MPBA pede explicações a Prefeitura de Juazeiro sobre instalação da estátua do ex-jogador de futebol Daniel Alves, condenado por estrupo; gestão se manifesta

0

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu à prefeitura do município de Juazeiro explicações sobre a instalação da estátua do ex-jogador de futebol Daniel Alves, condenado por estupro. O MP estabeleceu um prazo de cinco dias para resposta da administração da cidade.

 

A solicitação foi feita no último dia 11 e a gestão tem até esta terça-feira (16) para se manifestar junto ao órgão estadual.

 

Ao Portal Preto no Branco, a Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que “recebeu a solicitação do Ministério Público da Bahia (MPBA) e está empenhada em apurar as informações e responder aos questionamentos do órgão dentro do prazo estabelecido”.

 

O MP da Bahia já havia encaminhado uma manifestação à Justiça com o pedido de retirada da estátua. Em nota divulgada em março, o órgão informou que o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) do órgão recebeu a manifestação feita por Manuella Tyler Medrado, militante por direitos humanos e moradora de Juazeiro, e encaminhou para a Promotoria de Justiça da comarca do município para análise e adoção das medidas cabíveis.

 

Em publicação nas redes sociais, a ativista declarou que a estátua “valoriza a cultura do estupro, valoriza a imagem de um cara que cometeu estupro, valoriza a imagem de um cara que cometeu violação e só está livre porque tem dinheiro, porque pagou”.

 

Estátua

 

Inaugurada no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT), em dezembro de 2020, a escultura fica localizada na orla II da cidade e custou cerca de 150 mil reais ao município.

 

Desde a prisão de Daniel Alves, no início do ano passado, a permanência da escultura vem sendo questionada por juazeirenses e o assunto passou a dividir opiniões: permanece ou deve ser retirada?

Em três ocasiões, a estátua foi alvo de protestos.

Em fevereiro, após a condenação do ex-jogador, o Portal Preto no Branco questionou a prefeitura sobre a retirada ou permanência da estátua que homenageia o juazeirense. Na ocasião, a gestão informou que a questão ainda seria discutida.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome