Falta de estrutura física, precariedade nas instalações, equipamentos quebrados, falta de material para os atendimentos de profissionais. Esta é a situação de algumas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro na sede e no interior de Juazeiro, segundo críticas da comunidade.
A exemplo da UBS de Guanhães, distrito de Itamotinga, que de acordo com a moradora Jeovânia Martins apresenta diversos problemas.
“O posto de saúde está todo cheio de rachadura. A prefeita disse que tinha que construir outro, prometeu e até hoje nada. O posto está em uma casa alugada, e ninguém fala mais nada. A médica falta mais do que vem e hoje mesmo, porque a técnica de enfermagem não estava, ela foi embora. Minha comunidade está largada as traças. Nós temos que ir para o Distrito de Itamotinga e lá a dentista não tá atendendo, pois o autoclave que esteriliza os aparelhos está quebrado há tempos e nunca consertaram. E a prefeita não faz nada”, relatou a usuária.
O líder comunitário Aderaldo Silva enviou um vídeo para nossa redação mostrando a situação precária da UBS da comunidade de Mandacaru I, interior do município.
“A situação do posto de saúde do projeto Mandacaru I é essa aí como mostra o vídeo. Está faltando a estufa de fazer esterilização do material e por isso que o dentista não está atendendo. A dentista vai todo dia, só não faz nenhum procedimento porque o aparelho de trabalho está quebrado. Hoje fui informado que a técnica de enfermagem foi demitida. Ela foi demitida hoje e era a única técnica que aplicava as vacinas”, disse o comunitário.
Veja vídeo:
Na sede no município usuários também reclamam do atendimento.
A moradora Ana França, em contato com o PNB informou que a UBS do bairro João XXIII está de portas fechadas e questionou à gestão municipal.
“Essa é a situação do posto de saúde do João XXIII. Portas fechadas. Sem médico. Prefeita, foi a população que lhe escolheu e é esse o tratamento?”, perguntou a moradora.
Estamos encaminhando as reclamações para a Secretaria Municipal de Saúde.
Redação PNB