“Estão contratando temporários”: candidatos aprovados no concurso para professores da Secretaria de Educação de Juazeiro cobram convocações do cadastro reserva

0

Candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Educação e Juventude do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar que até o momento não foram convocados. Os educadores, que estão no cadastro reserva, reclamam que a gestão está contratando professores temporários, ao invés de convocarem os aprovados no certame.

“De acordo com o Tribunal de Contas do Município, antes da realização do concurso para professores de Juazeiro, já existiam mais de 1 mil professores temporários na rede municipal. Diante disso, o Ministério Público da Bahia pediu que a justiça determinasse que a gestão realizasse o certame, para a contratação de profissionais efetivos.  Após isso, a prefeitura abriu apenas em torno de 250 vagas reais. Houve a primeira chamada e o município chamou os 250 profissionais. No entanto, alguns não tomaram posse, e houve uma convocação de cadastro reserva, onde só chamaram 10 na Educação Infantil. Mesmo assim, algumas pessoas perderam o prazo de entrega da documentação ou pediram fim de fila. Porém, mesmo assim, algumas vagas ficaram em aberto e logo depois, a prefeitura contratou mais professores temporários, ao invés de seguir com o cadastro reserva do concurso, que tem por direito preferência nas vagas”, declarou um candidato, que por medo de represálias, preferiu não ser identificado.

Os candidatos ressaltam ainda que também existem as vagas que estão sendo abertas após as aposentadorias de profissionais efetivos que atuavam na rede municipal de ensino de Juazeiro.

“A SEDUC não está agindo corretamente com os professores aprovados no concurso que ficaram no cadastro reserva. Recentemente professores se aposentaram, deixando assim vagas reais. Portanto, a SEDUC deveria chamar os próximos na fila e isso não aconteceu. Eles estão é contratando mais pessoas. Isso é um absurdo, nos deixar na fila, com vagas reais . Por tanto, gostaria de fazer um questionamento. Se educadores conquistaram a aposentadoria, outros perderam o prazo de entrega de documentos ou pediram fim de fila, porque não convocam os aprovados que estão no Cadastro Reserva? Sabemos que essas vagas são reais e estamos aguardando a nossa vez”, acrescentou outra candidata, que também não quis ser identificada.

O PNB já encaminhou as reclamações para a Seduc. Em resposta, o órgão informou que “tem cumprido com lisura e transparência todas as etapas do concurso público para professor, e destaca que já foram realizadas duas chamadas para o certame, com 297 convocados, dos 250 assumiram efetivamente os cargos.

A Seduc destaca ainda que serão realizadas novas chamadas, em breve, e serão amplamente divulgadas. Os candidatos devem se atentar às publicações do Diário Oficial do Município (Doem), bem como demais canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Juazeiro”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome