Comerciantes da área central de Juazeiro insistem em invadir o passeio público para expor suas mercadorias, em total desrespeito as normas de ordenamento urbano do município.
Desta vez, o flagrante feito pela equipe do PNB, foi na orla da cidade. Lojistas estendem a exposição de suas mercadorias até a calçada, comprometendo o espaço público.

Uma loja de móveis dispôs camas, armários e sofás na calçada, obstruindo a passagem dos pedestres. Percebe-se pela imagem, que não há espaço para passagem, por exemplo, de um cadeirante.

“Sem noção. Não sabe o que é acessibilidade. Entre os móveis e o poste não passa uma cadeira de rodas”, observou Augusto Pereira, que passava pelo local no momento do registro.
Na última segunda-feira (8), a mesma situação foi flagrada na Goés Calmon, a Rua da Apolo. Uma loja de confecções chegou a colocar tabuleiros no passeio público, dificultando a passagem de pedestres.
“A loja está usando até o espaço de estacionar um carro no espaço separado para o Zona Azul”, observou um leitor do PNB.
Também na orla da cidade, uma loja de eletrodomésticos, sem o menor pudor, chegou a colocar diversos produtos na calçada.
“Hoje a calçada da loja estava com geladeira, fogão, máquina de lavar, cama etc. A fiscalização deve agir nesses estabelecimentos que não respeitam a cidade e suas normas. Depois criticam que Juazeiro é terra sem lei, sendo que muitos comerciantes e moradores não respeitam as leis”, criticou o leitor.
Em resposta a ousadia dos lojistas, os fiscais de postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano realizaram ações no centro comercial com o objetivo de notificar os proprietários de estabelecimentos sobre a necessidade de desobstruir as calçadas.
O órgão informou que vai intensificar a fiscalização, com o intuito de garantir condições adequadas de mobilidade, especialmente para idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
“Conforme o Código de Posturas (Lei Municipal 018/2016), o artigo 172 confere poder de remoção imediata. Caso a notificação não seja cumprida, a mercadoria será apreendida. Além disso, é proibido obstruir ou impedir, de qualquer forma, o livre trânsito de veículos em ruas, praças, estradas e caminhos públicos, assim como o livre trânsito de pedestres nos passeios públicos, salvo exceções para a realização de obras públicas, comemorações ou festividades devidamente autorizadas pela Prefeitura, ou quando exigido pela polícia”, informou a Semaurb.
Denúncias
Os cidadãos podem denunciar irregularidades ligando para o telefone (74) 3612-3581 ou comparecendo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.
Redação PNB
Rapaz, Juazeiro é complicado, viu?
A calçada é para as pessoas (clientes) transitarem.