Assistente Social da Unidade Pediátrica de Juazeiro se exalta com usuários e mãe reage: “Não descontem o estresse em quem precisa do serviço público”; Sesau se manifesta

0

 

Nas últimas semanas tem crescido a insatisfação de responsáveis por crianças que procuram a Unidade Pediátrica de Juazeiro, Norte da Bahia. A superlotação e a demora no atendimento são as principais reclamações.

Nesta quinta-feira (04), o Portal Preto no Branco recebeu um vídeo que evidência o caos instalado na UPED. As imagens mostram a recepção da unidade lotada, e uma profissional falando com os usuários, aparentemente, de forma exaltada.

“Tem mãe que deixa a febre do filho aumentar e vem procurar a unidade. E não é assim. Seu filho teve febre, vai para o posto de saúde”, diz a Assistente Social.

No mesmo vídeo, o pai de uma criança que aguarda atendimento rebate e diz que algumas UBS não tem médico. Já uma mãe, afirma que na UPED, apenas um médico está atendendo os casos de emergência.

“Para atender a comunidade só tem um médico, porque o outro médico está atendendo as crianças que estão na ala vermelha, e não pode vir atender os pacientes que estão na espera”, informou.

Uma mãe que estava na unidade no momento da repreensão da profissional disse ao PNB que se sentiu “humilhada” e questionou a promessa de humanização da saúde feita pela Prefeita Suzana Ramos.

“Isso é humanização? A gente ser tratado com gritos, como se fossemos moleques? Ninguém procura hospital por vontade. É necessidade. Cadê o acolhimento humano de Suzana tão falado na campanha eleitoral ? Me senti humilhada, assim como as outras pessoas que estavam lá. Nos respeitem que vocês são servidores públicos. Não estão dando conta do caos que peçam pra sair. Estão estressados? Busquem ajuda, mas não descontem o estresse em quem precisa do serviço público”, desabafou a mãe.

O episódio registrado na unidade, revela que a gestão da saúde, em Juazeiro, vem afetando, além da população, os próprios profissionais, que também são vítimas de um sistema eivado de falhas, deficiências e carências.

Veja o vídeo:

Encaminhemos o vídeo para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos sobre o episódio.

A Sesau informou que “ampliou a equipe médica da urgência da Uped considerando o período sazonal de doenças respiratórias. A Uped, assim como toda a rede de saúde pública e particular da região, tem notado aumento no fluxo. Uma realidade que atinge todo o país. Vale ressaltar que a Uped é unidade para atendimentos de urgência, mas, ainda assim, tem recebido uma grande quantidade de casos que são ambulatoriais, ou seja, que devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e isso aumenta mais ainda o fluxo na unidade. A profissional em questão estava apenas informando aos pais dos pacientes sobre o fluxo e, devido ao local estar cheio, ela precisou aumentar o tom de voz para que todos ouvissem.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome