Após várias reclamações de pais e responsáveis por alunos da região do Salitre sovre a falta de transporte escolar para os estudantes das diversas localidades do distrito, a Secretaria de Educação e Juventude garantiu que o serviço será restabelecido nesta terça-feira (25).
A Seduc afirmou que “as medidas necessárias já foram tomadas para garantir a oferta do transporte escolar, que será reestabelecido nesta terça-feira (25), na região do Salitre.
Neste domingo, o PNB publicou uma carta denúncia da União das Associações do Vale do Salitre – UAVS, onde a entidade cobrava por uma solução.
“As aulas da Rede estadual em Juazeiro iniciaram dia 07 de fevereiro e até esta última quinta, dia 20 de abril, por falta de transporte, estudantes estão sem aula no turno noturno da extensão do Colégio estadual Artur Oliveira, que funciona em Goiabeira II”, denuncia a UAVS.
Sobre a situação do Colégio estadual Artur Oliveira, a Seduc disse que “está trabalhando efetivamente para concluir o processo licitatório da rota da extensão do Colégio estadual Artur Oliveira”.
Desde o acidente que ocorreu com um um ônibus que transportava os alunos do Salitre para Juazeiro, no dia 13 de março, a Seduc não providenciou a substituição do transporte.
“Imagina um número de jovens, após sofrerem um acidente, não poderem mais ir a escola porque não tem ônibus? Isso é um absurdo, um descaso, eles precisam voltar as suas atividades normais. Os alunos de Junco, Sobrado, Passagem do Sargento, vários jovens estão sem estudar desde o início das aulas e nada da prefeitura garantir esse direito”, disse um pai de aluno ao PNB.
Confira carta da UAVS:
A União das Associações do Vale do Salitre – UAVS vem a público denunciar o enorme descaso que vem acontecendo no Vale do Salitre com relação ao transporte escolar.
As aulas da Rede estadual em Juazeiro iniciaram dia 07 de fevereiro e até esta última quinta, dia 20 de abril, por falta de transporte, estudantes estão sem aula no turno noturno da extensão do Colégio estadual Artur Oliveira, que funciona em Goiabeira II.
No dia 14 de março, procuramos o NTE 10 e a Seduc e a informação foi de que estava sendo licitado transporte para as referidas rotas. Sabemos que a responsabilidade em contratar o transporte escolar que atende a rede estadual é do município, uma vez que este recebe repasse de recursos do governo do estado. Sabemos também que é direito de nossos/as adolescentes e jovens cursarem o ensino médio, mas temos cerca de 100 estudantes sem estudar. Alguns/as foram obrigados/as a irem pra casa de parentes na cidade para não perderem o ano, até porque em 2022 isso também aconteceu e chegou ao final do ano sem providências.
Além desta situação, temos ainda a demora em substituir o ônibus que transporta estudantes para a cidade e que caiu no dreno no dia 13 de março. Até o momento só conseguiram colocar um veículo que não tem capacidade para transportar todos/as que antes do acidente utilizavam este transporte.
Com relação aos veículos que transportam crianças e adolescentes das escolas municipais, do Alto ao Baixo Salitre as queixas são diárias nos grupos de whatsapp, associações e coletivos. Boa parte dos carros estão em condições precárias e colocam em risco a vida dos/das estudantes.
É fato que as estradas das nossas comunidades são também um problema crucial, fazendo com que pneus e peças precisem sem trocadas constantemente, o que causa maiores prejuízos aos proprietários dos transportes. Fica então também nosso apelo para uma recuperação de fato responsável das nossas estradas.
Como se não bastasse, está circulando a informação que na próxima semana haverá paralização dos transportes por motivo de atraso nos pagamentos. Tudo isso é inadmissível. Exigimos soluções.
Por fim, lamentamos que lideranças do Salitre ligadas ao atual governo municipal não consigam se quer colaborar com a solução destes problemas, assim como vereadores com expressiva votação em nossas comunidades não cumpram seu papel de fiscalizar a educação e reivindicar a garantia desse direito (UAVS).
Redação PNB