Surreal: condenado pelo STF, Daniel Silveira vai receber medalha que já foi entregue a Carlos Drummond, entre outros intelectuais

0

Condenado por ataques ao STF, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-SP) vai receber a Medalha Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional. A honraria é oferecida para acadêmicos e autoridades intelectuais que estão no universo da literatura, a exemplo de Gilberto Freyre e Carlos Drummond de Andrade.

Sem explicar o motivo pelo o qual vai receber a Medalha, Daniel Silveira disse para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que é muito “honroso” recebê-la.

“É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da… É uma coisa que vale muito a pena,” palpitou Daniel Silveira.

Reações

O escritor, poeta e tradutor Marco Lucchesi e o professor emérito da UFRJ Antonio Carlos Secchin, imortais da Academia Brasileira de Letras, recusaram a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional para personalidades que contribuem com a literatura. O motivo é que, este ano, a honraria será entregue ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ)

Nas redes sociais, Lucchesi criticou a entrega da honraria a Silveira e disse que não tem condições de recebê-la. “Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca”, afirmou o intelectual.

Em entrevista ao G1, ele avaliou: “Eu não participo dessa loucura e desse surrealismo. Mas tenho um grande amor pela Casa, pelo bibliotecário e por todos aqueles que trabalham apaixonadamente pela cultura”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome