Nesta quinta-feira (6), Leda, moradora de Juazeiro-BA, reclamou da dificuldade que vem encontrando para conseguir atendimento na sede do Cadastro Único, antiga Casa do Bolsa Família, localizada na Rua do Paraíso. Ela informou que está tentando agendar um serviço há meses, mas o número informado para realizar agendamento divulgado pela prefeitura, não funciona.
Nós repassamos a demanda para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), que nos enviou uma nota, onde esclarece “que as linhas telefônicas do Cadastro Único estão funcionando, contudo, a sobrecarga de ligações vem congestionando as linhas. No momento, a Sedes já está estudando outras alternativas de realizar o agendamento para reforçar, ainda mais, o atendimento de qualidade aos juazeirenses (Ascom/PMJ)
Reclamação recorrente
Em abril, o filho da idosa Raimunda De Souza Brito, 67 anos, também entrou em contato com o PNB para reclamar que a mãe estava encontrando dificuldades para atualizar o seu Cadastro único. Na época ele informou que a usuária já havia ido ao local diversas vezes, e não teria conseguido ser atendida.
“Minha mãe está indo sucessivas vezes lá no local para atualização cadastral e recebe um papel com 2 números de telefone fixos, que não atendem em nenhum momento do dia. Então, ou o órgão municipal está tentando prejudicar as famílias cadastradas, ou nos deve uma explicação pra isso”, declarou o filho da idosa na época.
O filho da idosa relatou ainda na época que ela temia ter o benefício cancelado por conta da não atualização.
“Minha mãe tem 67 anos e não tem muita condição física pra idas e vindas. E quando ela chega lá, nem pode adentrar o espaço do dispositivo público, pois na porta entregam o papelzinho que diz: ‘ligue pra agendar’. Não posso ir resolver por ela porque ela precisa ser entrevistada na atualização, só ela. Mas até que ela consiga agendamento, pode ter seu benefício assistencial suspenso pela não atualização do CadÚnico”, acresentou na ocasião.
Na época, a Sedes informou que as linhas telefônicas estavam funcionando e que estudava outras maneiras de realizar o agendamento.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), esclarece que as linhas telefônicas do Cadastro Único estão funcionando, contudo a sobrecarga de ligações vem congestionando as linhas. No momento, a Secretaria já estuda outras maneiras de realizar o agendamento.
Aproveitamos para informar que a atualização cadastral também pode ser realizada nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No caso da internauta, o CRAS de referência é o do bairro Quidé.”
Redação PNB