“Tem muita gente doente e suspeitamos de dengue”, relata moradora do NH2, Projeto Curaçá, em Juazeiro, que pede a presença do setor de endemias na comunidade

1

 

Uma moradora do NH2, Projeto Curaçá, em Juazeiro, em contato com o PNB, nesta quinta-feira (7), expressou sua preocupação com possíveis casos de dengue na comunidade. Segundo ela, muitos moradores estão com sintomas da doença e a presença do órgão de saúde na localidade é urgente.

“Tá um surto. É um lugar pequeno e não tem uma casa que não tenha uma pessoa doente e suspeitamos de dengue. Existem pessoas acamadas. Meu irmão está acamado, minha cunhada também. É uma localidade que tem muitas crianças e idosos. Suspeitamos que nos arredores tenham muitos focos do mosquito, porque é próximo da caatinga. Além disso, o pessoal fica jogando lixo, pois infelizmente o povo também não colabora. Existem copos descartáveis, carcaças de coco, pneus com água. É preciso que a prefeitura faça, com urgência, uma visita na localidade ou então a situação pode se agravar. Eu tive chikungunya em 2018 e, até hoje, tenho sequelas. A gente sabe que a dengue pode matar. Fazemos um apelo à equipe da vigilância para ver esta situação e também ao pessoal da limpeza para fazer a retirada do lixo, fazer um mutirão, uma intervenção para salvar aquela comunidade.

Ela alertou ainda que “as outras vilas circunvizinhas, como Itamotinga e Guanhães podem estar na mesma situação,”

Estamos encaminhando o alerta da moradora para a Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, a Sesau orienta que “todos os moradores que apresentem sintomas relacionados às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunha) procurem o serviço de saúde da sua localidade ou em caso de sintomas mais intensos, procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, contar o Dengue ZAP pelo número 74 9 9945-5371 que a solicitação será encaminhada para que os agentes possam ir até o local verificar a situação”.

Redação PNB

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome