A morte de uma comerciante do Mercado do Produtor de Juazeiro, na madrugada desta quinta-feira (15) ao bater a motocicleta que pilotava em um cavalo que estava solto na BR 235, próximo ao bairro Itaberaba, chamou atenção para a quantidade de animais soltos pelas vias da cidade.
Nesta quinta-feira (15), o PNB recebeu de uma leitora imagens de vários animais na BA 210.
“Os animais ficam soltos na BA 210, entre o Residencial Dr, Humberto e o Nova Juazeiro. Acabei de fazer uma filmagem onde é possível constatar, por sinal tem um animal morto as margens da BA, na entrada do residencial. No bairro Nova Juazeiro, os cavalos ficam soltos espalhando os lixos, além de oferecerem riscos de acidentes. Liguei para a Semaurb, mas não foi possível falar com nenhum atendente.
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informou que “está intensificando as ações de fiscalização e apreensão de animais de grande porte encontrados soltos em vias públicas da área urbana da cidade”.
De acordo com o órgão, “somente neste mês de maio a Semaurb já retirou 11 cavalos das ruas e encaminhou para o curral municipal”.
“Nossa fiscalização continuará atenta para coibir essa prática. Primeiro, fazemos advertências, mas em caso de reincidência, aplicamos multas. Os animais têm reações imprevisíveis e a presença deles soltos pela cidade pode causar acidentes graves”, avaliou o secretário Islédio Bandeira.
Punição
O proprietário só poderá reaver o animal após justificar-se na Semaurb e pagar uma multa no valor de R$163. Em casos de reincidência, o valor da multa é dobrado. Caso o proprietário não regularize a situação dentro do prazo legal, a Prefeitura de Juazeiro poderá tomar medidas adicionais. O animal poderá ser vendido em hasta pública, com ampla publicidade prévia, ou encaminhado para instituições filantrópicas ou de pesquisa. Em casos em que essas opções não sejam viáveis devido ao baixo valor de mercado do animal, a gestão municipal poderá optar pela doação.
Denúncias
A população pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em via pública entrando em contato pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada à rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.
Redação PNB