O gabinete de transição do governo Lula (PT) terá quatro coordenações e 28 núcleos temáticos.
Segundo informou ao Portal G1, o chefe de gabinete da liderança do PT no Senado Federal, Wilmar Lacerda, que esteve no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição, nesta segunda-feira (7).
O ex-deputado federal Floriano Pesaro vai cuidar de todo o processo administrativo. A presidente do PT, Gleisi Hoffman, vai cuidar das relações institucionais com partidos. Já o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) vai coordenar os trabalhos dos núcleos temáticos da transição. O vice-presidente Geraldo Alckmin será o coordenador-geral de todo o trabalho. Alckmin será o responsável, entre outras atribuições, pelas questões jurídicas do trabalho de transição. Jorge Messias, conhecido por ter o nome citado na quebra de sigilo telefônico de Lula e Dilma, vai assessorar o trabalho de elaboração dos atos jurídicos da campanha.
As nomeações de quem trabalhará na transição devem começar a ser publicadas a partir de quarta-feira (9).
Ainda de acordo Lacerda, além dos 50 nomes que deverão integrar a equipe de transição de forma remunerada, haverá também colaboradores “virtuais e voluntários”. Lacerda calcula que mais de 100 pessoas podem participar da montagem do novo governo pode ultrapassar.
Paralelamente, a futura primeira-dama, Janja Lula da Silva, vai coordenar os preparativos da posse presidencial e será a responsável pelas decisões da cerimônia de 1º de janeiro.
Redação PNB, com informações G1