Após cobrança, Secult paga parcela do “Bolsa Atleta”, aos judocas de Juazeiro nesta quinta-feira (21)

Após cobrança, Secult paga parcela do "Bolsa Atleta", aos judocas de Juazeiro nesta quinta-feira (21)

Após cobrança dos atletas de judô de Juazeiro, que relataram ao PNB, nesta quarta-feira (20) um atraso de quase 2 meses no pagamento do “Bolsa Atleta”, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, procurada pelo PNB, se manifestou em nota, onde informa que o benefício foi realizado na manhã de hoje (21).

A Secult informou ainda que “o pagamento do Bolsa Atleta não havia sido pago em virtude da falta de prestação de contas de alguns atletas, acarretando em atraso de todos os pagamentos, prejudicando os beneficiários que já haviam entregue a documentação”.

Sobre a preocupação dos atletas de não poderem participar de uma competição que acontecerá no próximo final de semana, em Juazeiro, o órgão confirmou a presença e inscrição dos competidores.

Veja nota na íntegra:  

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes esclarece que o pagamento do Bolsa Atleta não havia sido pago em virtude da falta de prestação de contas de alguns atletas, acarretando em atraso de todos os pagamentos, prejudicando os beneficiários que já haviam entregue a documentação. O benefício, que já está previsto em orçamento, foi realizado na manhã desta quinta-feira (21).
Cabe salientar, inclusive, que o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, se reuniu nesta manhã com representantes da Federação baiana de Judô, que confirmaram a presença e inscrição dos atletas do Vale do São Francisco nas co9mpetições de Judô que acontecerão neste final de semana na Orla II da cidade (Ascom).

Cobrança dos atletas

Atletas do judô de Juazeiro, em contato com o PNB, nesta quarta-feira (20), manifestaram revolta com a gestão municipal, que há quase dois meses não paga o benefício “Bolsa Atleta”, o que eles consideram como “falta de compromisso com esporte”.

“A gente não tinha que passar por isso, pois o Bolsa Atleta existe justamente para suprir as necessidades do atleta. Não tem como não ficar revoltada com esta situação. A gente se virando para pagar, pensando num segundo plano para arcar com nossas despesas, quando seria um direito nosso receber. Mudam uma coisa, sendo que já está atrasado por quase 2 meses. Aqui em Juazeiro, não funciona do jeito certo”, criticou uma atleta.

Eles contaram que ficaram de fora da última competição, realizada em Juazeiro, por conta do atraso no pagamento pela Prefeitura de Juazeiro.

“Já são quase 2 meses, 60 dias, que a gente não recebe o benefício. Deixamos de participar da ultima competição que teve, no último final de semana, em Juazeiro, no quintal de nossa casa. Ficamos vendo os atletas de fora participarem e a gente sem ter como participar. Provavelmente não vamos participar também da próxima competição. Na última já não fomos e já vai ter outra”, antecipou.

Os 15 atletas que reclamam do atraso passaram a receber o benefício este ano de 2022, e segundo relataram foi solicitada uma reunião com o órgão responsável pelo setor de esportes, mas até o momento os atletas não foram atendidos. Segundo eles, a prefeitura não deu nenhum previsão de regularizar a situação.

“Ficamos sem condições de competir, e nossos pais não têm como custear tudo. O Bolsa Atleta é um direito nosso”, finalizaram.

O programa Bolsa Atleta Municipal tem por objetivo possibilitar aos atletas da cidade melhores condições para a prática esportiva, contribuir com a permanência no esporte de alto rendimento e incentivar a participação em competições nacionais e internacionais. Em 2021, a Prefeitura de Juazeiro ampliou de 10 para 15 o número de atletas beneficiados com o auxílio de R$ 1 mil, durante 12 meses.

 

Redação PNB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.