É fake que Bolsonaro foi criador do PIX; saiba quando e como foi criada a ferramenta

0

Circulam nas redes sociais posts que mostram a foto do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele foi o criador do Pix. Trata-se de uma informação falsa.

A portaria do Banco Central 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, foi publicada em 3 de maio de 2018, muito antes de Bolsonaro tomar posse.

A portaria diz que o GT – Pagamentos Instantâneos, cujo objetivo é contribuir para a construção de um ecossistema de pagamentos instantâneos competitivo, eficiente, seguro e inclusivo, tem seu escopo restrito a definir os requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil e mapear as ações necessárias para ajustar o atual ambiente de pagamentos com base nos requisitos fundamentais.

O comunicado 32.927, de 21 de dezembro de 2018, informa que reunião realizada no dia anterior aprovou os requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

O site do Banco Central do Brasil explica que o grupo de trabalho  que ajudou na definição dos requisitos fundamentais para esse ecossistema encerrou seus trabalhos em 21 de dezembro de 2018.

“Cerca de 130 instituições, entre associações representativas, instituições bancárias, instituidores de arranjos de pagamento, cooperativas, entidades governamentais, infraestruturas do mercado financeiro, fintechs, marketplaces, consultorias e escritórios de advocacia participaram das discussões.”

Questionado se a portaria 97.909, de 3 de maio de 2018, e o comunicado 32.927, de 21 de dezembro de 2018, são documentos que revelam os primeiros passos para a construção do PIX, o Banco Central afirma que o Pix foi desenvolvido pelo BC ao longo de um processo evolutivo.

“O Pix foi desenvolvido pelo BC ao longo de um processo evolutivo. As especificações, o desenvolvimento do sistema e a construção da marca se deram entre 2019 e 2020, culminando com seu lançamento em novembro de 2020. A agenda evolutiva do Pix é permanente e prevê o lançamento de diversas novas funcionalidades, a serem entregues nos vários anos à frente”, diz a nota.

O PIX começou a funcionar em 16 de novembro de 2020. A partir de 5 de outubro, era possível fazer o cadastramento das chaves Questionado no mesmo dia por um apoiador, Bolsonaro disse que não havia tomado conhecimento sobre o que era o Pix.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirma que o sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos analistas e técnicos, servidores concursados do Banco Central do Brasil.

Redação PNB, com informações G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome