O anuncio do cancelamento dos Jogos Escolares, pela Secretaria de Educação de Juazeiro, nesta quarta-feira (26) pegou os estudantes das redes pública e privada de surpresa. Os pais e responsáveis também estranharam a medida da Prefeita Suzana Ramos.
Esta seria a 43ª edição da tradicional competição do segmento estudantil, que segundo conta a história, somente foi cancelada durante o período crítico da pandemia da Covid-19. Ou seja, 43 anos de existência.
A gestora municipal usou como argumento o Decreto de número 331/2023, que adotou medidas de contenção de gastos: “Em razão das determinações do Decreto 331/2023, publicado no Diário Oficial do dia 9 de março, com vigência até 9 de junho que estabelece medidas administrativas para contenção de despesas resolve pela não realização da competição dos Jogos Escolares Municipais”, informou a PMJ.
O aviso tácito do cancelamento do evento esportivo, que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do esporte e integrar os estudantes do município, gerou questionamentos entre a comunidade escolar.
Alunos de escolas municipais, estaduais e privadas entraram em contato com o PNB para protestar e pedir mais explicações à gestão municipal.
Foi o caso de Alice Moura, 15 anos, aluna da rede particular: “Eu e minha turma passamos todo este tempo treinando Volei na expectativa de participar dos jogos e agora cancelam? A gente já pagou camisa, desde o ano passado treinando e agora esta notícia?”, perguntou a estudante.
“Que palhaçada é essa? Se tinha este decreto porque não anunciaram antes? Eu e minha colegas estamos treinando desde o ano passado pra ter esta decepção?”, questionou Ana Beatriz, da rede estadual de ensino.
“Se já sabiam disso desde março porque não divulgaram? Quanta bagunça nesta administração. É inacreditável! Nossos jovens são tão carentes de esportes e opções saudáveis de lazer e até isso esta prefeita cancela? Inadmissível essa bagunça”, avaliou a mãe de Ana Beatriz.
Jogos Escolares
Na edição de 2022, segundo a Seduc, 2.400 estudantes, atletas, gestores, professores e profissionais de educação física das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram da competição.
No total, 13 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais: Atletismo, xadrez, judô, natação, tênis de mesa, badminton, voleibol de dupla, handball, futsal, basquete, voleibol 4×4, baleô e futebol society. Modalidades divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.