“Não se preparam para receber esta grande obra”: motoristas e comerciantes reclamam dos buracos, falta de iluminação e fiscalização no Parque de Calu, trecho das obras da Travessia Urbana, em Juazeiro

0

 

Com a retomada das obras da Travessia Urbana de Juazeiro, pelo Governo Federal, no último mês de maio, a rotina do trânsito foi alterada. Uma necessidade, ainda que causem transtornos para os condutores de veículos e para a população.

Para instalação de uma frente de trabalho da Construtora Luiz Costa (CLC), empresa responsável pela execução da travessia, foi necessário o fechamento da rotatória da Lagoa de Calú, local onde será construído um viaduto, que faz parte do projeto.

Menos de dois meses do anúncio da retomada da intervenção e da mudança no trânsito neste trecho, motoristas reclamam que a Prefeitura de Juazeiro não se preparou para atenuar os transtornos, papel que lhe caberia na execução da obra.

Alguns motoristas procuraram o PNB e relataram que a pista de desvio está tomada por buracos. Eles também reclamaram da escuridão no local.

“Está uma buraqueira neste trecho da Lagoa do Calu que faz o desvio. Está muito arriscado. A prefeitura ou quem de direito deveria ter ajeitado esta área antes para evitar que os transtornos sejam ainda maiores. Além disso, a noite o risco é grande, pois está sem iluminação”, disse o condutor.

Um comerciante da área também reclamou e pediu fiscais de trânsito no local.

“Estamos passando por um sofrimento grande. Muitos engarrafamento e a buraqueira atrapalha ainda mais. Sobe muita poeira para as lojas que ficam no entorno. Além do risco de acidentes que é grande. Não se preparam para receber esta grande obra”, reclamou um comerciante que não quis ser identificado.

“Os motoristas fazem manobras irregulares na BR e precisa de uma equipe da CSTT para disciplinar o trânsito, senão vai acontecer igual ao que está acontecendo com a obra da BA 210, que já levou vidas. Antes que aconteçam acidentes, tomem uma providência. O perigo é ainda maior a noite”, alertou outro comerciante local.

Estamos enviando as reclamações para a Prefeitura de Juazeiro

A obra

A obra do Governo Federal possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões, e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.

Andamento da obra

Segundo a PMJ, nesta etapa, 36 vigas serão construídas para a base do viaduto que será instalado nas imediações da Lagoa de Calú, delas 2 já estão em fase final, além da base da fundação do viaduto. A empresa responsável pela execução da obra já realizou a retirada dos trilhos da antiga ferrovia de Juazeiro, que corta a BR-235, para o alargamento da via, além da instalação do canteiro de obras.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome