Mortandade de peixes no Rio São Francisco:”Estamos sem água mineral, sem água nenhuma”, diz moradora de Guanhães, Itamotinga, em Juazeiro

0

 

Após a mortandade de peixes registrada na comunidade de Guanhães, Distrito de Itamotinga, em Juazeiro, neste domingo (5), o SAAE suspendeu o fornecimento de água e os moradores estão comprando água mineral para o consumo. Segundo eles, a água estava apresentando coloração estranha e mal cheiro.

Uma grande quantidade de peixes mortos e outros agonizando foi encontrada na beira do Rio São Francisco e até o momento não se sabe as causas do problema.

A grande procura por água mineral já afetou o estoque dos estabelecimentos comerciais da região. Os moradores estão apreensivos e já reclamam da falta de água até para beber.

“Eu acabei de voltar do mercado aqui de Guanhães e as ultimas garrafas de água mineral de 500 ml foram todas vendidas. O dono disse que ia fazer pedido, mas como hoje é domingo, só deve chegar amanhã. Na sede, em Itamotinga, também já acabou o estoque. Ou seja,  aqui na região estamos sem água mineral, sem água nenhuma,” informou a moradora Lucia Campos.

Mais cedo, o PNB procurou o INEMA, em Juazeiro, e a representante do órgão ambiental informou que  “já recebeu a denúncia e amanhã uma equipe estará na comunidade para verificar se há uma possível fonte de poluição e o que ocasionou a mortandade dos peixes.”

O INEMA não possui uma equipe de plantão para atuar nos finais de semana, segundo informações que obtivemos.

Também procurados pelo PNB, o SAAE e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informaram que uma equipe de fiscalização realizou uma visita ao local para investigar as causas e autuar possíveis responsáveis. O SAAE fará coleta de amostra da água para análise.

Sobre a suspensão do serviço de fornecimento e qualidade da água o SAAE não se pronunciou.

 

Redação PNB 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome