“Denúncia gravíssima”: Professor e influenciadora denunciam loja no RJ por associar bebês negros a macacos: “Qual a intenção?” 

0

 

Pelas redes sociais, a influenciadora baiana, escritora e professora doutora Bárbara Carine,  conhecida como “Uma Intelectual Diferentona”, divulgou um vídeo em que protesta contra a organização de uma vitrine da loja Gamelândia, situada no Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro.

A professora fez uma série de críticas e reflexões destacando uma denúncia feita pelo professor Moisés Machado, que considerou como gravíssima.

De um lado, a vitrine expôs bonecos representando bebês brancos. Do outro lado, bonecos de bebês negros e uma caricatura de um “bebê” macaco.
Bárbara Carine questionou a intenção da loja ao usar os bonecos e apontou o viés racista na composição da vitrine.
“O que a Loja Gamelândia quer construir subjetivamente no imaginário coletivo das crianças, porque toda imaginática tem uma intenção e não é por acaso (…) Só da loja retirar está tudo certo, ou precisa ser investigado pra entender quais as reais intenções da loja com a construção desta vitrine? (…) Retirar é muito pouco. A loja precisa responder,” comentou a professora
“Você vem ao shopping e se depara com esse absurdo”, disse, também perplexo com a cena, o Professor Moisés Machado. Ele procurou o shopping e o estabelecimento alegou que a loja já havia modificado a vitrine.

Em nota enviada ao site BNews, a Assessoria de Comunicação do Botafogo Praia Shopping informou que o centro comercial entrou em contato com o lojista para determinar a retirada do boneco da vitrine.

Confira nota na íntegra:

“O Botafogo Praia informa que não tolera nenhuma forma de preconceito e esclarece que, assim que tomou conhecimento, está em contato com o lojista para a retirada do brinquedo. O shopping reforça que o boneco já foi retirado da vitrine e ressalta que está em constante revisão dos seus processos para garantir o compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade e evitar que situações como esta voltem a se repetir”.

Redação PNB, com informações BNews

 

.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome