupada com a interrupção no tratamento da irmã, ela questiona: “Se minha irmã surtar e sair pelas ruas quebrando tudo e batendo em qualquer pessoa de quem é a culpa? Porque 4 meses sem tomar a medicação controlada é demais. Ela já não está mais respondendo por ela”, concluiu.

Procurada pelo Portal Preto No Branco, a Secretaria de Saúde informou que “Nesta sexta-feira (30), haverá médico no Caps que fica no bairro Dom Thomaz e o atendimento poderá ser realizado. Infelizmente o profissional médico da unidade precisou ser afastado por problema de saúde enquanto o outro ainda estava no período de férias”.

A Sesau informou ainda que o município dispõe da medicação Dekapene (Valproato de Sódio), no formato líquido. O órgão afirmou “fez o pedido, porém o fornecedor disse estar em falta no mercado”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome